Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ervilha - Página 6  Voltar

Ervilha

Ervilha

Ervilha, o “ouro verde” da produção agrícola

A ervilha é originária de regiões frias.

A ervilha verde faz parte da alimentação humana desde o século XVIII. Acredita-se que tenha se originado no Oriente Médio. Sementes de 5 mil anos foram encontradas na lama ressecada de um lago suíço.

Além de contribuírem na alimentação humana, as ervilhas também colaboraram com a Ciência: foi com sementes de ervilha que o padre Gregor Mendel descobriu as leis da hereditariedade.

A ervilha verde é da família das leguminosas, é bastante nutritiva. Possui mais cálcio e vitaminas que o feijão, por exemplo. É rica em vitamina A, B, C, cobre, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Esse tipo de ervilha é bastante consumido nos Estados Unidos e Europa, onde não é considerada mero enfeite, mas consumida como um dos pratos do cardápio.

No mercado produtor é conhecida como o "ouro verde" pelos produtores, dado aos altos preços alcançados no comércio.

O mercado de ervilhas no Brasil está dividido em dois grupos: o de ervilha seca, que pode ser vendida seca ou reidratada ao consumidor; e o de ervilha verde, que é consumida em saladas ou pratos frios. Esse tipo de ervilha também pode ser enlatada ou congelada, imediatamente após a colheita.

Fonte: www.nordesterural.com.br

Ervilha

Ervilha

Seu valor nutritivo varia conforme os tipos de ervilha encontrados no mercado. Mas de um modo geral, elas oferecem sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre, que ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o vigor normal do sistema nervoso e asseguram o equílibrio interno do organismo.

Contém ainda vitamina A,excelente para a saúde dos olhos e pele; as vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite; e vitamina C, considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, e cuja maior parte se perde durante o cozimento.

Quando consumida crua, a ervilha funciona como tônico para o pâncreas.

As ervilhas frescas devem ter vagens limpas, cheias, firmes, de cor verde clara; as secas, não devem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeiras; e as em conserva, não devem estar amolecidas e nem com cheiro azedo.

Seja fresca (vagem ou grão) ou em conserva, acompanha bem assados, carnes, aves, prestando-se também para rechear panquecas, omeletes, enriquecer risotos e molhos e para complementar ou enfeitar saladas, cuscus ou tortas.

A ervilha fresca conserva-se em geladeira por 1 semana, e o seu período de safra é de junho a agosto.

Cem gramas de ervilha em grão fornecem 343 calorias.

Cem gramas de ervilha em conserva fornecem 66 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal