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Escarola

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ORIGEM

Surgiu na Índia e, desde a Antigüidade, já era muito conhecida pelos gregos, romanos e egípcios.

CARACTERÍSTICAS

É uma hortaliça que se parece muito com a alface, mas as folhas da escarola são mais escuras e o sabor é bem mais amargo.

OBSERVAÇÃO

Escarola, chicória e almeirão, são parecidas, mas há diferenças, tendo em comum, apenas, o sabor amargo.

MODO DE COMPRAR

Escolha as de folhas firmes e viçosas rejeite as que estejam murchas ou muito queimadas pelo sol

Cor verde bastante acentuada

Prefira as sem manchas e sem marcas de insetos

As menos amargas têm folhas de cor mais clara

MODO DE CONSERVAR

Separe as folhas melhores;

Lave-as bem, coloque em saco plástico e guarde;

Na gaveta inferior da geladeira, dura cerca de uma semana.

MODO DE CONSUMIR

A escarola é mais recomendada nas saladas, quando os nutrientes são melhor aproveitados, mas é também muito adequada para usar em sopas, cozidos, recheio de tortas e pizzas. Por ser de fácil digestão, é muito utilizada em vários tipos de dietas, além de ser oferecida cozida para bebês e crianças.

COMPOSIÇÃO

É muito rica em vitaminas (A, B2, B5) e sais minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio). Além disso, contém muita celulose (fibras), sendo recomendada para pessoas que têm problemas intestinais.

VALOR CALÓRICO

Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Neutraliza a ação dos ácidos do organismo

Depura o sangue

Leve ação laxativa

Estimulante do apetite

Evita o ressecamento da pele

Previne a formação de cálculos nos rins e na vesícula biliar

Estimula o fígado e a vesícula biliar

Fonte: www.posto7.com.br

Escarola

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Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro. A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.

O Cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos; e o Ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo.

A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado.

Para aproveitar mais o seu poder vitamínico deve ser consumida, de preferência, em forma de salada. É de fácil digestão e recomendada a qualquer tipo de dieta, podendo ser dada também a crianças e bebês.

Em geladeira a escarola pode ser conservada de 5 a 7 dias e seu período de safra é de agosto e setembro e janeiro.

Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

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