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Escarola

 

Escarola
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A escarola (Cichorium endivia), também da família das Compostas, constitui, com as suas folhas grandes densamente frisadas, uma planta para salada muito apreciada.

A variedade mais freqüente de folhas, cuja cor vai do verde ao amarelo, oferece às vezes um leve sabor amargo, que é considerado por muita gente como mais um incentivo.

E precisamente este elemento amargo que produz o efeito de aumentar a atividade da vesícula biliar e de atuar como diurético.

Propriedades Nutricionais

É uma excelente fonte de vitaminas B, C e betacaroteno (provitamina A). Contém também cálcio, fósforo, ferro e é rica em fibras.

Valor Calórico

100 gramas de escarola crua fornecem 20 calorias.

Propriedades Medicinais

A escarola estimula o fígado e a vesícula, neutraliza a ação dos ácidos sobre o organismo, aumenta a resistência física, estimula o apetite, mantém a saúde da pele, previne a formação de cálculos nos rins, bexiga e vesícula.

Fonte: www.geocities.com

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O que é escarola?

Escarola é uma variedade de chicória cujas folhas são mais amplos, mais pálida e menos amargo do que outros membros da família escarola.

Ricos em ácido fólico, fibras e vitaminas A e K, a escarola pode ser comidos crus ou levemente cozidos.

Verdura

Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro.

A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.

O Cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos; e o Ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo.

A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais.

Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado.

Para aproveitar mais o seu poder vitamínico deve ser consumida, de preferência, em forma de salada. É de fácil digestão e recomendada a qualquer tipo de dieta, podendo ser dada também a crianças e bebês.

Em geladeira a escarola pode ser conservada de 5 a 7 dias e seu período de safra é de agosto e setembro e janeiro.

A Escarola contém poucas calorias e muitas fibras. Além de ser uma boa fonte de beta caroteno, folato, cálcio, ferro, potássio e vitamina C.

A escarola tem um sabor ligeiramente amargo, sendo muito utilizadas nas preparações de saladas mistas e acompanhada de molhos cremosos, onde deve se atentar a quantidade de ingredientes gordurosos utilizados na composição desses molhos.

Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

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Escarola

Sua origem é da Índia e já era muito conhecida na Antiguidade.

É uma hortaliça verde e folhuda, da família da alface, mas as suas folhas são mais escuras e o seu sabor mais amargo.

Apesar de ser conhecida também como chicória de folhas lisas, a Associação Brasileira de Horticultura diz que a escarola e a chicória são semelhantes, mas há algumas diferenças. Pode ser consumida em saladas, sopas, refogados e como recheio de tortas, pizzas e esfihas.

Nutrição

A escarola tem poucas calorias (20 por cada 100g) e é muito rica em vitaminas e sais minerais.

Contém:

Vitamina A: Essencial para a saúde dos olhos.
Vitamina E:
Que pode ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e aterosclerose
Selênio:
Antioxidante que previne a ação dos radicais livres, podendo ajudar a evitar o envelhecimento e até a diminuir o risco de alguns tipos de tumores
Potássio:
Que ajuda a prevenir cãibra
Cálcio:
Pode ajudar a prevenir a osteoporose
Ferro:
Para evitar anemias.

Além disso, contém muitas fibras, principalmente a celulose, para ajudar a regularizar o funcionamento do intestino

Fonte: www.xenicare.com.br

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A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo.

Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo.

Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica [otima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.

A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.

Compre a escarola que tenha folhas firmes, vi'vosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos.

Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.

Chicória e escarola é a mesma coisa?

Escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.Compre a escarola que tenha folhas firmes, viçosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.

A chicoria, na medicina familiar empregam-se as folhas e as raízes, que são coletadas no outono e na primavera e são dessecadas à sombra, para curar prisão de ventre, cistite, depurar o sangue e descongestionar o fígado. Na culinária pode ser ingerida crua ou cozida. Tem sabor forte e amargo e pode ser combinada com a salada de folhas de alface.

Fonte: www.hortifrutigranjeiros.com.br

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A escarola é uma verdura que pertence à família das Asteráceas (Compostas), uma das famílias herbáceo-arbustivas mais representativas com mais de um milhar de géneros e mais de 20,000 espécies. A escarola pertence ao mesmo género botânico da chicória.

Foi conhecida e consumida pelos antigos egípcios, gregos e romanos. Tal como ocorreu com numerosas verduras e hortaliças, a escarola teve inicialmente uma utilização mais medicinal que culinária. Não obstante, na literatura egípcia, existem referências ao consumo desta verdura tanto cozinhada como crua em saladas.

A sua introdução na Europa data do século XIII. Na actualidade goza de uma enorme popularidade em todo o continente.

É durante a época invernal que a escarola oferece o seu esplendor e maior qualidade, embora se consiga, actualmente, encontrá-la no mercado durante todo o ano.

Valores Nutricionais

Porção: 100 g
Kcal: 17
Carboidrato: 3,36
Proteína: 2,26
Gordura: 0,20
Fibra: 2,07
Colesterol: 0

Contém poucas calorias e muitas fibras. Além de ser uma boa fonte de beta caroteno, folato, cálcio, ferro, potássio e vitamina C.

A escarola tem um sabor ligeiramente amargo, sendo muito utilizadas nas preparações de saladas mistas e acompanhada de molhos cremosos, onde deve se atentar a quantidade de ingredientes gordurosos utilizados na composição desses molhos.

Fonte: www.rgnutri.com.br

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ORIGEM

Surgiu na Índia e, desde a Antigüidade, já era muito conhecida pelos gregos, romanos e egípcios.

CARACTERÍSTICAS

É uma hortaliça que se parece muito com a alface, mas as folhas da escarola são mais escuras e o sabor é bem mais amargo.

OBSERVAÇÃO

Escarola, chicória e almeirão, são parecidas, mas há diferenças, tendo em comum, apenas, o sabor amargo.

MODO DE COMPRAR

Escolha as de folhas firmes e viçosas rejeite as que estejam murchas ou muito queimadas pelo sol
Cor verde bastante acentuada
Prefira as sem manchas e sem marcas de insetos
As menos amargas têm folhas de cor mais clara

MODO DE CONSERVAR

Separe as folhas melhores;
Lave-as bem, coloque em saco plástico e guarde;
Na gaveta inferior da geladeira, dura cerca de uma semana.

MODO DE CONSUMIR

A escarola é mais recomendada nas saladas, quando os nutrientes são melhor aproveitados, mas é também muito adequada para usar em sopas, cozidos, recheio de tortas e pizzas. Por ser de fácil digestão, é muito utilizada em vários tipos de dietas, além de ser oferecida cozida para bebês e crianças.

COMPOSIÇÃO

É muito rica em vitaminas (A, B2, B5) e sais minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio). Além disso, contém muita celulose (fibras), sendo recomendada para pessoas que têm problemas intestinais.

VALOR CALÓRICO

Cem gramas de escarola fornecem 20 calorias

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Neutraliza a ação dos ácidos do organismo
Depura o sangue
Leve ação laxativa
Estimulante do apetite
Evita o ressecamento da pele
Previne a formação de cálculos nos rins e na vesícula biliar
Estimula o fígado e a vesícula biliar

Fonte: www.posto7.com.br

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Escarola: o sabor “amargo” da saúde

Essa verdura é muito rica em celulose, uma substância que auxilia o bom funcionamento do intestino.

A escarola é uma verdura de folhas crespas e estreitas,com sabor um pouco amargo. Essa verdura é muito rica em celulose, uma substância que auxilia o bom funcionamento do intestino. Além disso, contêm vitamina A e alguns sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

A vitamina A age fortalecendo a pele, unhas cabelos,dentes e o sistema imunológico. Possui grande quantidade de fibras, que regulariza as funções intestinais. É pobre em calorias,o que é uma boa notícia para aqueles que sempre estão de olho na balança ao escolher os alimentos que vão fazer parte de sua dieta.

Apesar do gosto um pouco amargo, é justamente este paladar diferenciado que atrai muita gente a consumir a escarola em larga escala. Pode ser usada em saladas,acompanhando outras verduras, mas também em omeletes,sopas e tortas. Em algumas regiões do país, também é muito usada para dar mais sabor às pizzas.

Valor Nutricional

Calorias 23 kcal
Fibras 4 g
Cálcio 100 mg
Ferro 0,9 mg
Magnésio 30 mg
Potássio 420 mg
Sódio 45 mg
Vitamina C 24 mg
Ácido Fólico 110 mcg
Vitamina B12 0 mcg
Vitamina E 2,26 mg

Fonte: bemstar.globo.com

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