Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Eslovênia - Página 3  Voltar

Eslovênia

Nome completo: República da Eslovênia

População: 2 milhões (ONU, 2011)

Capital: Ljubljana

Área: 20.273 km ² (7.827 milhas quadradas)

Grande língua: esloveno

Principal religião: Cristianismo

Expectativa de vida: 76 anos (homens) e 83 anos (mulheres) (ONU)

Unidade monetária: Euro

Principais exportações: máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, produtos domésticos

RNB per capita: EUA 23,860 $ (Banco Mundial, 2010)

Domínio da Internet:. Si

Código de discagem internacional: 386

A Eslovênia é um pequeno país da Europa Central, mas contém dentro de suas fronteiras alpinas montanhas, densas florestas, cidades históricas e uma costa Adriática suma, inicialmente gozava da estabilidade econômica e política substancial após ganhar a independência da Iugoslávia.

A Eslovênia foi a primeira ex-república jugoslava à União Europeia, em Maio de 2004 - poucos meses depois de ingressar na Otan.

Visão global

Ao contrário Croácia ou Bósnia-Herzegovina, a independência da Eslovênia, da Iugoslávia era quase sem derramamento de sangue.

O movimento foi, sem dúvida, ajudado pelo reconhecimento europeu ocidental das aspirações dos Eslovenos "e à baixa proporção de outros grupos étnicos do país.

Eslovênia
Castelo de Ljubljana tem vista para a cidade velha da capital

Eslovênia
Praça principal de Liubliana

Eslovênia sempre foi a região mais próspera da antiga Iugoslávia e encontrou a transição de uma economia estatal para o mercado livre mais fácil do que a maioria.

Em 1 de Janeiro de 2007, tornou-se o primeiro dos novos Estados membros da UE a aderir à zona euro. Um ano mais tarde, tornou-se o estado de ex-primeira-comunista a assumir a presidência da UE.

Politicamente, Eslovênia era a república mais liberal dentro Jugoslávia. Ao longo da década de 1980 havia uma pressão da Eslovênia por maior liberdade política e pluralismo na federação.

Esta reputação foi manchada após a independência, quando milhares de cidadãos de outras antigas repúblicas jugoslavas foram removidos dos registros populacionais e perdeu o direito de residência.

Parlamento ainda aprovou uma lei restaurando a sua cidadania, mas um referendo realizado pouco antes da adesão à UE, em 2004, revogou por uma margem esmagadora. Grupos de direitos humanos expressaram consternação com o movimento que vergonha a liderança que se prepara para celebrar a adesão à UE.

Relações da Eslovênia com a Croácia têm sido tensas por conta de uma disputa estrondo sobre fronteiras marítimas e terrestres datam do desmembramento da Jugoslávia.

Eslovênia desistiu de sua oposição Croácia ingressar na Otan em março de 2009, mas continuou a bloquear a oferta de seu vizinho adesão à UE por um período de oito meses - apenas concordar em levantar o veto depois de um acordo sobre a disputa fronteiriça Piran em novembro de 2009.

Eslovênia
Eslovênia fazia parte da Jugoslávia e rompeu com o conflito relativamente pouco

Uma cronologia dos principais eventos:

1918 - Após o colapso do Império Austro-Húngaro, Eslovênia junta-se ao Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.

1929 - O reino torna-se conhecido como Iugoslávia.

1941 - A Eslovênia é ocupada pela Alemanha nazista e da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

1945 - No final da guerra, Eslovênia torna-se uma república constituinte da Iugoslávia socialista.

1989 - Parlamento esloveno confirma o direito do país de se separar da federação jugoslava.

Independência

1990 - Primeiras eleições multipartidárias. Milan Kucan se torna presidente. Esmagadora maioria dos eslovenos votar pela independência em um referendo.

1991 - Eslovênia, juntamente com a Croácia, declara sua independência. Os iugoslavos federal intervém exército. Forças eslovenas defender o país. Cerca de 100 pessoas mortas. A UE corretores de um cessar-fogo. Os iugoslavos se retira do exército.

Milhares de cidadãos de outras antigas repúblicas jugoslavas privados de direitos de serviços de residência, de propriedade, educação, saúde e bem-estar.

1992 - A UE reconhece a independência da Eslovênia, seguido por os EUA. Eslovênia entra na Nações Unidas. Primeiras eleições parlamentares e presidenciais no país recém-independente. Milan Kucan re-eleito presidente. Janez Drnovsek torna-se primeiro-ministro.

1993 - Eslovênia junta-se ao Fundo Monetário Internacional.

1996 - Eslovênia assina um acordo de associação com a UE.

UE, Otan

1997 - Janez Drnovsek re-eleito primeiro-ministro, Milan Kucan re-eleito presidente. A UE abre negociações de adesão completa com a Eslovênia.

1999 - A Eslovênia, membro da Otan Parceria para a Paz, da Otan permite usar o seu espaço aéreo durante o bombardeio de Kosovo e da Sérvia. Presidente Clinton visita em junho e diz Eslovênia é um forte candidato a membro da Otan completo.

2000 - Janez Drnovsek perde um voto de confiança em abril; Andrej Bajuk do centro-direita Partido Social Democrata torna-se primeiro-ministro. Eleições em outubro Sé Drnovsek recuperar o poder à frente de uma coalizão de quatro partidos.

Novembro de 2002 - Eslovênia, um dos sete países formalmente convidados a aderir à OTAN na Cimeira de Praga.

De dezembro de 2002 - O primeiro-ministro Janez Drnovsek vence as eleições presidenciais.

Cimeira da UE em Copenhague formalmente convida a Eslovênia a participar em 2004.

Março de 2003 - Referendo voto faz tanto da UE e à OTAN.

Outubro de 2003 - Eslovênia objetos após croata parlamento vota para criar zona ecológica no leste do Adriático.

Fevereiro de 2004 - O Parlamento introduz residência lei restauração e outros direitos retirados de milhares de cidadãos de outras repúblicas da ex-Jugoslávia após a independência.

2004 Março - Eslovênia admitiu à Otan.

Abril de 2004 - referendo de direita patrocinado rejeita lei restaurando direitos retirados de cidadãos de outras repúblicas da ex-Jugoslávia após a independência.

2004 1 de Maio - Eslovênia é um dos 10 novos estados para aderir à UE.

Outubro de 2004 - Centro-direita Partido Democrático Esloveno pesquisa tops em eleições gerais. O líder do Partido Janez Jansa define sobre a formação de governo de coalizão.

Fevereiro de 2005 - O Parlamento ratifica Constituição da UE.

Outubro de 2005 - esloveno parlamento declara zona ecológica no Adriático com direitos para proteger e usar fundo do mar.

Presidente Drnovsek pede independência do Kosovo. Belgrado cancela arranjos para ele visitar.

Novembro de 2005 - Milhares participar comício em Ljubljana, em protesto contra os planos do governo de cortar benefícios e introduzir taxa de tributação fixa.

2007 Janeiro - Eslovênia torna-se o estado de ex-primeira-comunista a adotar a moeda única europeia, o euro.

Novembro de 2007 - esquerdista ex-diplomata Danilo Turk é eleito presidente.

2008 Janeiro - Eslovênia torna-se o primeiro estado primeiro comunista a assumir a presidência da UE.

Centro-esquerda do governo

De setembro de 2008 - Democratas oposição social estreitamente sair à frente do Partido esloveno Janez Jansa PM Democrata nas eleições parlamentares, mas estão muito aquém de uma maioria absoluta.

De novembro de 2008 - Social líder democrata Borut Pahor torna-se primeiro-ministro à frente de uma coalizão de centro-esquerda composto por três outros partidos.

2009 Março - Eslovênia torna-se membro da NATO passado para ratificar a adesão da Croácia à aliança, deixando de lado uma disputa sobre a fronteira marítima na baía de Piran.

2009 novembro - Eslovênia levanta o embargo da UE sobre negociações de adesão da Croácia após os dois países assinam um acordo que permite mediadores para resolver o litígio de fronteira. Eleitores eslovenos depois endossar o acordo.

Dezembro de 2010 - Os eleitores em um referendo rejeitar os planos para reformar a TV pública.

2011 Maio - a Eslovênia ea Croácia apresentar oficialmente sua Piran disputa de fronteira Bay à arbitragem da ONU.

2011 Junho - Eleitores rejeitam a reforma das pensões em um referendo, desencadeando meses de incerteza política.

2011 Setembro - coalizão PM Borut Pahor de centro-esquerda desmorona após perder voto de confiança no Parlamento. Ele permanece no cargo como um governo interino.

2011 Dezembro - Recém-formado Positivo Eslovênia festa surpresa pontuações vitória nas eleições parlamentares. No entanto, o Parlamento rejeitar seu líder - Liubliana, Zoran Jankovic prefeito - como primeiro-ministro.

2012 Fevereiro - Parlamento aprova novo governo e, principalmente, de centro-direita liderada pelo primeiro-ministro Janez Jansa.

2012 Março - eslovenos em um referendo contra a concessão de direitos de casais gays semelhantes aos dos heterossexuais casados.

Anti-austeridade protestos

2012 Abril - Funcionários públicos entram em greve para protestar contra as medidas de austeridade do governo.

Novembro-Dezembro de 2012 - Milhares de pessoas participam de austeridade anti-protestos em Ljubljana e segunda cidade da Eslovênia, Maribor.

2012 Dezembro - Centro-esquerda ex-PM Borut Pahor ganha a eleição presidencial no turno das eleições, derrotando o titular Danilo Turk.

2013 Janeiro - cão de guarda da Eslovênia anti-corrupção descobre que o primeiro-ministro Janez Jansa e Liubliana, Zoran Jankovic prefeito "sistematicamente e repetidamente" violou a lei ao não fazer uma declaração completa de seus ativos. Os dois homens negam qualquer irregularidade.

O partido Lista Civic retira do governo de coalizão, quando o Sr. Jansa se recusa a renunciar, privando-o de sua maioria. Com dezenas de milhares de sindicalistas que protestam contra as medidas de austeridade, eleições antecipadas parece provável.

Fonte: news.bbc.co.uk

Eslovênia

Capital: Ljubljana

Área: 20.273km2

População: 1.995.718

Língua: Slovenian

Moeda: Euro

"A República da Eslovênia está situada entre Veneza e Viena, na intersecção de três principais tipos de paisagem europeia onde os Alpes e o Mediterrâneo vão ao encontro das planícies panonianas. É um país verdejante que ostenta toda a diversidade do Velho Mundo."

A Eslovênia é um país pequeno, bonito e pitoresco, e representa um óptimo destino de férias.

Montanhas, lagos, rios, cascatas de água, florestas, grutas, colinas, planícies, nascentes termais e o mar: seja o que for, pode encontrá-lo na Eslovênia - com metade do tamanho da Suíça. Acima do Parque Nacional de Triglav, quatro parques regionais e muitos parques naturais e paisagísticos, o sol brilha aproximadamente 2000 horas por ano. E há ainda até quatro meses de Inverno todos os anos.

Pode esquiar nos Alpes eslovenos durante a manhã e render-se à costa adriática mediterrânea pouco extensa, mas pitoresca, durante a tarde. Ou pode entregar-se ao calor de várias nascentes termais naturais e terminar a sua noite numa adega ricamente abastecida na orla da planície panoniana. Pode viajar no tempo ao longo de todo o dia em museus, castelos, igrejas e galerias de arte ou desfrutar da noite num dos melhores casinos da Europa.

Descubra Ljubljana, uma das mais jovens capitais da Europa Central, uma cidade do Barroco e da Art Nouveau, emocionante, divertida e muito bonita. Ou visite Bled, a pérola dos Alpes Julianos, uma jóia entre as estâncias alpinas. Pode fazer caminhadas, ciclismo e jogar golfe em toda a Eslovênia. Também pode dedicar-se a desportos aquáticos dinâmicos no Soca cor de esmeralda e em outros rios.

Viajando através do misterioso Carso, vai encontrar a criação de cavalos de Lipica, que remonta ao século XVI, terra dos famosos cavalos lipizanos, e também vai descobrir a gruta de Postojna, um milagre da natureza mundialmente famoso.

Na encantadora cidade mediterrânea de Piran, com ‘o Porto de Rosas' ou a Riviera de Portoroz, poderá apreciar as nascentes e de banhos de lama. Pode também fazer um passeio por entre a beleza das salinas de Secovlje, uma herança natural e cultural única.

Piran, juntamente com Ptuj, Maribor, Škofja Loka, Kranj, Novo mesto e Ljubljana formam um entrelaçado de cidades e cenários medievais para milhares de eventos ao longo do ano.

As zonas a leste e a sul, Stajerska e Dolenjska com Bela Krajina oferecem mais possibilidades para explorar as regiões de produção de vinho e de spas da Eslovênia verdejante.

Fonte: www.visiteurope.com

Eslovênia

A Eslovênia é um país da Europa Central situado ao leste dos Alpes, na extremidade setentrional do Mar Adriático.

Seus vizinhos são a Áustria ao norte, a Itália ao noroeste, a Hungria ao nordeste e a Croácia ao sul. Mesmo com o seu pequeno tamanho, a Eslovênia tem uma variedade surpreendente de terrenos, desde as praias do Mediterrâneo até os picos dos Alpes julianos.

Informações gerais

Capital: Ljubljana

Idioma: Esloveno, húngaro e italiano

População: 2 milhões

Moeda: euro (EUR)

Características do país

A Eslovênia é um país verde e diversificado situado entre os Alpes, o Mediterrâneo e a planície da Pannonia.

A Eslovênia é um excelente destino turístico, principalmente pelas suas atrações naturais: montanhas, lagos, rios, florestas, cavernas, colinas, planícies, fontes térmicas e o mar.

Além disso, você poderá apreciar cidades e vilas interessantes, resorts de verão litorâneos e spas de saúde, bem como colinas repletas de vinhedos e os amistosos restaurantes "gostilnas" com comida caseira. Também há a opção de cassinos e eventos especiais, esportes, recreação, cultura, castelos e igrejas, museus e galerias, uma mistura de passado e presente na encruzilhada do tempo...

Da capital Ljubljana, com seus monumentos Barrocos e de Art Nouveau, você pode chegar ao coração dos Alpes eslovenos em uma hora.

Uma viagem de carro à incrível caverna kárstica em Postojna demora apenas meia hora. Em duas horas, você pode chegar à costa do Adriático e basta três horas de carro para chegar à encantadora planície da Pannonia.

As florestas primordiais no sul estão apenas a uma hora de viagem.

Fonte: portugues.eurail.com

voltar 12345avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal