Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Sagitário  Voltar

Sagitário

 

22 de novembro a 21 de dezembro

Sagitário
Signo de Sagitário

O signo da busca, a busca pela expansão e pelo conhecimento que é a mais eficaz forma para alargar os horizontes.

Sagitário é um signo que busca ir além daquilo que já conhece. A expansão, tema deste arquétipo, pode significar desde o deslocamento físico através de viagens e do conhecimento de novas culturas até o estudo religioso, acadêmico, político ou antropológico. Seja como for, Sagitário não se atém ao que aprendeu, já que para ele o que está por vir é o que interessa.

A inteligência e aguçado senso de percepção podem ser usados em pesquisas e estudos que envolvam algum grau de liberdade de pensamento e auto-expressão.

Temos aqui um espírito corajoso e audacioso, que enfrenta normas e preconceitos sociais com despojamento e arrojo, sempre disposto a elaborar uma nova ordem de pensamento, mais ampla e abrangente, uma pessoa que dificilmente se dará por vencido em qualquer situação. Quando muito exaltado pode tentar impor suas idéias e crenças a qualquer preço, pois dificilmente muda de ideia, indecisão não é com ele.

O sagitariano pode nos ensinar a possibilidade de ir além do que supúnhamos ser possível. Ao nos lançarmos à vida esperando e acreditando no melhor, a despeito de revezes e obstáculos, descobrimos ser essa confiança prévia o combustível necessário à nossa coragem e ousadia, sem o qual não daríamos sequer um passo, presos que nos encontramos às fronteiras do conhecido.

Tanto idealismo e otimismo serão muito saudáveis se também for dada relativa atenção ao momento presente, aos recursos de que dispõe e a realidade na qual está inserido. Sonhar é ótimo, se temos os pés bem firmes no chão. Saber transformar o que se possui em algo grandioso e mágico é um dom Divino, mas ficar idealizando situações sem nenhuma finalidade, é tempo e energias perdidos.

As partes do corpo relacionadas a este signo são as coxas, o sacro, o cóccix, e o surgimento de culotes.

O sacro está relacionado com a dificuldade de aceitar mudanças, quando para isso é necessário abrir mão do controle.

Problemas na região cóccix podem indicar a exposição a energias negativas por períodos muito longos, pois há um desequilíbrio energético.

A definição de dor ciática é a afecção extremamente dolorosa do grande nervo ciático. A ciática prende os movimentos pela dor. Simboliza que a pessoa não está se permitindo sentir prazer. Também não está vivendo do jeito que gostaria de viver. Deixe fluir a troca do amor com as pessoas. As mágoas do passado não justificam os seus bloqueios.

O tamanho do culote está diretamente relacionado ao grau de mágoas, ressentimentos, carência, raiva ou incompatibilidade com o pai ou o marido. A ausência prematura da imagem paterna pode causar, inconscientemente, gordura localizada na região do culote, como forma de autoproteção. Para resolver este problema, é necessário refletir e ter “consciência” da dificuldade de perdoar.

A ORIGEM DO SAGITARIANO

Sagitário
Símbolo de Sagitário

O símbolo de Sagitário é o arqueiro e sua flecha, mostrando altas aspirações e apetite, esperança e liberdade no horóscopo zodíaco. Este símbolo também tem a mesma forma que a constelação de Sagitário.

MITO - ZEUS

Na religião grega antiga, deidade principal do Panteão, um deus do céu e do tempo, também chamado de Júpiter pelos romanos. Zeus foi considerado como o remetente do trovão e do raio, da chuva e dos ventos, e a arma tradicional dele era o raio. Ele foi chamado o pai (i.e., a lei e o protetor) de deuses e homens.

De acordo com um mito de Creta, que foi adotado depois pelos gregos, Cronus, rei dos Titãs, ao descobrir que um de seus filhos estava predestinado a destroná-lo, comia suas crianças assim que nasciam. Mas Rhea, a sua esposa, salvou o pequeno Zeus, substituindo-o por uma pedra embrulhada nas roupas e escondendo Zeus em uma caverna em Creta. Lá ele foi alimentado pela ninfa Amalthaea.

Depois que Zeus cresceu, conduziu uma revolta e teve sucesso, destronando Cronus, com a ajuda de irmãos dele e Poseidon, com quem dividiu o domínio do mundo.

Do Monte Olympus, Zeus, assistia aos homens, governando tudo, distribuindo justiça e castigando o mal.. Zeus era bem conhecido pelos seus casos extra-conjugais - uma fonte de discórdia perpétua com a esposa dele, Hera - e teve muitos romances com mulheres mortais e imortais. Zeus frequentemente assumia formas animais para alcançar os seus desígnios amorosos, como o de um cuco quando ele assediou Hera, um cisne quando ele assediou a Leda, ou um touro quando ele levou Europa.

JÚPITER - O PLANETA REGENTE DO SAGITARIANO

Júpiter é o quinto planeta em distância a partir do Sol e o primeiro dos quatro planetas gasosos.

É o maior e mais passivo planeta, com um diâmetro de cerca do onze vezes o da Terra e uma massa de cerca de duas vezes e meia a massa dos outros oito planetas juntos.

Existem 16 luas jupiterianas conhecidas. As quatro maiores são Ganimesdes, Calisto, IO e Europa.

Júpiter expressa os princípios da expansão e do crescimento. Lida com a filosofia e com o pensamento superior.

Ele rege as leis, as cortes os julgamentos, a linguagem, as culturas estrangeiras e as viagens. A fé e a confiança, a esperança e a caridade são coisas de Júpiter.

A MISSÃO DO SAGITARIANO

Para entendermos por que e para que estamos na terra, DEUS destinou uma missão a cada um dos doze signos.

"Era manhã quando DEUS parou diante de suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, elas dirigiram-se a Ele para receber seu dom e conhecer sua missão ".

" Para você, Sagitário, eu peço a você para fazer rir os homens, pois por causa das incompreensões de minha idéia eles se tornam amargos. Ao provocar risos, você dará esperança ao homem e, com esperança, voltará seus olhos para Mim. Você tocará muitas vidas, mesmo que só por um momento e conhecerá a impaciência em cada vida que tocar. Para você Sagitário, eu dou o dom da abundância infinita, pois você deve espalhar generosidade suficiente para poder penetrar em cada canto de escuridão e torná-lo iluminado".

E Sagitário voltou a seu lugar.

Então, DEUS disse: "Cada um de vocês é perfeito, mas vocês não saberão disso antes de cumprir sua missão". E as crianças saíram, cada uma determinada a fazer seu trabalho o melhor possível, para que pudessem receber seu dom.

Mas DEUS sorriu quando disse:

"Vocês voltarão a Mim muitas vezes pedindo para serem dispensadas de sua missão, e cada vez Eu concederei a vocês seus desejos. Vocês irão por incontáveis encarnações antes de completarem a missão original que lhes determinei. Eu lhes dou um tempo incontável para fazê-la, mas somente quando ela estiver feita, vocês poderão estar Comigo".

A PERSONALIDADE DO SAGITARIANO

SÍMBOLO DA CULTURA

"Eu busco, portanto existo"

1º Decanato: É rebelde e independente, analítico aos detalhes, geralmente pouco feliz no casamento (22/11 a 01/12).

2º Decanato: Possui uma imaginação ardente e adora discussão (02/12 a 11/12).

3º Decanato: É esperto, voluntarioso, agressivo e astucioso (12/12 a 21/12).

ELEMENTO: Fogo

PLANETA: Júpiter

GÊNERO: Duplo ou Bicorpóre

PAR IDEAL: Touro/Gêmeos

COR: Azul claro e Violeta

PEDRAS: Safira, Turquesa e Ametista

METAL: Estanho

PERFUME: Jasmim e Lírio

PLANTAS E FLORES: Begônia, Pessegueiro, Jasmim e Cravo

DIA DE SORTE: 4º feira

N º DE SORTE: 03

ESTRELA GUIA: Antares

PLANO DE VIDA: Espiritual

MAGIA: Espíritos do Fogo - Salamandras

ESTADO MENTAL: Tortura mental/ Preocupação

REMÉDIO FLORAL: Agrimony

DOMÍNIOS ANATÔMICOS: Quadris, coxas e parte inferior da coluna vertebral

SAÚDE: As doenças mais frequentes que abalam os sagitarianos são de origem circulatória, do aparelho respiratório ou do fígado. Por seu vigoroso aspecto físico, possui enorme poder de recuperação.

PRINCIPAL CARACTERÍSTICAS: Generosidade

PERSONALIDADE: Trata-se de um indivíduo sensível, intuitivo, animado, com muita vitalidade e dono de um organismo saudável e resistente. O perigo não o intimida, podendo expressar-se com sabedoria. A atividade esportiva garante seu equilíbrio físico e mental. Dificilmente se abate diante das adversidades da vida. Ninguém ganha o sagitariano em autenticidade, energia e otimismo.

VIRTUDES: Mente ampla e geradora de inspiração; capacidade de ensinar e julgar; honestidade e coragem; generosidade

DEFEITOS: Tendência ao exagero; inaptidão para ajustar o raciocínio à realidade; gula e constante insatisfação.

AMBIENTE: Deve ser aberto e arejado como os campos floridos.

ATIVIDADES: devem envolver movimento, trabalho muscular, ar livre e competição. Diplomacia e comércio são também indicados por envolverem situações arriscadas, que o sagitariano aprecia muito.

O BEIJO DO SAGITARIANO

Os beijos são uma arma poderosa na hora de seduzir. Através deles, é possível expressar vários sentimentos. Veja agora, como esse signo beija, e caia de boca nessa deliciosa tentação!!!!!!!!!!!

Adora muitos carinhos e dengos enquanto beija.Gosta de se sentir especial e que a pessoa se entregue ao seu beijo.É bastante assanhado com as mãos na hora em que se está beijando.

O HOMEM SAGITARIANO

Este homem é um supremo otimista. Possui uma fé cega. Tem tanta sorte que chega a ser irritante e ilegal. O pecado do homem de Sagitário é a falta de tato e a irreflexão, jamais a crueldade deliberada.

Ele busca relacionamentos casuais, e às vezes tão casuais que chegam a descer à promiscuidade. É o tipo que sai correndo para evitar o altar. Não seja ciumenta.

Nem desconfiada. Dê-lhe bastante corda, se pretende enforcá-lo. Não discuta com ele, não chore. Abrande-o com a liberdade.

Os sagitarianos não suportam mulheres agarradas, indolentes e pouco sociáveis. Ele se orgulhará de qualquer aptidão especial que você possua e procurará ter também uma ou duas. Leia muitos livros e esteja preparada para defender algumas das causas dele, principalmente.

A MULHER SAGITARIANA

Ela talvez seja um pouco franca demais. Esta moça jamais mentirá. As moças de Sagitário são muito independentes e têm um estranho alheamento pelos laços familiares. Talvez seja por viajarem muito e não ficarem em casa o tempo suficiente para conhecerem bem suas famílias.

Quando quiser que ela faça algo, peça-lhe. Não mande. Ela faz camaradagem com muitos homens. Já que é tão escrupulosamente sincera e franca, pode ser um pouco descuidada com a sua reputação e desdenhar a hipocrisia exigida pela sociedade. E ficam iradas quando a sua integridade é posta em dúvida.

Ela, no fundo, é uma criança confiante. Seu modo de ver as coisas é tão ingênuo que a torna vulnerável aos conquistadores, vigaristas e impostores (curiosamente, não em outras áreas, só no amor).

Não é o tipo de mulher para o homem taciturno e melancólico.

O PAI SAGITARIANO

Ele gostará mais dos filhos quando forem mais crescidos, e ficará meio confuso enquanto forem bebês e começarem a engatinhar. Em geral, os pais de Sagitário gostam de fazer excursões com os garotos. ele pode ser mais chegado aos meninos, praticando esportes com eles e participando de suas atividades, mas será muito carinhoso com as meninas.

Os filhos verão nele mais o camarada do que o pai. Quanto mais crescidos, mais apego lhe terão. De vez em quando, quando eles precisam de um certo retiro, sua franqueza pode perturbá-los.

As crianças são muito sensíveis quanto aos seus segredos, e seus sentimentos podem sofrer com a curiosidade e a maneira franca dele falar.

As escapadas da juventude o divertirão mais que aborrecerão, mas esta mesma tolerância fará com que os rapazes se conservem na linha. É provável que ele só seja muito severo quando disserem alguma mentira. Será uma das poucas ocasiões em que sentirão o seu desprazer.

A MÃE SAGITARIANA

Os filhos provavelmente a adorarão. Ela será uma camarada e montará um verdadeiro circo com eles. Assim que superar o medo inicial da responsabilidade, vai se ocupar das fraldas e dos banhos diários, como se fosse uma enfermeira segura e eficiente.

Como os adultos, as crianças receberão uma boa dose de animado otimismo e de franqueza. Se conseguirem sobreviver à sua rude sinceridade, crescerão achando que ela é a mais formidável das irmãs mais velhas que já houve. Ela lhes lerá histórias engraçadas que sempre acabam bem. Os filhos provavelmente estarão bem vestidos, mas sem espalhafato, e terão bons modos.

Sua honestidade marcará o caráter deles. A mãe de Júpiter pode revelar uma certa tendência a relaxar na disciplina, exceto quando está cansada ou zangada.

A CRIANÇA SAGITARIANA

Essas crianças encaram a vida de forma direta, como as flechas do arqueiro. Elas não hesitam nunca em revelar o que estão pensando de uma determinada situação. Se você não estiver preparado para ouvir a verdade nua e crua, não peça a opinião delas.

Raramente elas são tímidas ou reservadas quando se trata de dizer o que pensam. São honestas e dirão a verdade da maneira como a percebem.

Podem ser negligentes com os detalhes e talvez não conheçam todos os fatos, tendendo a ser inconsequentes ou imprudentes. Ensine-lhes, portanto, a pensar antes de falar e agir. Para Sagitário, a liberdade é essencial.

Seu lema é: "Não me prenda!" Se os nativos desse signo sentem-se muito presos, dão coices como um cavalo confinado. Novamente, é o centauro se manifestando.

A melhor forma de lidar com essa necessidade de liberdade é permitir que eles assumam o comando sempre que possível, dando-lhes o máximo de oportunidades de realizar as próprias escolhas.

Explique a essas crianças que se fizerem escolhas sensatas e agirem de modo responsável poderão sempre escolher por elas mesmas. Esse é o caminho da liberdade por que elas tanto anseiam. Caso seu pequeno Sagitário se mostre mal-humorado ou irritado, verifique se não está usando uma roupa muito apertada.

Os pequenos sagitarianos precisam de liberdade até nas roupas!

Gostam de estar constantemente em atividade, por isso se prepare: os nativos desse signo adoram esportes e viagens.

São gentis como os animais, principalmente os de grande porte, e sentem-se à vontade em ambientes selvagens. Essas sugestões podem dar alguma idéia de como mantê-los ocupados. Preencher seu tempo com atividades que eles apreciem os tornará felizes e disciplinados. Entretanto, se a disciplina for necessária, o pior castigo é a restrição ou o confinamento.

É sempre melhor ser franco com eles para ganhar-lhes o respeito. São crianças que oferecem interessantes feedbacks se você lhes pedir sugestões ou opiniões - em geral elas apresentam soluções! Elogie e ame essas crianças, elas gostam de ser reconhecidas por suas habilidades - e lhes dê bastante espaço para serem elas mesmas.

A SENSUALIDADE DO SAGITARIANO

Dotado de invejável vitalidade, se disputar alguma maratona sexual, o sagitariano tem grande chance de levar a taça. É seu esporte predileto, que pratica com a alegria de um grande campeão. Regido por Júpiter, é conquistador emérito, otimista e jovial e seduz pela naturalidade com que faz amor, como se fosse um saudável divertimento.

A cama, na maioria das vezes, é dispensável; prefere ao ar livre, numa barraca ou numa praia deserta e está sempre disposto a tentar um novo malabarismo.

Gosta de jogos agitados. Com tanto fogo assim, é meio difícil lhe cobrar fidelidade ou emoções muito definidas, mesmo quando parece perdidamente apaixonado. Mas, como amante, não há realmente do que reclamar.

ATRAÇÃO FATAL: com o signo de Gêmeos, capaz até de compreender suas frequentes escorregadas.

CONTATOS QUENTES: com Áries, Leão e Aquário. Bons cúmplices, podem satisfazer plenamente, mesmo em relações passageiras.

Já Touro, Virgem e Capricórnio terão a maior felicidade em ficar ao seu lado, mas cuidado: eles vão querer sempre mais.

PASSE LONGE: de Câncer e Peixes, exigentes em afeto e carinho constantes. Com eles, a dedicação tem que ser completa, tarefa impossível para um sagitariano.

O QUE IRRITA UM SAGITARIANO

Dê a eles bastante responsabilidades. Coloque realismo na sua filosofia. Nunca ria das piadas deles.

Não tope nenhuma aventura ou quebra de rotina e esteja sempre de mau-humor.

Quando pintar AQUELA aventura, diga, com ar entediado: "Não estou afim..."

Não aceite nenhum tipo de disputa ou jogo.

Repita sempre: "Isso são horas?"

Faça todo o possível para impedir aquela viagem de férias dele (a). Faça insinuações sobre a pouca cultura dos pais dele (a) ou de outros familiares.

SAGITÁRIO X SAGITÁRIO

Estas duas pessoas mutáveis contêm um potencial extraordinário para comunicar mensagens, seja de paz ou de conflito. E, mesmo com sua frequente falta de tato, todo sagitariano está cheio de boa vontade e de boas intenções.

Pouco importando o conflito periódico entre estes dois, em geral permanecem amigos, em virtude de uma identificação básica. É raro tais criaturas se tornarem inimigas, mesmo depois da troca de palavras acaloradas e de se atacarem repetidamente, visando seus pontos mais sensíveis.

O perdão é uma virtude dos sagitarianos. Contudo, perdoar é uma coisa, pedir desculpas é outra. Estes dois não terão facilidade para desculpar-se um com o outro. No entanto, eles sentem o arrependimento e, em vez de forçarem o assunto, simplesmente ficam dizendo coisas amáveis a torto e a direito, para indicar que não houve ressentimentos.

SAGITÁRIO X CAPRICÓRNIO

Os sagitarianos são criaturas cômicas, às vezes brincalhonas e divertidas, em outras tristes e desejantes.

Os capricornianos são sensatos e têm pés firmes.

Inegavelmente, aqui existe uma espécie de atração: Sagitário sente admiração pelo controle de Capricórnio, e este inveja a coragem do sagitariano. Podem também entrar em rota de colisão o otimismo, o desapego e a sinceridade de Sagitário com o pessimismo, a segurança e o silêncio de Capricórnio.

O que acontece quando o idealismo e a busca de um se choca com a sabedoria e a cautela do outro? Eles passarão muito tempo ensinando e aprendendo coisas entre si. Caberá a Capricórnio, que está um signo à frente de Sagitário, a maior parte do ensinamento.

SAGITÁRIO X AQUÁRIO

Se um astrólogo pudesse resumir a sabedoria planetária em uma breve frase de conselho a Sagitário e Aquário para alcançarem uma associação homogênea, avisaria aos dois que se esforçassem com empenho (não apenas refletindo, concordando em princípio, mas fazendo-o) e permanecessem calmos, contidos e controlados, sob quaisquer circunstâncias.

Nada mais que algumas palavras. Contudo, palavras de vital importância para estes dois seres terrestres. Sagitário é um signo de fogo, portanto, extremamente volátil. Quando o Aguadeiro (Aquário é um signo de Ar, lembrem-se) se tornar um pouco ventoso e abanar a fogosa natureza do sagitariano, deixando-a em chamas, a conflagração resultante excitará o Ar de Aquário e o tornará um regular ciclone de fúria.

Sagitário e Aquário são essencialmente humanitários e deixam-se convencer com facilidade quanto a unir-se em causas promovendo a fraternidade e amor aos animais. Se forem típicos de seu signo, gostarão de acampar e fazer excursões a pé, sendo amigos íntimos da Mãe Natureza.

Ambos apreciam reuniões, diversões e pessoas. E ambos possuem punhados de amigos. Nenhum deles pode ser considerado um solitário. Entretanto, os Arqueiros são mais adaptáveis em seu estilo de vida do que os aquarianos, estes sendo mais ou menos Fixos sobre sua vida particular e hábitos padronizados, enquanto advogam mudanças radicais para o resto do mundo. Ocasionalmente, isto poderá causar brigas entre eles.

O comportamento excêntrico e anticonvencional de Aquário provavelmente deixa os sagitarianos mais deliciados do que aborrecidos, assim como o amor de Sagitário por viagens, liberdade e franqueza sem dúvida apelará aos aquarianos.

O Aguadeiro percebe logo que Sagitário pode ser tudo, menos hipócrita, e o aquariano abomina a dissimulação, o que poderá fazer dos dois amigos para o resto da vida. "Seja como é, faça o que sentir vontade e diga o que pensa" é um lema que os dois esposam com igual entusiasmo.

SAGITÁRIO X PEIXES

Se Sagitário e Peixes esperam alcançar a serenidade juntos, precisarão refrigerar a tensão quando esta começa a subir. Assim com o hábito sagitariano, frequentemente purificador (embora também por vezes rude e desnecessário) de atirar a terrível verdade à face de amigos e desconhecidos magoa e aborrece Peixes, o hábito pisciano de fazer jogos sutis com a verdade magoa e enfurece os sagitarianos, que muitas vezes acusam irritadamente os nativos de Peixes de serem perfeitos mentirosos.

Os sagitarianos são independentes e de fácil convívio, mas com frequência negligenciam o dever e a responsabilidade, caso estes interfiram em sua excitante busca de si mesmos e viagens.

Isto provoca a desaprovação de Peixes, que não concebe alguém colocar os próprios desejos antes da obrigatória prestação de serviços a quem talvez deles necessite. Um fator positivo entre eles é sua mútua fascinação com o que é chamado de "religião".

Peixes é atraído para as águas do misticismo pela humildade e pelo sacrifício. Sagitário é atraído pela curiosidade no tocante à verdade espiritual.

SAGITÁRIO X ÁRIES

Tanto os arianos quanto os sagitarianos são muito mais felizes quando mental e fisicamente ativos. Como os profetas proverbiais,

Sagitário se dá frequentemente melhor longe do lugar de nascimento e se delicia viajando em busca do sucesso (sem sentir muitas saudades das raízes deixadas para trás).

Áries sofre tremendamente a sensação da segurança que ficou para trás, mas ainda assim se une corajosamente ao Arqueiro, tentando adaptar-se ao galope macio do Centauro.

Quando o Carneiro se junta a Sagitário e os dois viajam juntos, a jornada talvez seja um pouco ruidosa, porém jamais monótona - e os dois se defendem mutuamente, contra males que os ameacem.

A despeito de suas constantes discussões, o inextinguível ardor de Sagitário sempre impelirá Áries a uma afeição espontânea e inusitada compaixão - da mesma forma como o Arqueiro sempre será tocado pela ingenuidade e honestidade de Áries, sabendo que ali está alguém de confiança, que nunca será hipócrita ou desleal.

Após dissipada toda a fumaça, estes dois continuam lá, com seus corações sorrindo um para o outro.

SAGITÁRIO X TOURO

Sagitário aceita a vida e as pessoas como são, literalmente, e saem por aí espalhando a alegria e divulgando a verdade. Quando atingido por uma verdade pouco sutil de Sagitário, Touro pode irritar-se, mas em geral os taurinos são almas plácidas e pacientes.

Infelizmente, estas qualidades enfurecem os impulsivos sagitarianos. Por vezes, Sagitário acha que Touro é dogmático, cauteloso e mais lento do que uma lesma.

Não obstante, se estes dois decidirem arriscar-se, unindo a sorte e a lógica de Júpiter (regente de Sagitário) à sagacidade e senso comum de Touro, enfrentam uma boa chance de fazer montes de dinheiro juntos.

Esta mensagem atinge os dois diretamente. Touro gosta de ter dinheiro no banco. Sagitário gosta de mantê-lo em circulação.

SAGITÁRIO X GÊMEOS

Este é um padrão 7-7 (Sagitário é o 7º signo a contar de Gêmeos; e vice-versa) sendo portanto natural que cada signo sinta uma leve inveja do outro, pois um possui qualidades que o outro não tem, as quais gostaria de cultivar em segredo.

Gêmeos precisa da alta motivação do Arqueiro, de seus ideais, calor, entusiasmo e sinceridade - necessitando ainda da capacidade do sagitariano de viajar por maior terreno, mental, emocional e geograficamente - arremessando-se para uma estrela e conseguindo atingi-la.

Sagitário anseia pela fria seriedade e fascínio de Gêmeos, o dom de não falar atabalhoadamente, de permanecer desinteressado e distante em face das situações mais perturbadoras e, em especial, necessita de sua correção verbal, chamada de tato.

Os nativos regidos pelo cintilante Mercúrio e pelo benévolo Júpiter dão-se extremamente bem quase todo o tempo, possuem empatia imediata e compatibilidade geral.

No entanto, sempre existe a possibilidade de que o sonso Mercúrio (Gêmeos) não resista à tentação de ludibriar o sincero Júpiter (Sagitário) de alguma forma, quando então o ressentimento pode ser violento (já que o Arqueiro pertence ao elemento Fogo).

Com frequência, Sagitário e Gêmeos falam ao coração e à mente um do outro através da música, poesia ou arte - inclusive da linguagem corporal. Quando eles se juntam, têm duas escolhas.

Um admira as características opostas do outro e tenta imitá-las para crescer e amadurecer espiritualmente. Ou então cada um pode temer e invejar as qualidades opostas do parceiro e procurar menosprezá-las, anulando assim todo o orgulho que esse parceiro possa ter em sua maneira de agir.

SAGITÁRIO X CÂNCER

Aqui temos o Caranguejo, duro como a rocha por fora, mole como manteiga por dentro. Extremamente sensível. Oh, muito, muito sensível! Agudamente cônscio do menor tom de significado, de cada nuança de um comentário e extremamente vulnerável ao sofrimento.

E aqui temos o Arqueiro, contente e caloroso, essencialmente gentil, mas às vezes rudemente franco, possuindo apenas um dedal de tato. Ou melhor, apenas meio dedal.

Curiosamente, é comum o perspicaz Caranguejo acabar percebendo a inutilidade de seus esforços para que o Arqueiro compreenda a própria falta de tato e, sendo aquilo tão hilariante, os dois explodem em gargalhadas histéricas.

De fato, a longo prazo, uma associação íntima com o Arqueiro costuma ser proveitosa ao Caranguejo. Talvez seja dolorosa por algum tempo mas, eventualmente, Câncer aprenderá a valiosa lição de não ser tão sensível.

Por outro lado, uma vez que o Caranguejo nada pode fazer contra seu traço inato de possessividade (que, usado de forma positiva, pode ser uma cálida e aconchegante qualidade de solícita proteção), ele terá de acautelar-se para não sufocar (sem intenção) a liberdade do Arqueiro, já que este necessita de amplos espaços a fim de ser como é.

Se Câncer conseguir manejar isto - e se o Arqueiro, ocasionalmente, contar pelo menos até 10 ou 20 antes de dizer o que não deve (martelando os sentimentos sensíveis do Caranguejo com observações rudes) - estes dois poderão divertir-se muito juntos.

SAGITÁRIO X LEÃO

Sagitário é regido e selado pela expansiva generosidade e o idealismo de Júpiter. Leão é regido e selado pelo benévolo calor do próprio Sol. Portanto, haverá abundância de contagiante entusiasmo e legítima afeição, algo que felizmente eles podem intercambiar, se o quiserem, sendo impelidos com uma força de jato-propulsão para objetivos ou ambições aparentemente impossíveis que procurarem, quer como indivíduos, quer como equipe.

Além de suas calorosas disputas, incitadas por seu temperamento igualmente ígneo, Leão e Sagitário podem dar muita felicidade - um ao outro e também ao mundo. Quando eles se unem, há muita atividade e energia vibrantes que fluem de ambos, juntamente com uma considerável dose de boa vontade.

A única coisa que pode ameaçar esta tranquilidade chama-se ORGULHO.

O sagitariano se delicia em sovar as fofas almofadas aveludadas do orgulho de Leão, através de sua poderosa verborragia, quase sempre desprovida de tato.

Quanto mais o orgulho de Leão é atingido, mais alto rugem os leoninos. Como sempre, quando fogo abana fogo, o temperamento explosivo de Júpiter será desencadeado pelo rugido arrogante de Leão, de modo que a situação pode ficar explosiva.

SAGITÁRIO X VIRGEM

Tanto Sagitário como Virgem nasceram sob signos Mutáveis, de modo que virginianos e arqueiros conseguem, em geral, comunicar-se com facilidade um com o outro, estejam eles comunicando a censura de Virgem e a franqueza de Sagitário - ou uma amistosa compreensão.

A comunicação fácil é o primeiro passo no caminho para a compreensão de pontos de vista e abordagens diferentes um do outro. Estes dois, sem dúvida, falarão muito; talvez também se movimentem bastante, embora o virginiano seja mais acomodado e prefira ficar mais tempo em um só lugar do que Sagitário.

Se vencerem os desafios de seu teste padrão 4-10 (Sagitário é o 4º signo a contar de Virgem, e este o 10º a contar de Sagitário), a associação promete recompensas excepcionais a cada um deles.

Virgem ensinará a Sagitário um pouco de cortesia, boas maneiras e paciência, enquanto Sagitário ensinará a Virgem o valor da generosidade de espírito, da mente aberta, da tolerância e, melhor que tudo, da gloriosa liberdade.

ESCORPIÃO X LIBRA

Em Libra e Sagitário, a agilidade mental e a destreza verbal estão misturadas em partes iguais. A agilidade mental existe sempre, mesmo nos librianos e arqueiros mais raros, os calados e não-falantes. Eles não se entediarão no convívio.

O arqueiro é extremamente inteligente, tão inquisitivo como um perdigueiro, alerta, perspicaz e ansioso em achar todas as respostas que Libra tem a oferecer, as quais são sempre cautelosas, sopesadas e quase sempre judiciosas. Se ao menos Sagitário aprender a contar até 10 antes de começar a falar, e se, pelo menos, Libra parar de deliberar cada decisão, ambos poderão ser aconchegante e criativamente compatíveis.

A grande justiça de um libriano evoluído espiritualmente e o grande idealismo e honestidade de um sagitariano consciente formam uma combinação capaz de criar milagres.

SAGITÁRIO X ESCORPIÃO

Por mais impiedosos que possam ser alguns escorpianos quando se sentem mesmo ofendidos e são compelidos a ensinar ao culpado uma lição que ele jamais esquecerá, os Águias também podem ser de um lealdade incrível e da mais dedicada proteção no tocante a alguém que já tenha sido bondoso com eles.

Eis outra surpresa que o sagitariano pode descobrir por trás da máscara plutoniana de Escorpião: a identidade de um caloroso e dedicado amigo, capaz de intensa afeição, que persistirá ainda que os amigos dos bons tempos tenham batido as asas.

Contudo, o Arqueiro que não sabe ficar quieto e não conta até 10 (de preferência até 20) antes de abrir a boca e dizer coisas rudes abertamente ou fazer observações penosas que liquidam a estabilidade e a autoconfiança de Escorpião recebe um pagamento na mesma medida ou será permanentemente exilado do círculo magnético do escorpiano.

Signo de Sagitário

Sagitário
Signo de Sagitário

Regente: Júpiter

Não basta só utilizar a razão, temos que buscar atingir cada vez metas mais elevadas, através da sabedoria. Sagitário é esta transcendência, é elevar-se rumo à Verdade.

Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem "sagitarianas"? Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Sagitário no céu. Quando você diz "sou sagitariano", está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Sagitário. Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Sagitário e todos os outros signos em seu mapa astrológico.

O período que o sol passa por Sagitário acontece aproximadamente entre os dias 21 de novembro a 20 de dezembro, mas se você nasceu nos dias de transição entre os signos (ou de Escorpião para Sagitário ou de Sagitário para Capricórnio) é bom que calcule o seu mapa e verifique em que signo o Sol realmente está, ele pode ser diferente do que você sempre pensou.

A inteligência em Sagitário

A inteligência sagitariana não se detém naquilo que está ao seu redor, mas no que está longe. Horizontes, perspectivas e amplitude são fatores priorizados pela consciência de Sagitário, que sabe determinar com clareza as metas de sua jornada. Tudo o que pode crescer e por onde pode crescer é alvo da percepção neste signo, que busca a expansão e o rompimento dos limites para além de todas as fronteiras.

Os sagitarianos têm a inteligência do crescimento e simplesmente não conseguem entender como uma pessoa pode querer continuar onde está, contentar-se com experiências restritas e não desejar alcançar léguas à sua frente. O conhecimento é uma das maiores fontes de expansão da mente, da visão e da vida dos que têm o Sol em Sagitário.

Para este signo, tudo precisa ser vivido e percebido através de uma visão positiva e otimista. É desta forma que conseguem encontrar os melhores caminhos para a obtenção dos melhores resultados, sem estacionarem nas frustrações e obstáculos. Em qualquer horizonte, Sagitário enxerga uma fonte de céu azul e fixa-se nesta possibilidade, sem deter-se no negativismo.

Com verdadeiro horror ao sofrimento, à dor, à lamúria e às queixas, os sagitarianos não se detém no passado e estão sempre em busca do que pode vir à sua frente. Com uma paixão pelas descobertas e por aquilo que os tira da banalidade e da rotina, buscam novos horizontes e descobertas, reforçados pelo otimismo e pela fé.

Esta inteligência aberta, que não antecipa receios nem bloqueios, permite a Sagitário enxergar as possibilidades de todas as situações, ignorando o seu lado obscuro. Para quem quer cavalgar, só interessam as colinas. Além disto, o espírito de aventura, que deixa o coração aberto para situações não vividas, aliado ao entusiasmo de Sagitário, garantem a estas pessoas momentos de muita felicidade, sorte e privilégios.

A mensagem de Sagitário é justamente esta: a de mostrar um caminho de sorte, privilégios e benefícios, que vêm através de uma atitude positiva diante da vida. A palavra entusiasmo, tão propícia à Sagitário, vem do grego e etmologicamente quer dizer "cheio de deus".

O Simbolismo de Sagitário

Sagitário
Quíron treinando Aquiles

Sagitário é o signo cujo símbolo é a união dos três planos da existência: o Plano animal, representado pelo corpo do cavalo, o Plano racional ou mental, simbolizado pelo cavaleiro humano e o Plano espiritual e consciente, representado pelo arco e flecha que o centauro usa, na busca de alcançar sua "estrela". É o simbolismo da procura de um sentido último para a existência humana. A busca da sabedoria. Sagitário é a compreensão de uma ampla abertura para o universo de todas as nossas potencialidades. É o símbolo da coesão e da unificação, a síntese da união do terrestre e o celeste, do real e do ideal, do inconsciente e o consciente, do instintivo e do racional, da matéria e do espírito, do humano e do Divino.

O signo de Sagitário é representado pela figura mitológica do centauro, cujo corpo tem a parte inferior do cavalo e a parte superior do homem. É a nossa parte terrestre e a nossa parte celeste. É preciso caminhar com os pés, pensar com a cabeça e agir com o coração.

É uma figura de sublimação: um centauro com as quatro patas no chão e seu arco-flecha se erguendo diante do céu, orienta-se em direção às estrelas, ao alto e ao centro. É a direção da transcendência que é toda independência da consciência humana.

O centauro, metade homem, metade cavalo, representa a sua dualidade, sendo, ao mesmo tempo, a união do aspecto humano - da força instintiva e animal - com a força racional e mental, em busca do espiritual. A parte animal reunindo os instintos mais bestiais, violentos, lúbricos e a parte racional, reunindo todo o poder dos questionamentos , decisões e desejos em busca do mais alto poder espiritual.

O Simbolismo é rica de ensinamentos: para chegar a verdadeira sabedoria, o homem deve compreender e assumir os aspectos carnais, materiais, racionais e transcendentes do seu ser.

A palavra Sagitário provém do latim sagittarius, que significa "arqueiro".

O Sagitário é também o arqueiro que aponta seu arco e flecha para um alvo alto e distante, que nos remete para uma longa viagem: a sabedoria.

Em analogia, poderíamos dizer que o sagitariano é um grande idealista, cujo pensamento, simbolizado pela flecha, se eleva ao infinito em busca de conhecimento.

A flecha simboliza a evolução espiritual depois da transformação interior. É um impulso, uma expansão sem fim, em vista de uma integração suprema com a energia universal.

O impulso de se ultrapassar: dos instintos à razão, da razão à compreensão. A flecha é a representação de uma meta, uma abertura ao universo, a elevação dos planos terrestres e celestes, humanos e divinos.

A flecha lançada pelo arqueiro visa o céu. A flecha é o que voa. O vôo em busca da sabedoria. Sagitário nos dá a compreensão deste vôo. O homem necessita sair de si. Necessita sair do seu cotidiano, se elevar. É com o vôo que atingimos o que de mais alto desejamos. É no alto que verificamos como o mundo é "pequenino". Sagitário nos dá a compreensão de que não é necessário ser só um homem grande mais um grande homem, um homem sábio.

Mitologia de Sagitário

Mito de Quirão

Conhecido como o mais justo dos centauros, como o educador modelo ou ainda como o médico ferido, Quirão nasceu da união de Crono com a oceânica Fílira.

A narrativa grega afirma que Crono, temendo represálias da esposa Réia, uniu-se a Fílira sob a forma de cavalo, o que levou Quirão a nascer com o corpo de um equino e com cabeça de homem. Por ser filho de Crono, Quirão pertencia a família divina de Zeus e era imortal, ao contrário dos outros centauros, que eram selvagens e violentos.

Sagitário
Quirão e seu discípulo Aquiles

Quirão vivia numa gruta, em companhia da mãe, e tinha saber enciclopédico, o que fazia dele um mestre das artes, da guerra e da caça, da mântica (arte divinatória), da equitação, da música e da ética. Foi o educador de muitos "jovens históricos" e heróis míticos, que eram treinados pelo grande mestre nos ritos iniciáticos.

Os melhores tinham o direito de participarem na vida política, social e religiosa da pólis. Aos heróis, os ritos iniciáticos incorporavam a indispensável força espiritual para enfrentar quaisquer tipos de monstros. Foram seus discípulos Jasão, Asclépio, Peleu, Aquiles, os Dióscuros Castor e Pólux, entre outros.

É sobretudo na medicina que o benfazejo centauro se destaca. A mitologia grega conta que Quirão cuidava dos pacientes com zelo e compaixão, curando seus males e feridas.

Conta-se que Quirão foi ferido acidentalmente por uma flecha envenenada, disparada por Hércules e dirigida ao centauro Élato. O projétil varou o coração do último e depois atingiu Quirão.

Recolhido à sua gruta, Quirão tentou, com todos os unguentos, sarar a ferida, mas foi em vão. O ferimento era realmente incurável e o centauro desejou morrer, mas não conseguia, porque era imortal. Por ser um médico ferido, dizia-se que Quirão entendia o sofrimento de seus pacientes.

Para livrar-se da dor permanente e da ferida incurável, Quirão aceita trocar sua imortabilidade com o mortal Prometeu e pôde finalmente descansar. Então, foi catasterizado na constelação de Sagitário, simbolizando o vôo da flecha, que através do conhecimento se ultrapassa e se transforma de ser animal em espiritual.

Uma Poesia para Sagitário

Arco

Carlos Drumond de Andrade

Que quer o anjo? chamá-la.
Que quer a alma? perder-se.
Perder-se em rudes guianas
para jamais encontrar-se.

Que quer a voz? Encantá-lo
que quer o ouvido? embeber-se
de gritos blasfematórios
até quedar aturdido.

Que quer a nuvem? raptá-lo.
Que quer o corpo? solver-se,
Delir memória de vida
E quanto seja memória.

Que quer a paixão? detê-lo.
Que quer o peito? fechar-se
Contra os poderes do mundo
Para na treva fundir-se.

Que quer a canção? erguer-se
Em arco sobre os abismos.
Que quer o homem? salvar-se
Ao prêmio de uma canção.

Uma Poesia para Sagitário

Júpiter representa o poder, a autoridade, a sabedoria e a razão. Ele é o maior de todos os planetas, é conhecido como o planeta da sorte e, na Mitologia, é maior de todos os deuses. No Mapa, ele vai indicar o setor prático onde você geralmente tem mais sorte e também o ponto de expansão da sua alma.

Quando você permite que o Mestre que há em você desabroche, utilizando as melhores qualidades de Júpiter, apresenta-se como uma pessoa otimista, sábia e cuja autoridade não precisa ser imposta pela força, pois ela impõe-se por si só. Mas se você abrir mão dessa autoridade verdadeira, torna-se facilmente autoritário; se esquecer também da sabedoria que transcende os conceitos e os preconceitos, pode iludir-se, achando que pode tudo e, como a onipotência não é uma prerrogativa dos mortais, torna-se infalivelmente prepotente e, consequentemente, impotente.

Júpiter rege o signo de Sagitário e na Mitologia é o "pai dos deuses e dos homens", aquele que, depois de longas batalhas, finalmente estabeleceu a Harmonia das Esferas e a manteve, numa alegoria para que nós também façamos a mesma coisa, nos harmonizando com tudo a nossa volta.

Fonte: vnavatar.com/www.dudievalerio.com.br/www.signoseastrologia.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal