Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Esponjas  Voltar

Esponjas

As esponjas constituem o filo Porífera (do grego poris,poro, e phoros,portador) que significa "esponjoso, poroso". Também são denominados esponjiários ou poríferos.

Elas crescem aderidas ao substratos submersos, tais como pedras, conchas dentre outros. São portanto organismos bentônicos sésseis.

Por não apresentarem quaisquer movimentação ou reação à estímulos, foram durante muito tempo consideradas plantas.

A esponjas se alimentam de partículas que as circundam, filtrando a água que fica ao seu redor. Apresentando assim a nutrição das esponjas.

Em relação a filtragem de água, as esponjas apresentam as seguintes estruturas corporais em relação ao SISTEMA AQÜÍFERO:

Sistemas: Asconóide, Siconóide e Leuconóide.

Possuem no seu revestimento a pinacoderme, meso-hilo e o esquleto.

A reprodução nas esponjas engloba a sexuada e a assexuada.

NUTRIÇÃO

Elas obtêm alimento filtrando a água que fica ao seu redor. O batimento contínuo dos COANÓCITOS (células flageladas, dotadas de uma expansão membranosa em forma de colarinho, que revestem o átrio das esponjas. É o movimento dos flagelos dos coanócitos que cria a corrente líquida que circula através do corpo das esponjas, trazendo partículas nutritivas e oxigênio) , que revestem a cavidade atrial, força a saída de água através do ósculo(orifício oposto à base) e, em conseqüência, faz com que a água ao redor da esponja seja sugada e penetre pelos PORÓCITOS.

OBS: Este COANÓCITO também é responsável pelo deslocamento do espermatozóide.

Esponjas
Nutrição das Esponjas

SISTEMA AQÜÍFERO

São classificadas em três tipos:

Asconóide

Forma mais simplificada. Geralmente são pequenas e tubulares. São compostas por tubos fixados juntos em suas bases. Superfície perfurada por poros.

Cavidade interna (cavidade atrial) que se abre no exterior através do ósculo. Tem parede fina, o átrio é totalmente revestido pelos coanócitos.

Esponjas

Esponjas

Siconóide

Possui parede um pouco mais espessa que o tipo asconóide e apresenta canais forrados de coanócitos, que desembocam na cavidade atrial. (prosópila - abertura de conexão dos canais).

Esponjas

Esponjas

Leuconóide

Mais alto grau de dobras, sendo o tipo mais complexo. Canais flagelados se transformam em câmaras flageladas (câmaras vibráties), que se comunicam com o átrio através de finos canais ; a cavidade atrial se reduz a canais aqüíferos, que se abrem no ósculo.

Esponjas

Esponjas

MORFOLOGIA

Pinacoderme

Porócitos (poros) e pinacócitos (exapinacócitos e endopinacócitos). OBS- as esponjas apresentam uma pinacoderme contínua.

Meso-hilo (camada média)

Formada por amebócitos (células matrizes [ se diferenciam em outros tipos celulares], células livres, presentes na substância gelatinosa localizada entre as camadas de pinacócitos( células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme) e coanócitos (células flageladas).

Também formada por esclerócitos (responsável pela formação das espículas). Por espongioblastos que originam as fibras de esponjina (formada por colágeno).

Ainda também por arqueócitos - estão ligados a reprodução e a alimentação (captura de alimentos). Os miócitos - que são responsáveis pela abertura e fechamento dos orifícios (movimento não visível, extremamente lento) e os coanócitos.

Meso-Hilo:

Amebócitos
Esclerócitos
Espongioblasto
Arqueócitos
Miócitos
Coanócitos

OBSERVAÇÃO

Apresentam também em sua estrutura os colenócitos e lofócitos.

Esqueleto

Orgânico

Colágeno (maior proteína estrutural do meio). Ocorre disperso do mesoilo ou forma fibras (espongina). Secretado por colenócitos e lofócitos (forma restrita), fibras de espongina ( dentro de fibras). Formam redes, coloração amarelada, frequentemente associado a espículas silicosas ou grãos de areia. Crescimento visível através de linhas concêntricas.

Inorgânico (Espículas)

Calcáreas e silicosas, silício,podem apresentar as duas formas na mesma esponja.

Fonte: br.geocities.com

voltar 12345avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal