Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Sociedade Feudal  Voltar

Sociedade Feudal

A sociedade medieval era dividida em estamentos. Os três principais grupos eram:

  1. Nobreza
  2. Clero
  3. Servos

Haviam outros grupos sociais, como os poucos comerciantes existentes na alta idade média. Foi somente na baixa idade média que surgiu a burguesia que rompéu com a característica da da sociedade apresentada acima.

A sociedade medieval apresentava apresentava ausência de ascensão social e quase inexistia mobilidade social. Como o clero e a nobreza comandavam a sociedade, era comum o clero criar justificativas religiosas para que os servos não contestassem a sociedade..

Divisão do trabalho do sevo para cada mês
Divisão do trabalho do sevo para cada mês

Na sociedade feudal cada grupo social detinha uma função. O clero cumpria a função da salvação da alma de todos, a nobreza deveria proteger a todos e os servos deveriam trabalhar para sustentar a todos. Assim se justificava a exploração do servo e a necessidade dele seguir os designos da Igreja.

Era comum o servo, para obter as terras dentro do feudo do senhor feudal ou nobre, jurar fidelidade a esse senhor. Essa cerimônia era baseada na relação de suserania e vassalagem realizada entre suserano e vassalo. Ao jurar fidelidade um ao outro, o senhor se comprometia a proteger o servo. Porém, o servo deveria dar em troca um conjunto de obrigações que passaria para a História como obrigações servis: Analisemos cada uma dessas obrigações:

Corveia

O servo deveria prestar trabalho gratuito ao senhor feudal.

Banalidade

Pagamento de uma taxa por utilizar os instrumentos do senhor feudal.

Capitação

Imposto anual pago por cada indivíduo ao senhor feudal.

Talha

Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre.

Heriot

Taxa paga pelo servo ao assumir o feudo no lugar de seu pai que veio a morrer.

Haviam outras taxas que variavam de região para região. Assim, o servo vivia uma grande exploração que permitia o sustento do restante da populacão.

Fonte: www.saberhistoria.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal