Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Monte Pinatubo  Voltar

Monte Pinatubo

É a maior erupção vulcânica alguma vez filmada, 10 vezes mais poderosa que a do Monte de Santa Helena, e duas vezes mais catastrófica que a erupção que destruiu Pompeia.

Monte Pinatubo era uma bomba relógio há 600 anos à espera de explodir. Em 15 de Junho de 1991 o vulcão literalmente explodiu - um dos mais poderosos acontecimentos naturais filmados da história aconteceu quando um monstro de lava se liberta do sub-mundo e encontra uma saída, neste espectacular acontecimento natural - menos de 300 pessoas perderam a vida nesta catástrofe - mas poderiam ter sido centenas de milhar.

Fonte: www.dvdpt.com

Monte Pinatubo

Monte Pinatubo
Explosão do Monte Pinatubo

Em 1991 o Monte Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção, lançando para a atmosfera toneladas de cinza e gás. A núvem da erupção (que a figura mostra) chegou mesmo a penetrar na estratosfera (a camada que se situa acima da troposfera). De lembrar que a estratosfera se encontra entre, aproximadamente os 10km e os 50 km de altitude.

A erupção originou também a produção de 15 milhões de toneladas de dióxido de enxofre que deram origem à queda de chuva ácida.

Monte Pinatubo
Explosão do Monte Pinatubo

A estratosfera tem fraquíssimas quantidades de vapor-de-água e, também por isso, a formação de núvens a esta altitude é muito diminuta. Por isso, os poluentes que aí se acumulam, neste caso poluentes naturais, são “lavados” com muito maior dificuldade. Os fortes ventos da estratosfera foram responsáveis pela distribuição global destas cinzas e gases, em especial na região equatorial. Em consequ~encia, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radição solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.

Fonte: geographicae.wordpress.com

Monte Pinatubo

O Monte Pinatubo é um estratovulcão activo localizado na ilha Luzon, nas Filipinas, na intersecção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan, e Pampanga.

Monte Pinatubo
Monte Pinatubo durante a erupção de 1991

Antes de 1991, a montanha estava coberta de floresta densa que mantinha uma população de vários milhares de indígenas, os Aeta, que tinham fugido para as montanhas quando os espanhóis conquistaram as Filipinas em 1565.

A sua última erupção ocorreu em Junho de 1991 com a morte de 800 pessoas. Após 500 anos inactivo, o vulcão entrou em erupção produzindo uma das erupções mais violentas do século XX. Muitas vidas foram salvas pois as previsões no inicio da erupção permitiram evacuar alguns dos povoados que habitavam as áreas em redor do vulcão e que foram severamente destruídas pelo fluxo piroclástico, composto de uma mistura de lenha, lama e cinzas, e mais tarde as chuvas ácidas. Milhares de casas foram destruídas.

Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo. Mandou grandes quantidades de aerossóis para a estratosfera (mais do que todas as erupções desde o Krakatoa em 1883). Os aerossóis formaram uma camada global de neblina rica em ácido sulfúrico durante os meses seguintes. As temperaturas globais desceram aproximadamente 0,5°C (0,9 °F), e a destruição do ozono aumentou substancialmente.

Fonte: pt.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal