Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Monte Pinatubo  Voltar

Monte Pinatubo

 

É a maior erupção vulcânica alguma vez filmada, 10 vezes mais poderosa que a do Monte de Santa Helena, e duas vezes mais catastrófica que a erupção que destruiu Pompeia.

Monte Pinatubo era uma bomba relógio há 600 anos à espera de explodir. Em 15 de Junho de 1991 o vulcão literalmente explodiu - um dos mais poderosos acontecimentos naturais filmados da história aconteceu quando um monstro de lava se liberta do sub-mundo e encontra uma saída, neste espectacular acontecimento natural - menos de 300 pessoas perderam a vida nesta catástrofe - mas poderiam ter sido centenas de milhar.

Monte Pinatubo
Explosão do Monte Pinatubo

Fonte: www.dvdpt.com

Monte Pinatubo

Em 1991 o Monte Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção, lançando para a atmosfera toneladas de cinza e gás. A núvem da erupção (que a figura mostra) chegou mesmo a penetrar na estratosfera (a camada que se situa acima da troposfera). De lembrar que a estratosfera se encontra entre, aproximadamente os 10km e os 50 km de altitude.

A erupção originou também a produção de 15 milhões de toneladas de dióxido de enxofre que deram origem à queda de chuva ácida.

A estratosfera tem fraquíssimas quantidades de vapor-de-água e, também por isso, a formação de núvens a esta altitude é muito diminuta. Por isso, os poluentes que aí se acumulam, neste caso poluentes naturais, são “lavados” com muito maior dificuldade.

Os fortes ventos da estratosfera foram responsáveis pela distribuição global destas cinzas e gases, em especial na região equatorial. Em consequ~encia, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radição solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.

Monte Pinatubo
Explosão do Monte Pinatubo

Fonte: geographicae.wordpress.com

Monte Pinatubo

O Pinatubo é um vulcão ativo localizado na ilha de Luzon nas Filipinas , entre as províncias de Zambales , Bataan e Pampanga . Antes de 1991, a montanha sofreu um forte processo de erosão . Ele estava coberto por uma densa floresta , onde viveu vários milhares de pessoas indígenas, a Aeta , que se instalaram nas montanhas desde o tempo da colonização espanhola em 1565.

A erupção mais recente ocorreu em junho de 1991 , após 500 anos de inatividade, produzindo uma das maiores e mais violentas erupções do século XX. Graças a um par de Aeta que vivia em uma aldeia do Monte Pinatubo, foram evacuados vários milhares de pessoas nas áreas circundantes, evitando perda de vidas. Mas o estrago foi enorme devido a fluxos piroclásticos, cinzas e deslizamentos de terra e lavado produzido durante as chuvas subsequentes. Milhares de casas foram destruídas.

Os efeitos da erupção sentida em todo o mundo. Ele enviou grandes quantidades de gases para a estratosfera mais do que qualquer erupção desde a de Krakatoa na Indonésia em 1883. Os gases emitidos produziu uma camada global de ácido sulfúrico durante os meses seguintes. As temperaturas globais diminuiu cerca de 0,5 ° C (0,9 ° F ), e a destruição da camada de ozono aumentou significativamente.

Região do Monte Pinatubo

Pinatubo é parte de uma cadeia de vulcões que estão localizados ao longo da borda ocidental da ilha de Luzon. Os vulcões são de subducção , formada pelo deslizamento da placa da Eurásia sob a placa das Filipinas ao longo da falha de Manila, a oeste. A palavra "pinatubo 'significa" crescer "nas línguas tagalo e Sambal , sugerindo um conhecimento de suas erupções passadas, por volta de 1500 a. C., enquanto as tradições orais dos povos locais não mencionam uma erupção anterior. Pinatubo também poderia ser interpretado como um lugar fértil para a reprodução das plantas.

Antes da erupção catastrófica de 1991, Pinatubo era um desconhecido para a maioria dos habitantes da região do vulcão sem graça. Sua cúpula mede 1.745 m (5.725 pés) acima do nível do mar, mas apenas 600 m acima das planícies circundantes e 200 m maior do que os picos ao redor, por isso era pouco visível a partir de áreas próximas.

A aldeia Aeta (também escrito Ayta) habita as montanhas do vulcão e áreas circunvizinhas durante vários séculos, depois de emigrar de baixo para escapar da perseguição durante as terras conquista espanhola. Era uma cidade dedicada à caça e coleta que havia sobrevivido nas densas florestas da região.

Cerca de 30 mil pessoas que vivem nas laterais do vulcão em barangays (aldeias) e pequenos assentamentos. A selva densa cobre a maioria dos picos das montanhas que o rodeiam, sendo uma região de caça abundante para as pessoas Aeta. Nas planícies próximas, chuvas abundantes (quase 4 m por ano) devido ao clima de monções sobre os solos vulcânicos férteis favorecido excelentes condições para a agricultura, especialmente o cultivo de arroz.

Cerca de 500.000 pessoas vivem dentro de 40 km de montanha, com centros populacionais, incluindo 150.000 pessoas em Angeles City, e 20.000 em Clark Air Base.

Vários rios nascem nas imediações do Pinatubo, a principal sendo a Bucao, o Santo Tomas, o MALOMA, o Tanguay e Kileng. Antes da erupção, esses rios foram importantes ecossistemas que infelizmente desapareceram devido à nuvem piroclástico. Desde 1991, os rios carregam sedimentos e alguns estudos mostram que serão necessários muitos anos antes que a região se recupera.

História geológica

Embora as tradições locais não falam de uma erupção anterior do Pinatubo na área, alguns moradores Aeta comentou em 1991 que seus antepassados falavam de pequenas explosões no passado. Pinatubo foi uma área geotérmica conhecido antes da erupção de 1991 e eram pequenas explosões de vapor comuns na área. Somente após a atividade vulcânica, que começou em 1991, o estudo detalhado da história vulcânica da região começou. Erupções no site pode ser dividido em duas áreas principais.

Pinatubo Ancestral

Monte Pinatubo
Pinatubo, antes da grande erupção de 1991.

Monte Pinatubo
Pinatubo após a erupção.

Grande parte dos acidentes geográficos que atualmente cercam o vulcão Pinatubo são remanescentes de ancestral . Esse vulcão foi localizado praticamente no mesmo lugar que a montanha atual, e sua atividade parece ter começado 1100 mil anos atrás. O ancestral Pinatubo poderia ter tido uma altura de 2.300 m (7.550 pés ) acima do nível do mar, com base na forma do perfil dos restos do vulcão.

Algumas das montanhas perto da atual Pinatubo são o resultado da erupção. Alguns dos picos próximos também faziam parte do antigo vulcão e peças moldadas resistentes à erosão foram mantidos, enquanto outros desapareceram menos resistentes.

A atividade eruptiva do ancestral Pinatubo foi muito menos explosivo do que o atual, e se acalmou cerca de 45.000 anos atrás. Depois de um longo período de inatividade, o Pinatubo moderno foi formado a partir de erupções que começou há cerca de 35.000 anos atrás.

Fonte: es.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal