Filo Chordata

PUBLICIDADE

Definição

Chordata refere-se a um grande filo de animais que inclui vertebrados, bem como lanceletas e ascídias. Vários vertebrados bem conhecidos, como répteis, peixes, mamíferos e anfíbios estão incluídos no filo Chordata.

Representantes desta classe apresenta os caracteres essenciais dos cordados apenas na fase larval. Nos adultos, a notocorda desaparece, enquanto o tubo nervoso dorsal se reduz a um gânglio.

Todos os seus representantes são marinhos, sendo que as larvas são de vida livre, semelhantes a um girino, enquanto que os adultos são encontrados fixos às rochas ou outros suportes submarinos

Uma acídia adulta apresenta o corpo saculiforme coberto por uma substância muito resistente denominada tunicina, que é um isômero da celulose.

Qualquer um dos numerosos animais do filo Chordata, tendo em algum estágio de desenvolvimento um cordão nervoso dorsal, uma notocorda e fendas branquiais, incluindo todos os vertebrados, os peixes-bruxa e certos animais marinhos, como as lanceletas e os tunicados.

O que são cordados?

Os cordados incluem os vertebrados e alguns primos próximos, os tunicados (ascídias) e as lanceletas, animais aquáticos primitivos.

Na classificação científica, Chordata é um dos 38 filos de animais, um dos “nove grandes” junto com Mollusca, Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Annelida, Arthropoda e Echinodermata.

A origem precisa dos cordados é desconhecida, mas fósseis semelhantes a peixes ou lancetas do Cambriano mostram que eles existiram pelo menos 530 milhões de anos atrás, durante a chamada explosão cambriana da biodiversidade.

As características definidoras dos cordados são um cordão nervoso dorsal oco, uma notocorda, fendas/bolsa faríngea, um endóstilo e uma cauda.

Os primeiros cordados são encontrados na fauna de leitos fósseis de Chengjiang na China, datada de 520 a 530 milhões de anos atrás. Oito cordados possíveis são encontrados nessas camadas de fósseis.

O mais famoso é Myllokunmingia, um peixe primitivo, provavelmente agnathan (sem mandíbula), o primeiro vertebrado a aparecer no registro fóssil. Ele possuía uma caveira e o que parecia ser um notocord primitivo.

Vagamente parecido com um peixe-bruxa moderno, Myllokunmingia tinha cerca de 2,8 cm (1,1 pol.) De comprimento e 6 mm de altura, bem pequeno. Um cordado relacionado é Haikouichthys ercaicunensis, outro animal primitivo semelhante a um peixe. Outro fóssil enigmático, Yunnanozoon lividum (“Animal Vivo de Yunnan”) é um cordado ou um hemicordado, um filo intimamente relacionado.

Os cordados passaram a se tornar um dos mais bem-sucedidos de todos os filos animais, colonizando a terra e o mar e se tornando o quarto filo mais diverso, depois dos artrópodes, nematóides e moluscos, com mais de 100.000 espécies. A inovação primária dos cordados foi um cordão nervoso central, que evoluiu para uma espinha dorsal. Isso forneceu uma estrada designada para os nervos, permitindo maior complexidade neurológica e controle motor. A espinha dorsal forneceu uma maneira de os animais se tornarem mais robustos sem usar um exoesqueleto.

Alguns cordados familiares incluem peixes e enguias, incluindo peixes sem mandíbula, como lampreias, tubarões, raias e patins, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos, incluindo humanos.

Existem vários grupos extintos no filo Chordata, incluindo tubarões espinhosos, peixes blindados chamados placodermos, os dinossauros e vários tetrápodes antigos, incluindo alguns dos primeiros animais a colonizar a terra, e então os primeiros animais a colonizar o interior do continente.

Filo Chordata – O que é

 Filo Chordata

Filo Chordata inclui os vertebrados conhecidos (peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos).

Os vertebrados e Mixinas juntos compõem o unidade taxonômica Craniata.

Os restantes dos cordados são os tunicados (Urochordata), lancelets (Cephalochordata), e, possivelmente, alguns grupos estranho extintos.

Com poucas exceções, os cordados são animais ativos com corpos bilateralmente simétricos que são longitudinalmente diferenciadas em cabeça, tronco e cauda.

As características morfológicas mais marcantes do cordados são a notocorda, cordão nervoso, e fendas viscerais e arcos.

Filo Chordata – Animais

Os cordados constituem um filo bastante heterogênio, abrangendo animais adaptados para a vidana água doca e salgada, na terra e no ar. São animais dotados de simetria bilateral, celomados, triblãsticos e segmentados.

Os cordados possuem características diferenciais e exclusivas que permitem o enquadramento de um animal neste grupo e que são encontradas pelo menos nos primeiros estágios de desenvolvimento as estruturas abaixo:

Notocorda ou córda dorsal: consiste em um bastão fibroso que confere sustentação ao corpo.

Fendas branquiais: São pequenos oríficios localizados na faringe e que se prestam à filtração de alimentos ou à respiração.
Tubo nervoso dorsal:
 O sistema nervoso ocupa posição dorsal e apresenta-se como um tubo nervoso longitudinal e único.

Filo Chordata – Origem

Um estudo comparativo entre invertebrados e protocordados mostrou que as formas larvais dos equinodermos (invertebrados) e dos hemicordados (protocordados) são, extremamente, parecidas, fato que serviu de argumento para se considerar os hemicordados aparentados com os equinodermos.

Portnato, os equinodermos devem ter dado origem aos hemicordados, e estes, por sua vez, podem ter originado os demais protocordados, que evoluíram até os vertebrados, segundo o esquema:

Divisão do Filo Chordata

O filo Chordata divide-se em quatro subfilos:

Hemichordata
Urochordata ou Tunicata
Cephalochordata
Euchordata ou Vertebrata

Os três primeiros subfilos( hemicodados, urocordados e cafacordados) correspondem aos cordados primitivos e, por isso, são considerados integrantes do grupo Protochordata( protocordados).

Os eucordados(vertebrados) dividem-se em dois grupos: Agnatha e Gnathostomata.

Os agnatos apresentam apenas uma classe: Cyclostomata;

Os gnatostomatos apresentam duas superclasses: Pisces (que compreende as classes Chondrichthyes ou peixes cartilaginosos e Osteichthyes ou peixes ósseos) e Tetrapoda (que compreende as classes Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia).

Características dos Cordados

O filo Chordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Todos possuem um notocórdio dorsal, semelhante a uma haste, um cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas.

Em muitos cordados, algumas destas características são encontradas apenas nos estágios de seu desenvolvimento.

filo Chordata contém uma diversidade de animais, unidos por possuírem. pelo menos em alguma fase de sua vida, fendas faríngeas, um notocórdio e um cordão nervoso dorsal.

Embora a maioria dos cordados pertença ao subfilo Vertebrata, em que um esqueleto vertebral envolve ou substitui o notocórdio, existem dois subfilos de cordados invertebrados.

Aos cordados (gr. chorda = cordão) pertence uma enorme variedade de organismos, sendo este o terceiro filo animal em número de espécies, com cerca de 40000, embora tal apenas represente cerca de 5% do reino animal. Este é o maior e o ecologicamente diversificado filo da linha deuterostómica.

Não foram encontrados fósseis de cordados no Câmbrico, altura em que os restos animais se tornam comuns, pelo que se pensa que os primeiros animais deste grupo seriam de corpo mole, pouco adequados a uma boa preservação. Os primeiros vertebrados são peixes do Silúrico e Ordovicíco, após o que os vertebrados se tornaram comuns e frequentemente dominantes no registo fóssil.

Os anfíbios surgem no Devónico e florescem no Carbonífero, surgindo as salamandras no Jurássico. Répteis surgem no Pérmico e expandem-se grandemente na era Mesozóica, tendo-se extinguido na sua maioria no fim do Cretáceo. As aves e mamíferos surgiram no Jurássico e Triássico, respectivamente, a partir de répteis, tendo-se diferenciado no início do período Terciário.

Tal como outros filos bem sucedidos, como os moluscos ou os artrópodes, ocorre em todos os habitats, marinho, água doce e terrestre, e inclui todos os grandes animais actualmente presentes na Terra (talvez excluindo os cefalópodes), pelo que o homem está muito bem familiarizado com ele.

Devido ao tipo de animais que possui e pelo próprio Homem nele se incluir, foi alvo de um interesse desproporcionado dos zoólogos durante muito tempo, sendo provavelmente o filo mais conhecido deste reino.

No entanto, esta especulação não permitiu esclarecer rapidamente a origem dos cordados, devido á enorme diferença morfológica entre estes e os restantes filos de invertebrados, bem como a completa ausência de formas fósseis intermédias.

Origem filogenética dos cordados

Nos filos estudados, a uniformidade de padrão corporal permitia definir características gerais do filo.

No caso dos cordados, no entanto, os principais aspectos que os definem são embrionários, pois o filo inclui seres muito diferentes uns dos outros na sua forma adulta.

Assim, as características que distinguem os cordados em geral de todos os outros filos animais são:

Filo Chordata
Características gerais de um cordado típico

Fonte: br.geocities.com/www.pucrs.br//www.wisegeek.org/www.geocities.com/bio.libretexts.org

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.