Medusas

Medusas – O que são

PUBLICIDADE

Medusas (também conhecido como geleias e geleias do mar) são animais desossados que flutuam livremente pelo mundo oceanos.

Apesar das águas-vivas existirem em nossos oceanos em todo o mundo são particularmente proeminentes em áreas costeiras.

Medusa pode ser encontradas em todas as formas e tamanhos a partir de apenas alguns centímetros de diâmetro a mais de um metro.

Existem são provavelmente cerca de 2.000 espécies diferentes de medusa (água-viva), sendo a mais comum as grandes, coloridas encontradas nas zonas costeiras mais quentes.

Existem quatro tipos diferentes de medusa que são classificados pela sua forma e da maneira como se comportam.

Apesar do nome, águas-vivas não são realmente peixes mas são classificados em um grupo de seus próprios como eles são diferentes de qualquer outro animal na Terra.

O corpo da água-viva é composta de uma geleia não vivo como substância chamada mesogléia. Esta geleia é rodeado por uma camada de pele que é apenas uma célula de espessura.

O corpo da água-viva é composta principalmente de água, cerca de 90%, na verdade.

As medusas também têm tentáculos ao redor da boca, que variam em comprimento, dependendo da espécie de água-viva.

As medusas usam seus tentáculos tanto para capturar e picar suas presas. Os tentáculos da água-viva são cobertos por uma pele que contém células especiais, algumas para picar, alguns que pegam e outras para furar.

A água-viva é capaz de produzir essas células em uma taxa alarmante para que eles sejam efetivamente disponível para a água-viva.

Algumas picadas de medusas contêm veneno que a água-viva usa para atordoar e matar sua presa. A água-viva, encontrada nos oceanos ao redor da Austrália, tem um ferrão poderoso o suficiente para ser fatal para os seres humanos. Os longos tentáculos da água-viva é o que produz a picada.

A água-viva é um animal carnívoro e apesar da aparência, a água-viva é um predador extremamente eficiente.

As Medusas usam seus tentáculos para atordoar suas presas antes de agarrar sobre ele e trazê-lo em sua boca. Medusas presa em um tipos de animais aquáticos, como peixes pequenos, ovos e invertebrados, juntamente com qualquer outra coisa que ficar presa em seus tentáculos.

Devido ao fato de que muitas espécies de águas-vivas são transparentes, são muitas vezes difícil para os predadores de detectar. No entanto, as água-viva são andarilhos e se movem muito lentamente através da água, por vezes usando seus tentáculos para impulsioná-los junto.

As Medusas são consumidas por seres humanos, tubarões, lulas e ocasionalmente pássaros.

Medusas liberam seus óvulos e espermatozoides na água que eventualmente encontram e o ovo é fertilizado. O óvulo da água-viva se torna um embrião rapidamente e começa a se desenvolver no mundo, de água..

Medusas – Água-viva

As águas-vivas flutuaram nas correntes oceânicas durante milhões de anos, mesmo antes de os dinossauros viverem na Terra. As criaturas gelatinosas pulsam ao longo das correntes oceânicas e são abundantes em águas frias e quentes do oceano, em águas profundas e ao longo da costa. Apesar do nome, porém, as águas-vivas não são peixes – são invertebrados ou animais sem espinha dorsal.

As águas-vivas têm minúsculas células picantes em seus tentáculos para atordoar ou paralisar suas presas antes de comê-las. Dentro de seu corpo em forma de sino há uma abertura que é sua boca.

Eles comem e descartam os resíduos dessa abertura.

À medida que as águas-vivas esguicham água da boca, são impelidas para a frente. Os tentáculos pendem do corpo liso em forma de saco e picam suas presas.

Picadas de medusas podem ser dolorosas para os humanos e, às vezes, muito perigosas. Mas as águas-vivas não atacam os humanos de propósito.

A maioria das picadas ocorre quando as pessoas acidentalmente tocam uma água-viva, mas se a picada for de uma espécie perigosa, pode ser mortal. A água-viva digere sua comida muito rapidamente.

Eles não seriam capazes de flutuar se tivessem que carregar uma grande refeição não digerida.

palavra água-viva é um termo comum usado para descrever animais que são gelatinosos ou feitos de material “gelatinoso”. Existem muitos tipos diferentes de água-viva, incluindo os tipos que picam, chamadas medusas, e os que não picam, chamados geleias de favo ou ctenóforos.

Medusas – Animais

As medusas têm sido tradicionalmente consideradas simples e primitivas. Quando se observa uma medusa num aquário, não é difícil perceber porquê.

A medusa tal como os seus familiares (a anémonas e o coral) parece um animal desprovido de muitos acessórios. Não tem cabeça, sem parte da frente ou de trás, sem lado esquerdo ou direito, sem pernas ou barbatanas. Ela não tem coração. O seu intestino, em vez de um tubo, é uma bolsa cega, pelo que a sua boca serve também como orifício retal. Em vez de um cérebro, ela tem uma rede difusa de nervos.

Um peixe ou um camarão pode-se deslocar rapidamente nadando de forma determinada; uma medusa desloca-se de forma preguiçosa através de impulsos lentos.

Mas novas pesquisas fizeram os cientistas perceber que eles têm subestimado a medusa e seus parentes – conhecidos como cnidários.

Por baixo do seu exterior aparentemente simples reside uma notável coleção de genes sofisticados, incluindo muitos que deram origem à anatomia complexa dos seres humanos.

Muito para sua surpresa, os cientistas descobriram que alguns genes ativados nos embriões eram quase idênticos aos genes que determinavam o eixo cabeça-cauda dos bilatérios, que inclui os seres humanos.

Mais surpreendentemente, os genes ativam-se no mesmo padrão cabeça-cauda dos bilatérios.

Estudos adicionais mostraram que os cnidários utilizavam outros genes do kit de genes dos bilatérios. Os mesmos genes que conferem o padrão de frente-trás dos embriões dos bilatérios, por exemplo, foram produzidos em lados opostos do embrião da anémona.

As descobertas levaram estes cientistas a perguntarem-se por que razão os cnidários um conjunto tão complexo de genes de construção corporal se os seus órgãos acabam por se formar assim tão simples.

Eles concluíram que os cnidários podem ser mais complicados do que parecem, particularmente no que diz respeitos aos seus sistemas nervosos.

De certa forma, os cnidários são um modelo melhor para a biologia humana do que as moscas da fruta. Por muito estranho que pareça, observar uma medusa num aquário é muito como nos olharmos ao espelho.

Reprodução: As medusas reproduzem tanto sexualmente como assexuadamente.

Medusas ou geleias – O que são

Medusas
Medusas

Qualquer pessoa que tenha visto o corpo em forma de cúpula de uma água-viva pulsando na água, com tentáculos pendurados para trás, pode testemunhar que eles são uma visão intimidante e intrigante.

Assisti-los pode fazer você se perguntar: o que são eles?

As águas-vivas não são realmente peixes, é claro, porque a anatomia de um peixe está centrada em torno de sua espinha dorsal, enquanto a água-viva é um invertebrado em forma de cúpula. Portanto, é mais correto referir-se a eles simplesmente como “geleias”. Acredite ou não, essas criaturas errantes, com sua forma de guarda-chuva e tentáculos pendurados, estão mais intimamente relacionadas aos corais, anêmonas do mar, chicotes do mar e hidrozoários.

Por quê?

Eles compartilham uma parte distinta do corpo – uma célula picadora semelhante a um arpão usada para capturar presas. Geralmente, essas células são chamadas de cnidócitos (dica: não pronuncie o “c”), que vem da antiga palavra grega para urtiga. Portanto, os animais neste filo são chamados de cnidários.

Os cnidócitos nos tentáculos das geleias liberam veneno de um saco chamado nematocisto. Isso os ajuda a capturar presas flutuantes na coluna de água. As geleias têm controle limitado sobre seus movimentos, usando um músculo para se propelirem a curtas distâncias, expandindo e contraindo seu sino. Portanto, eles derivam em correntes e frequentemente aparecem em grandes massas chamadas de “florescimento”, “enxame” ou “estalo”.

Os puristas consideram as únicas “verdadeiras geleias” como membros de uma classe específica de cnidários, mas muitos animais de aparência semelhante com tentáculos pendentes são chamados de águas-vivas.

Por exemplo, o homem-da-guerra português (também conhecido como garrafa azul) é muitas vezes confundido com um tipo de água-viva, mas é na verdade um tipo diferente de cnidário que inflige uma picada desagradável. Geleias de pente, apesar da palavra “geleia” em seu nome, não são relacionadas aos cnidários.

Isso ocorre porque eles não têm células urticantes, o que os torna inofensivos para os humanos.

Em síntese:

Medusas ou geleias são a principal forma não suscetível de pólipos de indivíduos do filo Cnidaria.

Eles são tipificados como livre-natação de animais marinhos constituídas de uma campainha em formato de guarda-chuva gelatinosas anterior e posterior tentáculos. O sino pode pulsar para locomoção, enquanto tentáculos urticantes podem ser usados para capturar presas.

As medusas são encontradas em todos os oceanos, desde a superfície até o fundo do mar.

Algumas medusas habitam água doce.

Grande, muitas vezes coloridas, água-viva são comuns nas zonas costeiras em todo o mundo.

As medusas vaguearam os mares por pelo menos 500 milhões de anos e, possivelmente, 700.000 mil anos ou mais, tornando-o o mais antigo dos animais de vários órgãos.

Medusas – Fotos

 

Fonte: www.nytimes.com/a-z-animals.com/floridakeys.noaa.gov/kids.nationalgeographic.com/www.geocities.com/www.jellywatch.org

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.