Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Mimulus  Voltar

Mimulus

 

Mimulus

Mimulus - (Mimulus guttatus)

Para aqueles que sentem medos cuja origem é conhecida: medo de viajar, de morrer, de ser assaltado, de se ferir, de dirigir, etc. Tímido, reservado, inibido.

Nome popular: mimulus.

Nome científico: Mimulus guttatus

Coloração: amarela.

Floração: julho a agosto.

Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Mimosa (Mimosa puddica / Sensitiva).

Os indivíduos que necessitam de Mimulus são hipersensíveis aos estímulos externos. Se vêem como frágeis e não tem confiança na sua capacidade de enfrentar inúmeros eventos rotineiros da vida. Vivem com vários e pequenos medos. Se retraem da vida, tornam-se tímidos, reservados, introvertidos e nervosos.

Sofrem com medo de coisas cotidianas como medo de dirigir, de sentir dor, da solidão, de ser assaltado, de viajar, etc.

Mimulus

Este medo constante os faz restringir sua liberdade. Se estão convalescentes de uma doença tomam muito mais cuidado que o necessário pois tem medo de uma recaída. Se estão num emprego temem tomar certas atitudes com medo de serem punidos ou humilhados. Assim, tendem a ocultar seus medos e ansiedades.

Sentem muito desconforto quando estão em evidência, podendo gaguejar ou se confundir na hora de se expressar.

Esta foi uma das primeiras essências que Bach descobriu. Eis como ele descrevia esta essência: "Você é daqueles que tem medo; medo das pessoas ou das circunstâncias.... assim sua vida é despojada de alegria pelo medo; medo daquelas coisas que nunca acontecem; medo daquelas pessoas que na verdade não tem nenhum poder sobre você; medo do amanhã e do que ele possa trazer; medo de adoecer ou de perder os amigos; medo de uma centena de coisas?

Você quer construir uma base para sua liberdade, mas não tem coragem de romper seus laços? ... Mimulus ... o tornará livre para amar sua vida ..." ( tradução do texto Free Thyself citado no livro Padrões de Energia Vital de Julian Bernard, Ed. Aquariana).

Mimulus ajuda o indivíduo a se ver livre de seus medos e ansiedades de origem conhecida. Ajuda-o a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.

Obs: Mimulus é a essência recomendada quando o medo é de origem conhecida. Quando o medo for devido a uma apreensão, presságios ou ansiedade sem origem conhecida a essência recomendada é Aspen. Quando o medo evolui para pânico ou terror a essência é Rock Rose.

Caso clínico

Menino, 12 anos, estudante. Os pais avaliavam o filho como muito retraído e tímido. Achavam que isto poderia atrapalhá-lo na vida. O menino se descreveu como alguém tímido e com poucos amigos. Não gostava de sair e de passear. No decorrer da entrevista foi ficando claro que ele não se sentia seguro fora de casa. Possuía uma série de pequenos medos, tais como: receio de enfrentar qualquer situação sozinho, medo de ser assaltado, medo de ser desprezado, medo que as pessoas não gostassem dele, medo de fracassar e alguns outros mais. Cobrava muita atenção dos pais e muitas vezes fazia chantagem emocional com eles.

O medo e a frustração de enfrentar o mundo fora de casa era compensado com muitas exigências dentro de casa. Os pais foram orientados sobre a melhor maneira de lidar com ele para colaborar com o tratamento. Para o filho foi prescrito Mimulus, Larch (para a insegurança e imaturidade) e Chicory (para a cobrança que ele tinha com os pais). Depois de um mês o menino já estava ensaiando suas primeiras atividades independentes. Passou por algumas situações desagradáveis (mas normais para a idade) que quase o fizeram voltar ao padrão antigo. Foi prescrito Gentian (para ajudá-lo a perseverar) mais a primeira formulação. Depois de 9 meses o menino já havia superado todas as suas dificuldades iniciais.

Fonte: www.rsmo.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal