Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Framboesa - Página 2  Voltar

Framboesa

Framboesa

Composição

Nas folhas há ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados, e nos frutos há a pectina, glicose e ácidos de fruta. As sementes secas ao ar obtém-se 13,5% de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada. A fruta possui frutose.

Uso

Folhas de framboesa com folhas de amoreiras são recomendados em catarros, nas irritações e inflamações das vias gastrintestinais, nas diarréias e catarros inflamatórios do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas. Utilizado para melhorar o sabor de remédios farmacêuticos. Em compotas, doces, pastéis, etc.

Framboesa

Indicações

As folhas da framboesa tem efeito anti-diarréico e antinflamatório. Em inflamações das gengivas e de garganta usar a folha por infusão e fazer enxágües ou gargarejos para acalmar. A fruta excita o peristaltismo intestinal de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases.

A cura pela framboesa é indicada contra a prisão de ventre, e reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado, dos rins e hemorróidas. Boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo pois ela apresenta um conteúdo abundante de vitaminas. O suco de framboesa com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre.

Nota

A framboesa não é uma árvore; é um arbusto que mede aproximadamente a altura da cintura ou menos se for podada ou mais alta quando velha, podendo até ser cultivada em vasos dentro de casa. Cuidar para não deixar a terra sempre úmida, manter ao alcance do sol. Tem espinhos e folhas verdes claras. A fruta é oca por dentro.

Fonte: www.psleo.com.br

Framboesa

Nome científico

Rubus idaeus.

Nome comum

Framboesa.

Nomes populares

Framboesa, framboeseira ou framboeseiro.

Família

Rosaceae.

Framboesa

Origem

Centro e Norte da Europa e parte da Ásia.

Frutos de Cor Vermelha / Rosa

Arbusto de Frutos Comestíveis, pronto a plantar, com raiz e terraço, acondicionado em embalagem especial (Saco/Blister).

Com Instruções de Plantação.

Descrição

A framboeseira ou framboeseiro é uma planta arbustiva, com cerca de 40 a 60cm de altura, que crescia originalmente, em locais pedregosos e montanhosos e em terrenos graníticos. Possui caule subterrâneo, curto, que emite os ramos ou varas anuais com espinhos (acúleos). Estas desenvolvem-se durante o primeiro ano e no ano seguinte florescem e frutificam, morrendo de seguida. No ano seguinte nascerão novas varas.

As folhas são compostas imparapinuladas ou alternadas com 3 a 5 folíolos, mais ou menos variáveis de tamanho e de forma, podendo ser ovais, acuminadas, dentadas, de cor verde na página superior e esbranquiçadas ou acizentadas e pubecentes na página inferior. As flores são brancas, pequenas, suspensas por um pedúnculo largo e espinhoso.

O fruto da framboeseira ou framboeseiro é de coloração rosa-vermelha ou, raramente, as framboesas são de cores brancas, amarelas ou roxas. O que denominamos de fruto, é um agregado de 75 a 80 pequenos gomos, convexos, rugosos, agrupados em forma de pinha, onde cada gomo constitui um fruto verdadeiro. A polpa de framboesa é muito aromática e de sabor agridoce.

Fonte: www.loja.jardicentro.pt

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal