Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Framboesa - Página 5  Voltar

Framboesa

Framboesa

A Framboesa é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelho-escura e muito suculenta. É originária da Ásia, onde há mais de duzentas espécies.

Entretanto, no Brasil não existem espécies naturais, sendo cultivado somente um tipo, que dá frutos entre outubro e janeiro, Apenas 10 % da produção brasileira é comercializada ao natural. O restante é utilizado para fabricar geléias, doces, compotas e licores.

Como comprar: A framboesa é muito delicada e deve ser manuseada o mínimo possível. Compre frutas que não estejam muito maduras, nem amassadas ou sujas.

Como guardar: Para que a framboesa não amadureça demais nem perca o seu sabor, guarde-a na geladeira, mantendo-a na embalagem original, coberta com plástico ou papel de alumínio.

Se quiser conservar por aproximadamente uma semana, coloque no congelador. Os doces preparados com framboesa ao natural não podem ser guardados por muito tempo.

Como preparar: Se a framboesa vai ser consumida ao natural, lave cada fruta com cuidado, para evitar que estoure e perca o suco.

No entanto, se ela vai ser cozida, não é necessário lavar.

Fonte: www.horti.com.br

Framboesa

A framboesa (Rubus idaeus) é freqüentemente confundida com a amora (Rubus sp). Seu sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades.

Diferentemente da amora, a framboesa possui seu fruto oco e, além disso, seu cultivo é mais delicado. É necessário que a planta seja submetida ao menos a 700 horas por ano a temperatura inferior a 7ºC.

Framboesa

Cultivo

A framboesa, por possuir grande capacidade de propagação, a cada três ou quatro anos, as touceiras precisam ser desmanchadas e as mudas transplantadas em outro local, para que a concorrência entre os ramos não afete a produção.

Os frutos começam a aparecer um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo.

Após a época de frutificação, deve-se fazer o desbaste das plantas, retirando-se todos os galhos que produziram. O desponte (poda verde) deve ser feito quando as plantas atingirem entre 1,10 m e 1,20 m de altura.

A framboesa também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a amora. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo.

Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.

Se o pH do solo estiver em torno de 5,0 a 5,5, não é necessário o uso de calcário. Abaixo disso, aplica-se o produto para corrigir sua acidez. Solos férteis também dispensam adubação química.

Já para os mais fracos, recomenda-se o uso de 25 gramas de adubo à base de 10-20-10 (NPK), para cada metro quadrado de área plantada.

Valor nutricional

Cada 100 gramas de framboesa (Rubus idaeus) contém:

 

Valor nutricional

Cada 100 gramas de framboesa (Rubus idaeus) contém:

Calorias 57 kcal
Proteínas 1 g
Gorduras 0,2 g
Vitamina A 130 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) 25 mcg
Vitamina B5 (Niacina) 0,45 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) 28 mg
Cálcio 35 mg
Fósforo 30 mg
Ferro 1,5 mg

Fonte: pt.wikipedia.org

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal