Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Framboesa - Página 7  Voltar

Framboesa

Framboesa Amarela

Framboesa

A framboesa amarela é uma fruta suculenta de adocicado sabor, originária da Ásia, a framboesa amarela é um fruto com pequenas bagas, de tonalidades amareladas. A camada externa deste fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca.

A framboesa contribui para a saúde dos ossos, dentes e da pele ajudando também na aceleração dos processos de regeneração do organismo. Suas folhas possuem efeitos antiinflamatórios e age contra a diarréia. Além disso, a framboesa amarela possui atividade anticancerígena, antiviral e apresenta alto teor de aspirina natural.

A framboesa amarela é rica em carboidratos, fibras (pectina), ácido fólico e vitaminas C e E. Contudo, quando a framboesa é conservada em calda, suas propriedades nutricionais tendem a diminuírem.

A framboesa amarela pode ser utilizada na culinária, no preparo de sobremesas, sucos, em geléias, compotas e sorvetes. Cada 100 gramas de framboesa amarela fornecem 57 calorias, e também pode ser consumida ao natural.

É recomendado o uso do chá de folhas de framboesa amarela misturado com o chá de folhas de amoreira, contra irritações, inflamações das vias gastrintestinais, catarros, diarréias e hemorragias causadas por hemorróidas.

Dica

Iogurte de Framboesa Amarela

Ingredientes

1 litro de leite de pacote, 1 iogurte natural, 1/2 medida (copo de iogurte) de leite em pó, 1 colher de sopa de açúcar amarelo, 3 framboesas amarelas para cada iogurte

Preparo

Comece por aquecer o leite (sem deixar ferver). Espere até que fique morno e misture bem o leite com o iogurte, o açúcar e o leite em pó.

Coloque a mistura em copos de vidro, junte as framboesas amarelas e deixe no forno aquecido a 45º durante 5 à 6h. Retire e leve ao freezer.

Fonte: www.hetrosfrutas.com.br

Framboesa

FRAMBOESEIRO

Framboesa

Partes usadas

Frutos, flores e folhas.

Família

Rosáceas

Características

Também conhecida como framboesa, amoras-framboesas, é um arbusto de caule espinhoso de folhas esbranquiçadas pela face inferior e de flores branco-esverdeadas e pequenas. Pode alcançar até 2 m de omprimento..

Dicas de Cultivo

Cresce entre rochas de xisto ou granito, em regiões montanhosas da Europa. No continente americano encontra-se naturalizado. No Brasil, vegeta em lugares úmidos e sombreados.

Outros Nomes

Framboesa, amoras-framboesas; Portugual: framboeseiro, framboesa, amora-framboesa; Esp.: frambueso, sangüeso, chardón, chardonera, mora, fresal de montaña; Fr.: framboisier ; Ing.: raspberry.

Princípio ativo

Pectina, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais e vitaminas A, B e sobretudo C. Suas flores e folhas contém taninos.

Propriedades

Aperitivas, antiescorbúticas, refrescantes e tonificantes. Adstringentes, antidiarréicas.

Indicações

São úteis contra a prisão de ventre, o reumatismo e a isuficiência renal e hepática. Estimulam o metabolismo, nos processos de desintoxicação e eliminação de resíduos orgânicos - comem-se os frutos como sobremesa, se possível frescos, ou senão em compotas. Suas flores e folhas são adstringentes. Usa-se em infusão como antidiarréicas - 30 a 40 g por litro de água, 2 vezes ao dia.

Fonte: www.cantoverde.org

 

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal