Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Funções Orgânicas  Voltar

Funções Orgânicas

 

Os químicos acreditavam que os compostos obtidos a partir de organismos vivos foram enriquecidos com uma força vital que os distinguia dos compostos inorgânicos.

"Orgânica" refere-se aos compostos que foram sintetizados a partir de organismos vivos no passado.

O desenvolvimento da química orgânica beneficiou da descoberta de petróleo e o desenvolvimento da indústria petroquímica. compostos orgânicos formam a base de toda a vida terrena e constituem uma parte significativa dos esforços humanos em química.

A química orgânica é agora considerado a química do carbono.

A química orgânica é uma subdivisão de Química e lida com o estudo científico da estrutura, propriedades e as composições de compostos. Este é também considerado como a química de compostos contendo carbono.

Todos os organismos vivos, independentemente de plantas e animais são compostos de compostos orgânicos e qualquer pessoa com um interesse na vida definitivamente gostaria de saber mais sobre as moléculas envolvidas nestes processos de vida, o que exigiria uma compreensão básica de química orgânica.

O que é Química Orgânica?

A química orgânica é o ramo da química que trabalha com compostos que contêm ligações carbono-carbono.

Estes compostos de carbono são especiais na natureza porque a maioria deles são aliança na natureza e eles são altamente voláteis. Como compostos orgânicos têm alguns caracteres distintivos que são diferenciados dos resto da química e é estudado separadamente. Como o carbono pode formar uma cadeia longa devido à sua capacidade catenation (e capacidade de formar longas cadeias com si mesmo e com outros átomos) pode formar muitos número de compostos.

Produtos químicos estudados em química orgânica incluem hidrocarbonetos, compostos que contêm apenas carbono e hidrogênio, bem como composições miríade baseados sempre em carbono, mas que também contém outros elementos, tais como hidrogênio, azoto, oxigênio, fósforo, enxofre, etc.

Os padrões de ligação abertas para carvão, com a sua postura de títulos individuais, duplos, e triplos quatro formais, bem como várias estruturas com elétrons de fazer a matriz de compostos orgânicos estruturalmente diversas e sua gama de aplicações enormes.

Química orgânica Grupos Funcionais

Uma das características especiais da Química Orgânica que o diferencia de Química Inorgânica é que os compostos formam um padrão chamado de série homóloga. Todos os composto orgânico tem uma parte específica ou grupo. Esta parte é chamada como grupo funcional no composto orgânico.

Todos os compostos orgânicos com o mesmo grupo funcional ficará sob a mesma série homóloga. Eles terão mesmas propriedades químicas que tornam o estudo da química orgânica muito mais fácil.

Por exemplo, em os compostos seguintes hidroxilo (OH) é o grupo funcional e todos os compostos são denominados como álcoois com as mesmas propriedades físicas e químicas.

Funções Orgânicas

A natureza especial do grupo funcional é todos os compostos com o mesmo grupo funcional terá mesmas propriedades químicas. Mas as propriedades físicas podem diferir com o número ea natureza das cadeia de carbono.

Por exemplo, tanto metanol e butanol vai cair sob a série de álcool. Ambos irão reagir com sódio para libertar hidrogénio gasoso.

2CH3OH + 2Na Funções Orgânicas 2CH3ONa + H2
2CH
3CH2CH2OH + 2Na Funções Orgânicas 2CH3CH2CH2ONa + H2

Reações Química Orgânica

Reações de química orgânica são diferentes das reações de química inorgânica.

Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos. O número de possíveis reações orgânicas é basicamente infinito. No entanto, certos padrões gerais são observados que podem ser usadas para descrever muitas reações comuns ou úteis.

Reações orgânicas podem ser classificados com base no tipo de grupo funcional envolvido na reação como reagente e o grupo funcional que é formada como resultado desta reação.

Quase todos os componentes de organismos vivos envolve química orgânica - hidratos de carbono, gorduras, enzimas, lípidos, proteínas, ácidos nucleicos, etc.

O equilíbrio de forças de atração entre os átomos quando eles compartilham electrões é conhecido como ligação covalente.

Uma ligação covalente é uma ligação química que envolve o compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos. Dependendo da ordem dos milhões de títulos de ligações compostas, todos com propriedades potencialmente diferentes, podem ser preparados.

Funções Orgânicas

Por outro lado, os electrões de ligação pode ser igualmente dividida entre átomo dando origem a radicais livres. Daí reações de química orgânica prosseguir através da formação de iões ou radicais livres

Funções Orgânicas - O que é

Para uma cadeia carbônica ser inserida nesta classe de compostos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional. Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.

Os compostos que possuem átomos de O, N ou elementos da família dos Halogênios (Cl, Br, F, I), ligados diretamente à cadeia carbônica, passam a ser classificados como: Funções orgânicas contendo Oxigênio, Nitrogênio ou Haletos.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, álcoois, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos

Grupo Funcional - O que é

Um grupo funcional é uma porção de uma molécula que é um grupo reconhecível / classificadas e acoplada de átomos.

Em química orgânica, é muito comum ver moléculas compostas principalmente de carbono como uma espinha dorsal com os grupos funcionais ligados à cadeia.

O grupo funcional da molécula dá suas propriedades, independentemente do que molécula contém; eles são os centros de reatividade química.

Os grupos funcionais dentro de uma molécula necessitam ser identificadas em nomenclatura.

Função Orgânica

É o conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes (denominadas, então, propriedades funcionais).

O grupamento dos compostos orgânicos com propriedades semelhantes,ocorre em conseqüência de características estruturais comuns.

Cada função é caracterizada por um grupo funcional.

Tabela de Funções Orgânicas

Classes Descrição Fórmula geral Nomenclatura

FUNÇÕES HIDROCARBONETO

ALCANOS

 

Apresentam cadeia carbônica aberta e saturada. CnH2n+2 pref. + an + o
ALQUENOS ou ALCENOS Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo uma dupla ligação. CnH2n pref. + en + o
ALQUINOS ou ALCINOS Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo uma tripla ligação. CnH2n-2 pref. + in + o
ALCADIENOS Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo duas duplas ligações. CnH2n-2 pref. + dien + o
CICLOALCANOS ou CICLANOS Apresentam cadeia carbônica fechada e saturada. CnH2n ciclo + pref. + an + o
CICLOALQUENOS (CICLENO) Apresentam cadeia carbônica fechada, contendo uma dupla ligação no anel. CnH2n-2 ciclo + pref. + en + o
AROMÁTICO Apresentam pelo menos um anel benzênico. ---------------------- nomes especiais

(Não seguem as regras.)

 

FUNÇÕES HIDROXILADAS

ÁLCOOIS

 

Apresentam o grupo -OH (hidroxila) ligado a carbono saturado.

 R – OH

 

pref. + an + ol ; diol

 

 

FENÓIS

 

Apresentam a hidroxila ligada a um carbono do anel Aromático. Ar – OH

hidróxi + nome do aromático

 

ENOL

 

Apresenta dupla ligação mais uma carboxila ligadas ao carbono

R--C=C-- OH

 

pref. + en + ol

FUNÇÕES CARBONILADAS

ÉTERES

Apresentam um heteroátomo de Oxigênio entre 2 carbonos na molécula.

R –O-- R1

pref. + oxi + HC

ALDEÍDOS Apresentam o grupo aldoxila ou carbonila aldeídica  

-CHO

 

pref. + an + al;  dial
CETONAS  

Apresentam o grupo carbonila cetônica ligado a 2 átomos de carbono.

 

  pref. + an + ona

 

FUNÇÕES CARBOXILADAS

ÁCIDOS CARBOXÍLICOS Apresentam o grupo carboxila.  

R – COOH

  

 

pref. + an + óico

ÉSTERES Apresentam o grupo funcional ao lado.   nome oficial do ácido –ico + ato de radical orgânico
SAL ORGANICO São produtos entre ácido orgânico ( RCOOH ) e baseinorgânica (Me(OH)x)   nome oficial do ácido – ico  + ato de metal
 ANIDRIDO São compostos resultantes da desidratação dos ácidos

carboxílicos e bem mais reativos que os ácidos que o deram origem

  anidrido + nome oficial do ácido

 

FUNÇÕES HALOGENADAS

 HALETO DE AQUILA São derivados de um hidrocarboneto pela substituição de um hidrogênio por halogênio (X = F, Cl, Br ou I) R - X halogênio + nome

do HC correspondente

HALETO DE ACILA São derivados de um Ácido Carboxílico pela substituição do

grupo (OH) por halogênio (X = F, Cl, Br ou I)

  halogênio (+eto) de HC +ila
 HALETO DE ARILA São derivados de um hidrocarboneto AROMÁTICO pela substituição de um hidrogênio por halogênio (X = F, Cl, Br ou I) AR - X halogênio + nome

do HC correspondente

COMPOSTO DE GRIGNARD São compostos orgânicos que apresentam metais ligados ao Carbono R – MgX halogênio (+eto) de

radical -- magnésio

FUNÇÕES NITROGENADAS
AMINA Podem ser considerados como derivados da amônia (NH3), substituindo os grupos de hidrogênio por outros grupos R – NH2 radical + amina

 

AMIDA Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo um grupo carbonílico ligado ao nitrogênio.   Nome oficial do ácido, trocando: -óico por amida

-ico por amida

NITRILA Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo uma tripla ligação. R - CN nome HC + nitrila
ISONITRILA Apresentam cadeia carbônica aberta, contendo uma dupla ligação + dativa.

 

R - NC nome HC + ISOnitrila
NITROCOMPOSTOS Apresentam o grupo nitro -NO2. R – NO2 nitro- + nome do HC

Fonte: chemistry.tutorvista.com/www.chem.ucla.edu/ucbweb.castelobranco.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal