Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Futsal  Voltar

FUTSAL

FUTSAL

A versão mais aceita, para o surgimento do Futebol de Salão no Brasil, é a de que ele começou a ser praticado nos idos de 1940 por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de Futebol para divertimento nas suas horas de lazer, improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas, na prática desse último esporte. De início as "equipes" variavam de número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco.

As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, posterior- mente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o "Futebol de Salão" ser chamado também de "esporte de bola pesada".

Não demorou muito, e o esporte recém criado ganhou adeptos em outros Estados, estabelecendo-se regras elementares, procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes , rapidamente ganhava adeptos, sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando as regras uns dos outros.

Na década de 50 surgiam várias Federações Estaduais, sendo a pioneira a Federação Metropolitana de Futebol de Salão (atual Federação do Rio de Janeiro), fundada a 28 de julho de 1954, na sede do América Futebol.

Em 1955, a entidade carioca organizou a primeira competição oficial, denominando-a "Torneio de Apresentação", vencido pelo Brás de Pina. Em 1956 foi realizado o 1º Campeonato na cidade do Rio de Janeiro com 42 disputantes. No mesmo ano, no Estado de Ceará, que mais tarde viria a se a sede da "Confederação Brasileira de Futebol de Salão", era disputado igualmente o primeiro campeonato dirigido pela recém-fundada Federação Cearense de Futebol de Salão. Veja, ainda a História da História da Federação Paulista de Futebol de Salão

Até o início da década de 60 havia divergência de regras, com o Rio de Janeiro e São Paulo disputando a primazia do novo esporte, procurando impor seus pontos de vista. O Futebol de salão ganhara, já, tal amplitude que a então Confederação Brasileira de Desportos, resolveu oficializar sua prática, aceitando como filiadas as Federações Estaduais e promovendo certames de âmbito nacionais, de clubes e seleções.

Fonte: www.museudosesportes.com.br

FUTSAL

FUTSAL

O futebol de salão e o Futsal são, na verdade, duas versões de uma mesma modalidade de esporte que é o futebol, pois há o Futsal que se originou do Futebol de salão-FIFUSA, sendo o primeiro mais semelhante ao futebol de campo disputado em uma área menor e de piso duro e o segundo é bem similar ao primeiro, mas com algumas regras diferenciadas. Apesar dessas diferenças, ambos são um esporte disputado por duas equipes de 5 jogadores cada.

As equipes possuem como principal objetivo colocar a bola na baliza adversária, caracterizada por 2 postes verticais de medidas oficiais, limitadas pela altura, por uma trave horizontal, também com medidas oficiais, tal como no futebol. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é vencida pela equipa que marcar o maior número de gols.

FUTSAL
Jogadores de futsal

FUTSAL
Treino de uma equipa de futsal num ginásio

História

A versão mais aceita para o berço do Futebol de Salão é a de que ele começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços do Uruguai, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. No início, as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o Futebol de Salão, hoje um dos esportes mais praticados no país, ser chamado de "esporte da bola pesada".

De repente, o novo esporte começou a ganhar corpo, estendendo-se a outros estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo, organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes rapidamente ganhava adeptos sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando regras uns dos outros.

Cronologia do Futsal

1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.

1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.

1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.

1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.

1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.

1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.

1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente é João Havellange.

1981 - A CBFS consegue sua sede própria.

1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal. Com o ginásio do Ibirapuera, o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.

1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se "bi" vencendo a própria Espanha.

1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.

1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.

1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.

1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.

1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.

2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.

2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.

2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".

2004 - "Oitava" edição do eleções, realizado em Taipei (China). O Brasil perde na semi-final para ae termina em 3º lugar, vencendo a Argentina na disputa do terceiro lugar. Na final, a seleção da Espanha derrota a Itália e torna-se bi-campeã do mundo.

2005 - Eleição na CBFa é reeleito para mais um mandato. A Federação Paulista de Futsal comemora seus 50 anos de fundação. O futsal é oficialmente incluído nos Jogos Pan-americanos do Rioontinuam os apoios ao movimento idealizado pela FPFS para inclusão do futsal no programa dos Jogos Olímpicos. (http://www.futsalbrasil.com.br/historia.php)

Convém destacar que o amor e a tendência natural do brasileiro pelo futebol transfundiram-se para o Futsal, em razão da valorização imobiliária e de outros fatores sócio-econômicos que implicaram na quase extinção dos antigos campos de várzea. E o futebol passou, à falta de espaços principalmente nas áreas urbanas, a ser praticado em quadras originalmente destinadas a jogos de basquete e vôlei, daí explicar-se a "febre" do Futebol de Salão.

Hoje, seguramente o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais de 12 (doze) milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performance, como também nas outras manifestações (esporte-educação e esporte-participação) definidas na recomendação nº 01/86 do CND.

Em pesquisa realizada pela revista "Placar" de 01/06/84, corroborada em 1985 pelo IBGE, em seu anuário Estatístico, quanto aos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas classes A, B e C e nas faixas de idade de 15/19 e de 20/24, evidenciou-se que o Futsal está em primeiro lugar na preferência nacional. E tudo isto decorre de ser o Futsal, sem dúvida, o único esporte genuinamente brasileiro e que não impõe o biótipo geralmente requerido para certas modalidades "importadas", podendo praticá-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso, daí ter tomado de roldão as quadras e espaços de recreação dos colégios, edifícios, empresas, pólos de lazer, clubes sociais e esportivos, quartéis, praças, conjuntos habitacionais, etc. (...) Vale salientar que hoje o futsal não é apenas praticado e assistido nos ginásios convencionais, o nosso esporte conta com três Mundialitos disputados em arena especialmente construída, a céu aberto, na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, por ocasião dos Festivais de Verão promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro nos anos de 1995, 1996 e 1998, sagrando-se campeão em todos, além de ser amplamente divulgado nos meios de comunicação, inclusive com cobertura televisiva sistemática.

Futsal e Futebol de Salão

Apesar do muito que se diz, o futebol de salão e o futsal são, em linhas gerais, a mesma modalidade desportiva. O Futebol de Salão é organizado pela FIFUSA e tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão, além das respectivas federações Mundial, Panamericana e Européia entre outras; o Futsal é organizado pela FIFA, com departamento próprio, e tem na Confederação Brasileira de Futsal sua representante nacional. As ligações ou organizações externas são, em última análise, resultantes da formação de grupos politicos distintos dentro do Esporte, e que acabam por enfatizar pequenas diferenças na modalidade esportiva para assegurar "territórios" políticos. As duas modalidades têm objetivos idênticos (iguais em todos os jogos desportos coletivos) - o gol, a cesta, o ponto... Algumas regras foram sendo criadas, diferenciando as modalidades: o futsal é, em muitos aspectos, uma adaptação do futebol de campo para uma área de aproximadamente 40x20m, salvo algumas alterações; o futebol de salão proíbe o jogo aéreo, laterais e escanteios são cobrados com as mãos, goleiros são restritos à sua área; sendo que, ao se encontrar dentro desta área, o jogador encontra-se em "impedimento" e a altura em que a bola pode ser jogada na vertical é previamente definida. Esta é, sem dúvida, uma das poucas regras diferenciadoras entre as modalidades.

Quanto ao aspecto dos agrupamentos políticos em torno do esporte. Até meados da década de 80 o futebol de salão era administrado por uma entidade independente da FIFA, chamada Federação Internacional de Futebol de Salão ou simplesmente FIFUSA, com sede no Brasil. Posteriormente houve um acordo para a fusão das duas entidades, mas por motivos políticos o acordo não vingou e enquanto a FIFA passou a congregar as principais federações nacionais, a FIFUSA congregou pequenas federações e criou novas como a Confederação Nacional de Futebol de Salão, já que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se filiou à FIFA; com isso a FIFA alterou o nome para futsal e criou as novas regras para o esporte, organizando os campeonatos mundiais da modalidade. À FIFUSA coube manter o esporte com o nome anterior e até mesmo com as mesmas regras, salvo pequenas alterações.A Confederação Brasileira realiza, anualmente, as disputas da Liga Brasileira de Futsal.

Nos últimos anos, o futsal ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como, por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área

O que muitos desejam deixar bem claro, sem menosprezar qualquer das modalidades, é que são diferentes e não devem ser confundidas. Por outro lado, pode-se justamente observá-las naquilo que têm em comum. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas.

O futsal tem ganhado cada dia novos adeptos por necessitar de poucos jogadores (se comparado a outros esportes coletivos), ser disputado em quadras cobertas e uma partida permitir ver jogadas e gols considerados de uma grande beleza plástica...

Fundamentos

Passe

É o ato de passar a bola a outro colega. Pode ser feito com o peito ou a ponta do pé, de cabeça,com o tórax, com o lado externo e interno do pé.

Drible

É o jogador passar pelo adversário sem que este consiga a posse de bola pra si.

Cabeceio

É o pouco utilizado, mais útil em bolas altas e cruzamentos na área.

Chute

É o fundamento mais gostoso de ser praticado por estar sempre objetivando o gol. Pode ser feito com o peito ou com a ponta do pé, de volteio, de chapa.

Recepção

Chamado também de domínio de bola, é muito nescessário e importante e pode ser feito de várias formas como: a sola do pé, com a coxa, com tórax, com a cabeça.

Condução

É a movimentação do atleta que leva a bola consigo para um possível chute a gol ou passe a um colega.

Fonte: pt.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal