Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Gana - Página 4  Voltar

Gana

Nome completo: República do Gana

População: 25 milhões (ONU, 2011)

Capital: Accra

Área: 238.533 km ² (92.098 milhas quadradas)

Principais idiomas: inglês, línguas africanas, incluindo Akan, Ewe

Grandes religiões: Cristianismo, crenças indígenas, o Islã

Expectativa de vida: 64 anos (homens), 66 anos (mulheres) (ONU)

Unidade monetária: Cedi

Principais exportações: ouro, cacau, madeira, atum, bauxita, alumínio, minério de manganês, diamantes

RNB per capita: EUA 1.410 dolares (Banco Mundial, 2011)

Domínio da Internet:. Gh

Código de discagem internacional: 233

Perfil

Gana foi o primeiro lugar na África subsaariana, onde os europeus chegaram ao comércio - a primeira de ouro, depois de escravos.

Foi também a primeira nação negra Africano na região para conseguir a independência de uma potência colonial, neste caso, a Grã-Bretanha.

Apesar de ser rico em recursos minerais, e dotado de um bom sistema de ensino e do serviço público eficiente, Gana foi vítima de corrupção e má gestão logo após a independência em 1957.

Em 1966, seu primeiro presidente e pan-Africano herói, Kwame Nkrumah, foi deposto em um golpe de Estado, anunciando anos de domínio na maior parte-militar. Em 1981 tenente Jerry Rawlings fez seu segundo golpe. O país começou a se mover para a estabilidade econômica e democracia.

Em abril de 1992 uma constituição permitindo um sistema multi-partidário foi aprovado em um referendo, dando início a um período de democracia.

Um país bem administrado pelos padrões regionais, Gana é muitas vezes visto como um modelo para a reforma política e econômica na África.

Exportações de cacau são uma parte essencial da economia; Gana é o maior produtor mundial é a segunda maior.

A descoberta de grandes reservas de petróleo offshore foi anunciado em junho de 2007, incentivando expectativas de um grande impulso econômico.

Produção começou oficialmente no final de 2010, mas alguns analistas expressaram preocupação com a capacidade do país para gerir a sua nova indústria, como as leis que regem o setor de petróleo ainda não tinha sido aprovada.

Em julho de 2009, Gana garantiu um dólar 600 milhões de três anos do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), em meio a preocupações sobre o impacto da recessão global sobre os países mais pobres. O FMI disse que a economia de Gana provou ser relativamente resistente por causa dos altos preços do cacau e ouro.

Gana tem um papel de manutenção da paz de alto perfil, as tropas foram mobilizados na Costa do Marfim, Libéria, Serra Leoa e República Democrática do Congo.

Embora Gana tem escapado da guerra civil que assola outros países do Oeste Africano, em 1994-95 disputas de terra no norte acabaram em violência étnica, resultando na morte de 1.000 pessoas e no deslocamento de um mais 150.000.

Uma cronologia dos principais eventos:

1482 - Português configurar liquidação negociação.

1874 - British proclamar zona costeira uma colônia da coroa.

1925 - Primeiras eleições do Conselho Legislativo ter lugar.

1957 Março - Gana torna-se independente com Kwame Nkrumah como primeiro-ministro.

1960 - Gana proclamou uma república; Nkrumah eleito presidente.

1964 - Gana torna-se um estado de partido único.

1966 - Nkrumah deposto em golpe militar; técnicos russos e chineses expulsos.

1969 - Nova Constituição facilita a transferência do poder para um governo civil liderado por Kofi Busia.

1972 - Busia deposto em golpe militar liderado pelo coronel Inácio Acheampong.

1978 - Acheampong forçado a renunciar; Geral Frederick Akuffo assume.

Era Rawlings

1979 - Akuffo deposto em golpe liderado pelo tenente Jerry Rawlings. Acheampong Akuffo e executado.

1979 Setembro - Rawlings mãos o poder a um presidente eleito, Hilla Limann.

1981 - Limann deposto em golpe militar liderado pelo Rawlings após dois anos de governo fraco e estagnação econômica.

1983 - Rawlings adota política econômica conservadora, subsídios e controles de preços abolição, a privatização de empresas estatais muitas e desvalorizar a moeda.

1992 - Referendo aprova nova Constituição introdução de um sistema multipartidário. Rawlings eleito presidente.

1994 - Mil pessoas são mortas e uma ainda mais 150.000 estão deslocadas na Região Norte após confrontos étnicos entre os Konkomba ea Nanumba pela posse da terra.

De junho de 1994 - Sete grupos étnicos envolvidos na violência no norte da Região acordo de paz sinal.

1995 - Governo impõe toque de recolher na Região Norte como renovadas resultados violência étnica em mais 100 mortes.

1996 - Jerry Rawlings reeleito presidente.

Kufuor eleito

2000 - Dezembro - John Kufuor bate vice-presidente John Atta Mills na eleição presidencial.

2001 Fevereiro - Os preços da gasolina aumente cerca de 60%, após a decisão do governo de retirar os subsídios aos combustíveis.

Abril de 2001 - Gana aceita o alívio da dívida no âmbito de um esquema desenhado pelo Banco Mundial e do FMI.

2001 Maio - dia de luto nacional depois do futebol debandada estádio deixa 126 mortos. Inquérito acusa polícia de exagerar a problemas multidão.

Junho de 2001 - Governo recados feriado celebra golpe militar Rawling, em um esforço para acabar com o legado de seu governo.

Junho de 2001 - Inundações hit Accra, causando 10 mortes e forçando 100 mil a fugir de suas casas.

De abril de 2002 - Estado de emergência é declarado no norte depois de um chefe tribal e mais de 30 outros são mortos em violência clã. Estado de emergência é levantado em agosto de 2004.

Maio de 2002 - Presidente Kufuor inaugura reconciliação comissão para analisar violações de direitos humanos durante o regime militar.

Outubro de 2003 - Governo aprova fusão de duas empresas de mineração de ouro, criando gigante de mineração de ouro novo.

Fevereiro de 2004 - O ex-presidente Jerry Rawlings atesta a comissão que investiga crimes de direitos humanos durante os primeiros anos de seu governo.

Outubro de 2004 - Grupo de atuais e ex-militares detidos por suspeita de planejar a desestabilizar o governo antes das eleições.

Dezembro de 2004 - Enquete Presidencial: Encarregado John Kufuor ganha um segundo mandato.

Abril-Maio de 2005 - Milhares de refugiados togoleses chegar, fugindo da violência política em seu país de origem.

Abril de 2006 - Um barco vira no Lago Volta reservatório; mais de 100 passageiros são temidos afogado.

Junho de 2006 - Visiting chinês, Wen Jiabao promete emprestar cerca de US $ 66 milhões de Gana para financiar projetos de desenvolvimento. Ele está em uma turnê Africano destinada a abrir novos mercados de exportação para a economia chinesa e em garantir o fornecimento de energia e minerais.

Março de 2007 - Gana comemora 50 anos de independência da Grã-Bretanha.

Petróleo descoberto

Junho de 2007 - descoberta de petróleo off-shore, anunciou. Presidente Kufuor diz óleo vai virar Gana em um "tigre Africano".

De setembro de 2007 - A pior enchente em mais de 30 anos causa grande devastação, destruindo grande parte da colheita anual.

De dezembro de 2007 - Presidente Kufuor diz reservas off-shore de petróleo totalizar 3 bilhões de barris.

De dezembro de 2008 - John Atta Mills eleito presidente.

De julho de 2009 - presidente dos EUA, Barack Obama visita.

Gana garante um empréstimo de US $ 600 milhões em três anos a partir do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Outubro de 2009 - A controvérsia sobre venda de rede de comunicações nacional Gana Telecom, alegadamente por menos que valeu a pena.

Dezembro de 2010 - A produção de petróleo Offshore começa.

2011 Julho - Presidente John Atta Mills escolhido como candidato decisão Congresso Democrático Nacional do partido para a eleição presidencial de 2012, derrotando Nana Konadu Agyemang-Rawlings, esposa do ex-presidente Jerry Rawlings.

2011 Agosto - britânica de exploração de petróleo Tullow Oil empresa, diz que vai gastar pelo menos US $ 4 bilhões para desenvolver campos de petróleo na costa de Gana.

2012 Junho - Milhares de pessoas estão deslocadas pela violência comunal no leste, desencadeada pela exumação do corpo de um clérigo muçulmano.

2012 Julho - Presidente Mills morre. John Mahama torna-se chefe de Estado interino.

Setembro-outubro de 2012 - Costa do Marfim fecha suas fronteiras com o Gana por duas semanas depois de um ataque mortal em um posto de controle do exército culpou exilados sobre os apoiantes do presidente deposto Laurent Gbagbo.

2012 Outubro - Gana torna-se envolvido em uma disputa com a Argentina após a captação de um navio de treinamento naval argentina em nome dos credores.

Um menino chinês é morto e cerca de 100 chineses estão detidos em uma operação contra a mineração ilegal de ouro.

2012 Dezembro - O presidente John Mahama ganha reeleição.

Fonte: news.bbc.co.uk

Gana

História

Os reinos de Gana: Se ele deu seu nome ao estado atual, o antigo império de Gana realmente foi localizado mais ao norte na região do Sahel, do Senegal, da Mauritânia e do Mali. Os mais antigos estados no território do Gana, os reinos foram Fagomba e Mamprusi no norte, o décimo segundo e décimo terceiro séculos próspero. Foi nessa época que os imigrantes de língua akan, cujo Ashanti e Fanti, apenas deixar o cerrado e estabelecer sua supremacia sul da floresta, formando uma série de pequenos Estados.

No início do século XV: Estes reinos exercer um comércio ativo com subsaarianos povos que vivem mais ao norte.

Segunda metade do século XV: A cidade de Begho tem um desenvolvimento significativo através de ouro comércio.

Os primeiros europeus a entrar na área eram os exploradores Português, que dão a esta área o nome da Côte-de-Ouro (Gold Coast), como eles estão impressionados com os ornamentos usados ??pelos reis Ashanti e dignitários.

1482: os europeus criam primeiro comercial de São Jorge da Mina, no site do Elmina presente. A região tornou-se o fornecedor de ouro primeira na Europa antes da descoberta dos ricos recursos da América Latina. Mas o ouro não está nas quantidades que se esperam, os governantes Ashanti concessão de um valor de mercado menos um significado simbólico. O comércio de escravos é uma importante fonte de lucros para os comerciantes europeus. O comércio de escravos, praticado desde o século XVI, desperta o interesse de vários países europeus.

A partir do século XVIII: Mais de 30 contadores foram construídas pelos europeus, Inglês, Holandês, Dinamarquês, etc.

Desde 1642: O holandês levou o Português. Europeu comércio favorece o domínio dos Ashanti, que gradualmente se moveu para ficar no cruzamento de rotas comerciais ao redor de Kumasi. Eles se tornam senhores do comércio com o Sul eo Norte.

Meados do século XVIII: O reino Ashanti tem hegemonia incontestada sobre os povos vizinhos, que pagam seus tributos em escravos.

Rivalidade domínio britânico entre as potências européias para o controle do comércio de ouro e escravos encontrados em favor do britânico, que gradualmente deslocar os seus concorrentes.

1807: O comércio de escravos foi abolido pelo Parlamento britânico.

1850: A coroa britânica adquiriu os fortes dinamarqueses.

1871: Os holandeses assentamentos também são transferidos para a Grã-Bretanha.

1874: A região costeira é totalmente controlado pelos britânicos, declarou então uma colônia da Coroa.

O Ashanti, no entanto, com um aumento constante para a região costeira habitada pelos Fanti, representam uma ameaça para os fortes britânicos. Ao longo do século XIX, o Ashanti ferozmente resistiu à colonização britânica.

1901: Os limites da colônia é estabelecida, o Ashanti território e do Norte são submetidos e anexado à colônia.

1922: Parte do Togo alemão, habitada pelos Ewe, é adicionado para a colônia.

A Gold Coast é o tema de uma política de recuperação econômica em curso. Politicamente, o britânico aplicou dois regimes diferentes. Enquanto a maior parte do território está sob administração direta, o território da Ashanti Norte e beneficiar de administração indireta.

1925: as primeiras eleições são realizadas a fim de estabelecer um conselho legislativo de chefes. A vida política se desenvolve, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial. Os britânicos, confrontados com agitação nacionalista implacável, adotar medidas que promovam a autonomia interna, antes da introdução gradual de um estado independente.

1951: As eleições legislativas viu a vitória da Convenção Popular (Partido Popular Convenção, CPP), fundada em 1949 pelo Dr. Kwame Nkrumah. Este último, que foi formado na Grã-Bretanha e os Estados Unidos, dirigiu o governo local. Ele colabora com as autoridades britânicas para se preparar para a independência.

Janeiro de 1957: Proclamação da Independência.

6 de março de 1957: O novo Estado foi rebatizado Ghana. Nkrumah quis recordar o passado glorioso da África Negra. Gana veio nos dias seguintes das Nações Unidas.

Nkrumah anos

1 de julho de 1960: A República é proclamada. Nkrumah foi eleito presidente. Líder carismático do país primeiro negro independente em África, é a voz de Pan, a única maneira, segundo ele, para evitar o colapso de países criadas artificialmente pela colonização. Ele não pode, no entanto, afirmar sua tese: que o sindicato está tentando operar entre Gana, Guiné e Mali é um fracasso.

Figura do movimento não-alinhado, aplica-se a política econômica inspirado no planejamento estatal socialista do bloco comunista. Ela levou o país à falência.

Manter um certo prestígio fora, Nkrumah é cada vez mais contestada pela sua gestão e métodos autoritários em seu país.

A oposição está gravemente limitado, seus líderes foram presos sem julgamento.

1961 e 1962: O governo declarou estado de emergência.

Fim de 1963: Nkrumah começa a limitar o poder judiciário.

1964: Um regime de partido único foi estabelecido.

Mensagem Nkrumah

24 de Fevereiro de 1966: Nkrumah, que está em visita oficial na China, é deposto por um golpe militar. Ele encontra refúgio na Guiné, mas os seus apoiantes foram presos e técnicos de Gana soviético e chinês trouxe foram expulsos do país. Os próximos três anos, Gana é dirigida por um Conselho de Libertação Nacional.

1969: A energia é transferida sob uma nova constituição, um governo civil liderado por Kofi Busia.

1972: Kofi Busia foi derrubado em um golpe de estado liderado pelo coronel Inácio Acheampong. Ele suspende a Constituição proíbe a atividade política e limitar a liberdade de imprensa e as atividades sindicais.

1974: Redução de controle militar ea criação de um conselho de assessoria civis assuntos políticos, bem como um conselho de planejamento econômico.

1978: Acheampong foi forçado a demitir-se e dar lugar ao Frederick Geral Akuffo, que permanece no cargo menos de um ano.

1979: Um jovem tenente da aviação, Jerry Rawlings tomou o poder. Acheampong e Akuffo, bem como vários militares de alta patente outros são acusados ??de corrupção e executado.

Setembro de 1979: Rawlings retirou-se em favor de um presidente civil eleito, Hilla Limann.

31 de dezembro de 1981: A situação econômica se deteriorou cessar, Rawlings toma o poder em um golpe.

Governante como chefe do Conselho de Defesa Nacional Provisória, Rawlings impor um plano de austeridade que ajuda a controlar a inflação e para reunir doadores ocidentais e do FMI e do Banco Mundial. Melhorar a produção agrícola e Rawlings consegue reescalonamento de dívidas mais urgentes.

Década de 1980: Apesar de sua popularidade, o regime Rawlings enfrenta várias tentativas de golpe.

Abril de 1992: Depois de 11 anos de governo autoritário, uma constituição aprovada por referendo, abrindo caminho para um sistema multipartidário.

Rawlings, que aparece como um civil, foi eleito presidente em um eleições multipartidárias, em novembro do mesmo ano. As eleições parlamentares do próximo mês, boicotadas pelos quatro principais partidos de oposição, garantir o partido no poder, o Congresso Nacional Democrático, uma esmagadora maioria.

Junho de 1994: Desafios dos territórios no norte de Gana degenerar em violência étnica entre sete comunidades diferentes. O estado de emergência foi declarado e acordo de paz temporária é negociado entre os participantes.

1995: O ano foi marcado por protestos violentos contra o aumento do custo de vida. Eles são duramente reprimida por um regime que demonstra os limites da democratização começou.

Dezembro de 1996: Na eleição geral, Rawlings é reeleito presidente da República e seu partido, o Congresso Nacional Democrático ganhou a maioria dos assentos na Assembleia Nacional. Estas eleições, o primeiro em que os ganenses pode decidir sobre a política de um governo chegou ao fim do seu mandato, são consideradas livres e justas por observadores internacionais, marcou um passo no sentido da democracia no país.

Se os anos 1993-1998 foram anos de crescimento, o milagre de Gana continua frágil eo país continua presente. O governo privatizou as minas de ouro e deixou a superexploração floresta para assumir a dívida e despesas. Cabeceiras baixas Akosombo levou à grave escassez de energia também afeta exportação para Gana.

Estabilidade política e personalidade Jerry John Rawlins ("JJ") ea eleição do ganês Kofi Annan como secretário-geral da ONU ajudou a fornecer uma boa imagem de Gana no exterior. Além disso, o desaparecimento do rei Ashanti Opoku Ware II em março de 1999, mostrou a importância da África ainda mantêm líderes tradicionais na vida social e política.

Fonte: www.africa-onweb.com

Gana

A República do Gana é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim.

Capital: Acra.

Gentílico: ganense ou ganês.

História

A história do Gana previamente ao último quarto do século XV deriva basicamente da tradição oral, que refere às migrações dos reinos antigos do Sahel, presentemente a Mauritânia e o Mali.

O primeiro contato de Gana com os europeus datam do ano de 1470, quando um grupo de portugueses desembarcaram e começaram a negociar com o Rei de "Elmina". Em 1482, os portugueses construiram o Castelo de São Jorge da Mina e tornou-a uma importante feitoria permanente.

Em 1557 a 1578, os portugueses dominaram até Acra. Durante os seguintes 3 séculos, os ingleses, portugueses, suecos, dinamarqueses, holandeses e alemães controlaram várias partes da costa de Gana, naquele tempo chamada de Costa do Ouro.

Os portugueses perderam grande parte da sua área de controlo (incorporada na Costa do Ouro Portuguesa) em 1642 e foi cedida aos holandeses. No início do séc. XIX, os ingleses conseguiram dominar toda a Costa do Ouro, tornando-a numa colônia, afastando todos os concorrentes europeus e derrotando os reinos nativos (localizados no interior do país).

O país foi renomeado para Gana na sequência da sua independência em 1957 devido às indicações que os atuais habitantes descendam de emigrantes que se movimentaram para Sul do Império Gana. Uma das partes interessantes da história do Gana é o retorno de libertos afro-brasileiros, formando uma comunidade chamada Tabom, que inicialmente estabeleceu-se na capital Acra, no bairro de Jamestown.

Política

Gana
Suprema Corte do Gana

A constituição de Gana de 1992 determinou um sistema de governo multipartidarista com Parlamento unicameral e presidente eleito por voto universal para um mandato de quatro anos.

O presidente, que é ainda o chefe de estado e o comandante das forças armadas, escolhe um Conselho de Ministros, sujeito à aprovação do Parlamento. Os membros do legislativo também são eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos.

Subdivisões

Gana
Mapa do Gana

As principais subdivisões do Gana denominam-se regiões (regions, em inglês):

Upper East

Upper West

Northern

Brong-Ahafo

Volta

Ashanti

Eastern

Western

Central

Greater Accra

Geografia

O Gana situa-se no golfo da Guiné, na África ocidental, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, intersectada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em canoas. A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical úmida interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros. Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito do cacau, minerais e madeira do país. A norte desta faixa, a altitude varia entre 91 e 396 metros acima do nível do mar e o território está coberto por arbustos baixos, savana e planícies cobertas de erva.

O clima é tropical.

A faixa costeira oridental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco.

Existem duas estações das chuvas no sul: Maio-Junho e Agosto-Setembro; no norte, as estações das chuvas tendem a fundir-se. Um vento quente de nordeste, o harmadão, sopra em Janeiro e Fevereiro. A precipitação média anual na zona costeira é de cerca de 83 centímetros.

O lago Volta, o maior lago feito pelo homem em todo o mundo, estende-se desde a barragem de Akosombo no sueste do Gana até à cidade de Yapei, 520 quilómetros para norte. O lago gera eletricidade, fornece uma via de transporte no interior e é um recurso potencialmente valioso para a irrigação e para a aquacultura.

Economia

A economia de Gana é baseada na extração de recursos naturais. Os principais itens exportados são o ouro, madeira e cacau.

A moeda do Gana é o Cedi.

A base da economia é a agricultura, que faz de Gana um dos países mais ricos da África tropical. A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto. O principal produto é o cacau, que responde pela maior parte das exportações.

O governo controla a exportação de cacau pela compra de toda a produção a preços muito inferiores do mercado internacional, mas muitos produtores exportam o produto de forma ilegal.

Gana também exporta, em menores quantidades, café e banana. Outros cultivos menos importantes são, no norte, batata e mandioca e, no sul, alguns cereais como milho, sorgo e arroz. O gado só é explorado no norte e na regiao de Accra, onde predominamos rebanhos caprinos e ovinos. A pesca, apesar de pouco desenvolvimento, é suficiente para abastecer o mercado interno, sobretudo o consumo de pescado seco.

Juntamente com a agricultura, a mineração é uma das principais atividades econômicas. País rico em recursos minerais, Gana explora ouro, diamantes, manganês e bauxita. Também possui petróleo, embora em pequena quantidade. A energia elétrica é obtida quase totalmente em centrais hidrelétricas, sobretudo na represa de Akosombo, no rio Volta.

Concentrada na fabricação de alimentos, bebidas, fumo e produtos químicos, farmacêuticos e metalúrgicos, a indústria absorve cerca da quinta parte da mão-de-obra ganesa. A indústria madereira também tem certa importância, mas carece da infra-estrutura quanto ao transporte e maquinaria.A exportação de proutos agrícolas e minerais é importante fonte de divisas. Na década de 1980 a inflação disparou, devido ao grande déficit do orçamento nacional acumulado nos anos anteriores. A rede de estradas e vias ferroviárias é mais desenvolvida no sul do país. A capital conta com um aeroporto internacional.

A economia do Gana é baseada na extração de recursos naturais.

Os principais itens exportados são: o ouro, madeira e cacau.

Cultura

Gana
Um homem produz o kente, utilizando uma ferramenta tradicional na vila de Bonwire, na região de Ashanti

Na Cultura de Gana é bem visível a presença atual do tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganeses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).

Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganeses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Accra e Kumasi.

Após a independência, a música de Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado high life, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganeses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.

Fonte: pt.wikipedia.org

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal