Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Geografia - Curso  Voltar

Geografia - Curso

O Curso

O Curso de Geografia entende que tem como MISSÃO uma tarefa adequada aos seus propósitos.

Garantir a seus alunos conhecimentos, atividades e habilidades capazes de lhes proporcionar condições para atingir metas e caminhar na direção do exercício permanente da cidadania, contribuindo para a construção do futuro de uma sociedade mais justa e igualitária.

O curso de Geografia faz com que os alunos compreendam a gênese e a dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização dos espaços natural e instituído pelo homem.

O curso é oferecido nas modalidades Bacharelado e Licenciatura.

O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelo Departamento de Geografia e por outras áreas científicas.

O curso de Geografia proporciona um amplo conhecimento dos fenômenos que se comportam espacialmente. A configuração espacial está, portanto, ligada à evolução da vida humana, que se conduz por meio de uma série de fatores - naturais, econômicos e geológicos, entre outros. Assim, o Geógrafo encontra possibilidades de atuação nas mais diversas áreas, como consultorias; empresas e órgãos públicos e privados ligados à utilização e/ou conservação de recursos naturais; análise de dados sobre as condições de vida da população; além de uma crescente demanda como professor.

Grade Básica do Curso de Geografia:

Antropologia Cultural
Geografia do Brasil
Biogeografia
Mineralogia
Cartografia
Geologia
Botânica
História Econômica Geral
Etnologia
Sociologia

Curso de Geografia: Aspectos Favoráveis

Não faltam vagas para professores de geografia nas redes públicas e privadas de ensino do Brasil, atualmente estes profissionais estão em falta.

Curso de Geografia: Aspectos Desfavoráveis

Infelizmente faltam estímulo, investimento e oportunidades para o bacharel em geografia que queira trabalhar em pesquisa.

Objetivos do Curso

Formar profissionais licenciados em Geografia para o exercício das diferentes solicitações profissionais de forma competente e comprometida com uma crítica, criatura e inovadora visando com isso a qualidade do ensino fundamental, médio e superior da ciência geográfica, através de uma sólida formação básica.

Objetivos Específicos

Refletir criticamente sobre a realidade do ensino de fundamental e médio, fundamentando-se numa visão histórica, social, filosófica, política, cultural e econômicaDefinir propostas metodológicas que possam conduzir o ensino a formação da socialização dos estudos visando mudanças no quadro social
Elaborar estudos, pesquisas e extensões visando a melhoria da qualidade de ensino nessa área
Formar um corpo docente capaz de devolver aos alunos a compreensão das questões que envolvem a Geografia de modo geral.

Para atingir seus objetivos, o curso de Geografia busca trabalhar uma metodologia que garanta:

Articulação entre ensino, pesquisa e extensão
Ensino centrado no aluno, numa discussão conjunta de objetivos e propostas
Educador aberto ao novo , pesquisador coerente, verdadeiro, comprometido, responsável, alegre e compromisso com a orientação construtiva
O despertamento da consciência crítica, do diálogo, da problematização, facilitando o pensamento, a criatividade e a tomada de decisões
Busca de competência técnica, pedagógica e política para construir o saber e a cidadania
Relacionamento interpessoal delicado, afável, constante, sereno, condescendente e firme
Estímulo das múltiplas inteligências do aluno em seu desenvolvimento global
Treinamento teórico - prático permanente, pesquisa e manejo dos meios eletrônicos disponíveis para a construção do saber.

A geografia

geografia é o espaço de discussão dos problemas contemporâneos. O espaço econômico, o meio ambiente, as relações internacionais, a integração entre os países, o desenvolvimento brasileiro, o crescimento demográfico, o caos urbano e a produção agrícola são alguns dos temas que compõem o universo da geografia ensinada nas escolas.

Cresce, em todo o mundo, a consciência em que é necessário investir em educação como estratégia para alcançar o desenvolvimento e o bem-estar.

A Geografia é a ciência especializada no estudo do espaço, no caso, não o espaço fisico ou cartesiano, mas sim o espaço produzido através da influência humana no planeta, é o estudo das relações do homem com o meio em que vive. Neste sentido o Geógrafo é o profissional que estuda, descreve e identifica a forma com que se dá a ocupação do meio ambiente pelo homem, levando sempre em conta aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

O Geógrafo como características profissionais deve ter uma boa memória, capacidade de análise e sensibilidade para interpretar aspectos econômicos, fisicos, humanos e sociais, buscando relações entre estes aspectos para melhor compreender a realidade.

Os Geógrafos

O Geógrafo é o profissional que estuda as características da superfície terrestre, interpretando os dados dos fenômenos físicos em relação às atividades do homem. Nos estudos, o geógrafo identifica e descreve de que forma se dá a interação e ocupação do homem no meio ambiente e as suas consequências econômicas , sociais, políticas e culturais.

Globalização, formas de organização e produção dos espaços físico e humano, novas tecnologias cartográficas e de sensoriamento remoto, governabilidade, gênese e dinâmica das paisagens e elementos do quadro físico (geomorfologia, solos, climatologia, biogeografia e outros), relações entre os processos físicos e humanos na construção das regiões e outras unidades espaciais.

Esses temas, que fazem parte do cotidiano, interessam, e muito, aos Geógrafos. Esses profissionais têm uma preocupação constante com o ambiente que cerca o ser humano.

Aptidões Desejáveis

O Geógrafo deve ter boa memória, capacidade de raciocínio para analisar e interpretar aspectos econômicos, físicos e sociais.

O Profissional

O geógrafo estuda as características da superfície terrestre. As consequências políticas, sociais, culturais, econômicas da sua ocupação pelo homem. Estuda os acidentes físicos, clima, vegetação. Visa solucionar os problemas ambientais.

O profissional faz relatórios ambientais, baseados em estudo de campos, fotos, imagens de satélite e de radar. Atua nos setores de exploração de recursos naturais, extração petrolífera.

Uma das maiores preocupações da atualidade é a falta de água, o geógrafo procuram localizar depósitos de água e estuda o seu aproveitamento. Estudando o meio ambiente, trabalha diretamente com arquitetos, ecólogos, geólogos.

Perfil Profissional

1. Perfil Comum:

Atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade;

2. Perfil Específico

Compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

O graduado em Geografiadeverá possuir sólida formação para atuar como profissional da ciência geográfica, independentemente da habilitação escolhida.

Significa dizer que, para o desenvolvimento do perfil desejado, o projeto pedagógico deverá contemplar parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne a estrutura, duração e tipos de atividades curriculares contempladas, bem como de abordagens propostas para a aquisição de sólido da natureza do conhecimento geográfico.

Área de Atuação

O profissional dessa área pode atuar em:

Órgãos públicos ou privados
Instituições de pesquisa
Instituições de ensino.

O Bacharel pode atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal. Seu campo de ação envolve as atividades de reconhecimento, bem como o levantamento e mapeamento socioambiental, tendo-se em vista a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial, estudos demográficos, planejamento urbano e regional, gestão de recursos naturais e planejamento de áreas agrícolas, entre outros.

O Licenciado pode trabalhar como professor nos ensinos Fundamental e Médio, além de desenvolver atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse.

Mercado de Trabalho

Instituições de ensino públicas e particulares (ensino fundamental, médio e faculdades).

O licenciado em Geografia atuará nas redes pública e particular de ensino fundamental e médio, em cursos pré-vestibulares ou podem ainda trabalhar como educadores em projetos que envolvam temas geográficos desenvolvidos por empresas privadas, Organizações não Governamentais (Ongs) ou em instituições federais, estaduais, particulares.

O mercado de trabalho para o Geógrafo Técnico abrange os setores públicos e privados. O setor público compreende os órgãos de meio ambiente, de planejamento, de políticas públicas, de obras públicas, de agricultura, de cadastro, entre outros. Compreende também os Centros universitários de pesquisa, ministérios, secretarias estaduais e municipais, autarquias, fundações.

O setor privado abrange as empresas de aerolevantamento, de serviços topográficos, de geoprocessamento, de assessoria e consultoria ambiental, de planejamento urbano, de turismo, ONG’s, perícias e avaliações como autônomos.

Duração média: 4 anos.

Geografia - Profissão

Geografia é a ciência que se ocupa da pesquisa e compreensão das características físicas do globo e dos fenômenos que se desenvolvem no processo de ocupação humana do espaço terrestre.

A definição do objeto de estudo da geografia é bastante controversa, algumas linhas de pesquisa reforçam o caráter do estudo espacial, outras privilegiam a pesquisa acerca do desenvolvimento do homem em relação ao espaço que ele ocupa no mundo.

Se não há consenso, há a certeza de que a geografia é uma ciência transdisciplinar. Os geógrafos articulam conceitos derivados de diversas áreas do conhecimento humano como geofísica, cartografia, agrimensura, física, sociologia, política, economia, história, psicologia e antropologia.

É da responsabilidade do geógrafo o estudo da ocupação do espaço, o desenvolvimento das sociedades e a compreensão dos conceitos de nação e povo, que muitas vezes se confundem com os limites fronteiriços físicos, mas que também os extrapola, impondo novos desafios na compreensão das relações humanas com o meio que ocupa.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração média de 4 anos.

A base curricular do curso se articula por três grandes áreas: geografia geral, física e humana. Disciplinas como geologia, climatologia, sensoriamento remoto, cartografia, política e sociologia dão a formação profissional. Algumas escolas oferecem uma habilitação específica, como meio ambiente, também podem ofertar disciplinas pedagógicas optativas, que qualificam o profissional para o magistério.

b) Nível Superior

Licenciatura

Duração média de 4 a 5 anos. A base do currículo acompanha a mesma orientação do bacharelado, com a diferença de que são incorporadas as disciplinas pedagógicas que preparam o profissional para o trabalho em sala de aula. Em algumas escolas a licenciatura pode ser conseguida por alunos do bacharelado que complementem sua formação com as disciplinas pedagógicas.

geografia pode ser uma habilitação dos cursos de Ciências Sociais.

c) Nível Superior

Tecnológico

Não existem cursos de geografia em graduação tecnológica, mas os interessados na área podem optar por Geoprocessamento – Duração média de 3 anos. Proporciona conhecimentos em cartografia, sensoriamento remoto, agrimensura, mapeamento de lotes, imagens de satélite e radar, topografia e geodésia. O currículo básico do curso tem disciplinas como matemática, física, química e geociências.

d) Nível Médio

Curso Técnico

Duração média de 2 anos. Não existem cursos técnicos de geografia, mas os interessados na área podem optar pelo Curso Técnico de Mineração. Os cursos podem apresentar uma ênfase específica, como em rochas ornamentais. Em geral são ofertadas disciplinas como geologia geral, legislação ambiental, licenciamento ambiental, cartografia, topografia, petrologia e mineralogia, métodos prospectivos e recuperação de áreas degradadas, entre outras.

Mercado de Trabalho

O advento das novas tecnologias de comunicação e transporte quebrou vários paradigmas da nossa sociedade, inclusive alguns da geografia. A discussão contemporânea à cerca e questões como a noção de nacionalidade, fronteiras sociais, intercâmbio de trabalho, tocam diretamente no universo de conhecimento desse profissional.

Com tantas questões pululantes, o mercado de trabalho se diversificou, antes o geógrafo era reconhecido mais pelo seu caráter professoral, ligado sempre ao magistério, atualmente é um profissional requisitado para auxiliar na compreensão das novas dinâmicas sociais que enfrentamos.

O mercado, que já era estável para quem fez a opção pela licenciatura, também se torna promissor para os que optam pelo bacharelado. Organizações não governamentais, instituições públicas e empresa privadas de consultoria abrem vagas para o geógrafo.

Ofertas de Emprego

Os maiores empregadores ainda são o Governo, que realiza frequentes concursos para o preenchimento de vagas de professor de geografia para o ensino fundamental e médio, e as escolas privadas, que estão sempre em busca de profissionais qualificados para o magistério.

Nos grandes centros urbanos e capitais, o professor de geografia encontra maior competição pelo postos de trabalho. Já nas cidades interioranas de todos os portes existe escassez desses professores, levando muitas vezes ao preenchimento de vagas por profissionais de áreas afins, logo as oportunidades de emprego são muito maiores.

Para os bacharéis as oportunidades surgem também no serviço estatal, O geógrafo trabalha no planejamento de políticas públicas para a ocupação dos espaços, auxiliando na preparação de plano diretor das cidades, na pesquisa de características específicas de determinadas regiões, como solo e clima, ou ainda em autarquias como o IBGE, que faz levantamentos geopolítico e social sobre questões como a situação contemporânea de nossa sociedade, a forma como ocupamos nosso território, as correntes migratórias.

Profissionais com especialização em informática aplicada e prospecção de petróleo e gás têm encontrado ótimas oportunidades nas indústrias petroquímicas e consultorias afins. A pós-graduação também garante bons empregos no ensino superior. Diversos cursos têm a geografia em sua grade curricular e necessitam dos conhecimentos desse profissional.

Fonte: www.uema.br/www.ufmg.br/www.unesc.net/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal