Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  11ª semana de gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

11ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

A partir de agora o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebe tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo cerca de 50 mm no final da mesma. O bebê pesa em torno de 10 gramas no final dessa semana. A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver. Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.

Futura Mamãe

Seu útero está do tamanho de uma laranja baiana madura. Seu apetite deve estar melhor e as náuseas cedem, embora alguns odores ainda possam incomodá-la.

Múltiplos

O mal estar matinal ainda está presente alternado com um apetite voraz. Exames pré-natais: Você já deve ter discutido com seu médico a respeito dos exames pré-natais e já deve ter feito todos eles. Aprenda o máximo que você puder sobre eles - muitos deles podem aliviar os medos sobre a sua saúde e o bem estar do bebê; outros podem causar mais preocupação do que ter algum valor. Faça sua tarefa de casa sobre exames diagnósticos pré-natais e lembre-se de que você não tem que fazer qualquer teste que você não queira.

Futuro Papai

Você está se dando bem com esse negócio de gravidez? Os altos e baixos, as preocupações financeiras e responsabilidades, vendo a mãe colocar o estômago para fora dia após dia? Você precisa de um tempo. Seja bom com você mesmo e se dê algumas horas batendo uma bolinha ou fazendo um pouco de ginástica, ou se divertindo com os amigos. Quando voltar para casa, surpreenda sua mulher com um ramalhete de rosas vermelhas e um cartão dizendo algumas palavras carinhosas como: "Obrigado, querida. Eu te amo".

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

11ª semana

Feto

Está com medidas médias entre 44 e 60mm, pesando 8g. A cabeça equivale metade do comprimento do corpo. A transformação é muito rápida nesta semana. Seus dedinhos começam a ter unhas e as orelhas estão bem mais formadas. Aumentam os vasos da placenta e com isso a capacidade de nutrir o feto.

Gestante

Nesta época você pode sentir mais calor, pois há um aumento do volume sangüíneo. A gravidez está bem mais aparente e agora seu útero vai crescer rapidamente. Algumas gestantes começam a ganhar peso além do normal, outras não, mas acima de tudo, preocupe-se em manter sempre uma alimentação saudável. Faça uma dieta rica em verduras (em especial as que possuem ácido fólico), frutas, legumes, grãos e alimentos ricos em vitaminas (como a carne). Beba água e leite à vontade. Mas lembre-se, você não precisa comer por dois. O recomendável é que você faça sua alimentação diária de 3 em 3 horas, sem exageros e se possível, sempre nos mesmos horários. Você pode perceber algumas mudanças na textura dos cabelos, que talvez fiquem mais grossos, e nas unhas, que podem ficar mais resistentes.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

3º mês lunar - 11ª semana

A medida do feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g.

Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.

O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.

A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos.

Sexo do bebê

Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê, sabe por quê?

Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.

Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.

Se o espermatozóide que fecundar o óvulo conter o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo conter o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.

Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a “culpa” é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal