Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  12ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

12ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. O bebê mede cerca de 9 a 11 cm (da cabeça aos pés) e pesa em torno de 20 gramas.

Futura Mamãe

Seu útero continua crescendo. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.

Futuro Papai

Ela certamente está se sentindo melhor. Agora é um bom período para praticar exercícios juntos, você e ela. Saiam para uma boa caminhada na vizinhança e assegurem-se de ir de mãos dadas.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

12ª semana:

Feto: os riscos de aborto diminuem. Nesta fase as estruturas estão todas prontas, por isso sem muitas novidades. Mas o processo de desenvolvimento e maturação do corpo do nenê continua. Seus ossos começam a se formar a partir das estruturas cartilaginosas e os folículos capilares onde se produzirão os pêlos e cabelos também já estão presentes neste período. A glândula pituitária, localizada no cérebro, começa agora a produzir hormônios. Os intestinos já estão no lugar certo do abdome e os rins já produzem urina. Gestante: a partir daqui, os enjôos tendem a parar e sua gravidez ficar mais tranqüila. Talvez seu útero cresça mais em um curto espaço de tempo, como sair dos 7cm originais e chegar aos 40, podendo ter seu peso aumentado de 70 para 1100g, até o fim da gravidez. Mas lembre-se: um abdome mais projetado meses após o parto é conseqüência do estiramento dos feixes de músculos que foram pressionados pelo útero e também pelo nenê. Esta semana marca o fim dos riscos de aborto espontâneo.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

3º mês lunar - 12ª semana

O comprimento do feto neste período é de 61mm e seu peso de 13g.

A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.

Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.

A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.

Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.

Agora a mamãe já não sente enjôos, azias ou dores nos mamilos. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”, já que o útero cresceu um pouco.

A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.

Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana).

Alerta

Procure seu médico imediatamente se caso você comece com sangramento vaginal ou corrimento vaginal forte, dor ou alteração abdominal, dores de cabeça fortes e constantes, dor ou sensação de ardor ao fazer xixi, vômitos freqüentes, desmaios ou confusão mental.

Quanto mais cedo for diagnosticada a causa desses sintomas melhor será o prognóstico.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal