Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  13ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

13ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais e mais humana. Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana). Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O bebê mede cerca de 13 a 14 cm (dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas.

Múltiplos: Você está quase completando o 3º mês, contudo sua barriga aparenta 5 meses. Cada bebê possui cerca de 90 mm de comprimento da cabeça até as nádegas.

Futura Mamãe

A maioria dos sintomas ruins do início da gravidez começam a desaparecer e sua barriga ainda não deu sinal. Se você ainda se sente cansada, escute seu corpo e descanse. Ele está trabalhando pesado nesse momento. À medida que seu útero estica você pode sentir o abdome doloroso. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento "redondo". Muitas vezes é interpretada como uma "fisgada" perto da região da virilha.

Futuro Papai

Os próximos meses são mais fáceis de se levar. Ela já está se sentindo bem, os hormônios já se acomodaram em termos de produção. Prepare-se para comemorar o fim do primeiro trimestre. Faça uma comemoração especial.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

13ª semana:

Feto: está praticamente formado e então inicia-se a maturação dos órgãos. O nenê começa a urinar o líqüido amniótico (líqüido da "bolsa das águas") que engole e que se renova a cada 3 horas. A cabeça está num ritmo de crescimento menos acelerado do que o corpo, para que ambas as partes fiquem em tamanhos proporcionais.

Os olhinhos começam a ficar mais centralizados no rosto. As orelhas, o nariz e a boca também já estão bem alinhados no mesmo. Com os órgãos genitais bem desenvolvidos, talvez, com sorte, você consiga ver o sexo do nenê. Este é um período em que ele começa a ter mais controle sobre seus movimentos, podendo levar as mãos até a boca.

Gestante

Os hormônios começam a se estabilizar e a gestante sente-se com mais energia e equilíbrio agora.

Nesta fase já se observa em algumas mulheres o surgimento do colostro, um líqüido grosso e amarelado que antecede o leite.

Sua pele começa a esticar e é neste momento que você deve se preocupar com as estrias. Hidrate-a bastante (o ideal seria você fazer isso antes mesmo que as estrias apareçam) e se sentir umas coceiras em lugares específicos do corpo como quadris, ao redor do umbigo, barriga e nas laterais das coxas, não se entregue à tentação. Estas rachaduras na pele em maior ou menor grau ainda não têm cura, por isso, cuide-se ao máximo.

Previna-se também contra as famosas varizes que possam aparecer usando meias elásticas, evitando saltos altos e calças apertadas, e se você trabalha, procure colocar suas pernas sob outra cadeira por algumas horas no dia. Mas nunca confunda o inchaço natural das veias, com varizes. Isso acontece por causa do aumento do volume sangüíneo. O melhor que você tem a fazer é praticar exercícios, pois além de facilitar o momento do parto eles vão lhe ajudar a ter de volta, o corpo que você tinha antes da gestação. Você pode praticar exercícios leves como, natação, hidroginástica ou caminhadas, mas lembre-se sempre de consultar seu médico antes.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

4º mês lunar - 13ª semana

O bebê pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20g.

O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais.

Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas.

O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.

Conhecendo seu corpo - parte I

Você sabe para quê serve o útero e o líquido amniótico?

O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele se contrae na hora do parto expulsando o bebê de dentro do corpo da mamãe.

Já o líquido amniótico não deixa a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra função é de isolar o bebê do frio e do calor. Amortece os possíveis socos e empurrões que a mamãe levar na barriga.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal