Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  14ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

14ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas. O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê.

Futura Mamãe

Dê adeus ao 1º trimestre. Os hormônios estão baixando um pouco seus níveis e você agora tem menos náuseas, menor frequência urinária e menos cansaço. Que alívio!! No entanto, você pode sentir o intestino mais preso, já que os hormônios relaxaram os músculos intestinais fazendo com que eles trabalhem com mais lentidão. Ao mesmo tempo, seu útero está também pressionando a parte final do intestino. Assegure-se de aumentar a ingestão de fibras se a constipação permanecer. Você pode notar que as veias do tórax e das mamas estão mais dilatadas e visíveis. As aréolas das mamas tornam-se mais escuras e aumentam de diâmetro. Suas mamas começam a se preparar para a amamentação desde o primeiro dia de gravidez.

Futuro Papai

Como vai papai? Muito estressado e preocupado com as finanças, fazendo horas extras e se aborrecendo com as despesas? Respire fundo e tente avaliar sua real situação. Veja se suas preocupações estão fora da proporção das necessidades de sua família. Muitas vezes, os homens esperam lhe dar com as finanças da família que se tornam o foco principal de atuação do pai enquanto na verdade estão escondendo suas reais preocupações - medo de ser pai e a gravidez. Pense a respeito de suas reais preocupações.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

14ª semana

Feto

Começam a aparecer neste período as bochechas e o nariz, e a glândula tireóide começa a produzir hormônios. Surge também a lanugem, uma espécie de pelugem que cresce por quase todo o corpo do nenê com a finalidade de proteger sua pele.

Parte dela desaparece depois do nascimento. Ele tem cerca de 14cm e 25g. Seus olhinhos ainda permanecem fechados. Nos meninos surgirá a próstata e nas meninas aparecerão os ovários.

Com sorte, talvez seu médico consiga detectar o sexo do nenê.

Gestante

Comece a procurar as maternidades. Nesta fase, a freqüência cardíaca aumenta e você sente seu coração bater mais forte e mais rápido. Sua pele começa a melhorar e pode surgir na barriga uma linha mais escura que se chama "Línea Negra", que vai do umbigo ao osso púbico.

Ela aparece por conta do excesso de melanina produzida pela placenta e desaparece logo depois do nascimento do nenê. Na hora de fazer a depilação não use produtos químicos. Pode haver um aumento da retenção de líqüidos na gravidez, mas não se preocupe, isso é normal, pois os rins (assim como outros órgãos) estão funcionando com mais dificuldade por conta da sobrecarga. Se suas mãos e pés incharem muito, procure um médico, pois pode ser excesso de sal na sua alimentação.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

4º mês lunar - 14ª semana

O comprimento do feto varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.

Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.

O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.

Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.

Conhecendo seu corpo – parte II

Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.

O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal