Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  16ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana



16ª semana

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Se você nunca sentiu os movimentos do bebê, é possível que já possa percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos. A genitália e o orifício retal já estão abertos.

Múltiplos: Cada feto mede cerca de 16 cm e pesa em torno de 140 a 160 gramas!

Futura Mamãe

Você está apresentando congestão ou sangramento nasal? Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir um certo dolorimento no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 - 18 semanas.

Múltiplos: A sensibilidade mamária e as náuseas já estão cedendo. Sua cintura definitivamente passou a ser coisa do passado e seus pés podem estar um pouco inchados ao final do dia.

Futuro Papai

Você tem seguro de vida ou fez o seu testamento? Isto pode soar mórbido nesse momento, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se alguma coisa acontece a um dos pais, o outro não terá que se preocupar com o pagamento de túmulos, escola, etc.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana


Gravidez Semana a Semana

16ª semana

Feto

Está completamente formado. Tem em torno de 18cm e pesa cerca de 80g. O rosto do nenê está totalmente formado e ele já começa a fazer caretas. Agora seus cabelos são visíveis. Sua pele é tão fina que, por translucidez, já se vêem os ossos.

Gestante

Devido à produção de leite, os seios crescem mais, ficam mais pesados e quentes.

Você está entrando no 4º mês de gestação. Por conta dos desconfortos do 1º trimestre algumas mulheres perdem o apetite sexual, mas agora começa um período mais tranqüilo e você poderá voltar ou até mesmo intensificar as atividades sexuais com seu parceiro.

Não se preocupe com a segurança do nenê, pois o ato sexual é normal, a não ser que seu médico tenha lhe recomendado abstinência. Para as mulheres que já não sentem mais enjôos, o apetite agora vai ser redobrado, por isso, fique ligada na quantidade e qualidade dos alimentos que vai ingerir. O recomendado é que, entre as refeições, você consuma alimentos com baixas calorias como cenoura, iogurtes, sucos e frutas.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana


4º mês lunar - 16ª semana

Nesta semana o comprimento do bebê deve variar entre 108 e 116mm e o peso é de 80g.

As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!

Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.

Os seios estão mais sensíveis e o útero pode ser sentido abaixo do umbigo.

Nessa fase, os médicos podem pedir alguns exames de nomes estranhos como alfa-fetoproteína, que serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida, e a amniocentese, feito com a coleta do líquido amniótico para verificar a existência de algumas doenças genéticas, a maturidade pulmonar, a idade e o sexo do bebê.

Cuidados com os seios

Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.

Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amentar, que algumas mães reclamam, está relacionada a maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal