Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  18ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

18ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Seu bebê está perto das 260 gramas (um "Hamburgão") e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente (antes eles estavam na parte lateral da face). O mecônio (as excretas do bebê) começa a se acumular nos intestinos em movimento. Se ele é um menino, a próstata está começando a se desenvolver. O bebê apresenta "soluços", para o desenvolvimento do diafragma (um músculo importante para a respiração); portanto, não se preocupe com esses movimentos súbitos e repetitivos.

Futura Mamãe

Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo. Seu útero está logo abaixo da cicatriz umbilical agora. No final desta semana você completa o quarto mês de gestação

Futuro Papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

18ª semana

Feto

Tem cerca de 21cm e pesa em torno de 150g. Já houve o próprio coração e o som do sangue que flui no cordão umbilical. Ele já sente seus carinhos na barriga e seus olhos estão sensíveis à luz. Como tem bastante espaço, já faz acrobacias, cruza as perninhas e se senta.

Gestante

Fase em que você já sente bastante os movimentos do nenê. Ele já responde a estímulos sonoros e mecânicos. Talvez você sinta um pouco mais de cansaço na hora dos exercícios agora, pois a barriga começa a pesar mais e o útero cresce, pressionando muito os outros órgãos. Você vai começar a urinar mais vezes e talvez sinta dores agudas, queimações ou até mesmo, dor nas costas. Se acontecer, procure seu médico, pois podem ser sintomas de infecção urinária ou renal. Qualquer sintoma diferente e urgente, procure seu médico o quanto antes possível.

Talvez você comece a sentir dificuldade na hora de encontrar a melhor forma para dormir, então fique de lado e coloque um travesseiro entre as coxas. Assim é melhor para você e para o nenê, pois dormindo de costas o peso do útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes, como a aorta que corre atrás do seu abdômen. Isso pode diminuir a circulação para o seu bebê e pastes do seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao deitarem nessa posição. Dormir de bruço põe muita pressão sobre o útero em crescimento, não é recomendável a partir de agora.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

5º mês lunar - 18ª semana

O bebê mede entre 12 e 14cm e pesa quase 150g.

Ele escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar.

As retinas se tornam sensíveis à luz e os ovários das meninas já estão diferenciados. O ideal é que a mamãe tenha ganhado cerca de uns 5kg.

Os movimentos do bebê serão sentidos mais fortes. O útero está 2 cm abaixo do umbigo.

Compras

Aproveite esse trimestre da gravidez para fazer o enxoval e comprar os móveis do quarto do bebê, pois já não existe o mal-estar do início da gravidez, o perigo do abortamento passou e o peso da barriga ainda não atrapalha na respiração e caminhada.

É bom visitar maternidades para escolher a que melhor se encaixe em suas necessidades como localização e equipe especializada.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal