Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  20ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

20ª semana

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

Múltiplos: Seus gêmeos medem cerca de 22 cm de comprimento e pesam cerca de 350 gramas, com se fossem únicos.

Futura Mamãe

O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Se você quiser modificá-la e só passar um pouco de "Liquid Paper" (engraçadinha essa né ?). Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora. Se você quer fazer um exame de ultra-som para verificar a idade gestacional e se há malformações no bebê, esse é o momento certo.

Múltiplos: Seu útero está 7 a 8 cm acima do umbigo e muito mais alto que se estivesse esperando só um bebê. É um bom momento para iniciar o curso para gestante e parto.

Futuro Papai

Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

20ª semana

Feto

Tem cerca de 25cm e pesa em torno de 250g. Nesta fase os cinco sentidos do nenê estão totalmente desenvolvidos: tato, paladar, audição, olfato e visão. Algumas glândulas podem secretar o vernix, uma substância esbranquiçada que recobre toda pele do feto para protegê-la do líqüido amniótico. Com base no comprimento, peso e desenvolvimento do nenê, através da ultra-sonografia feita esse mês, talvez seu médico marque a data mais provável para o parto.

Gestante

Você está iniciando o 5º mês de gravidez. Este é o período em que seu útero cresce cerca de 1cm por semana, provocando algumas dores no abdome. Lembre-se sempre que, mesmo sua freqüência urinária tendo aumentado muito, você não deve deixar de ingerir bastante líqüido por dia para hidratar bem seu corpo e liberar toxinas. É importante lembrar também que, dependendo da posição, seu médico vai conseguir ver o sexo do seu nenê ainda esta semana. A partir daí, é só alegria! Menina ou menino, nas Lojas Cadê o Nenê? você encontra os melhores produtos para começar a decorar o quartinho do seu nenê do jeito que você quiser. Então aproveite esta descoberta maravilhosa para nos fazer uma visita e antecipar suas compras!

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

5º mês lunar - 20ª semana

O bebê nesta semana mede cerca de 16 cm e pesa 260g.

Forma-se uma secreção das glândulas sebáceas sobre a pele, o vernix, que tem a função de proteger a pele do feto que está imersa no líquido amniótico.

O sistema nervoso está mais complexo e os cinco sentidos do bebê estão desenvolvidos. O segundo exame ultrassonográfico, se possível com avaliação morfológica, deve ser realizado entre 18 e 24 semanas, para se avaliar o crescimento fetal, identificar as estruturas do feto e determinar o sexo fetal.

Nesse período de gestação, o útero está na altura do umbigo. Roupas leves e confortáveis devem ser usadas. Entramos na metade da sua gravidez.

Muito cansaço

Se você se sentir muito cansada, converse com seu médico. Isso pode ser sintoma de anemia que é ruim tanto para a futura mamãe quanto para o bebê.

Anemia nada mais é que falta de ferro no organismo. O ferro ajuda na formação dos glóbulos vermelhos importantes na oxigenação.

Os alimentos onde se encontra o ferro são carne vermelha, gema de ovo, fígado e vegetais verde-escuros. Caso precise, seu médico receitará suplemento de ferro.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal