Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  28ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

28ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.

Múltiplos: Se nascerem agora eles têm 90% de chance de sobrevivência. Esperamos que eles fiquem por aí mais um bom tempo.

Futura Mamãe

Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.

Múltiplos: Você começa a se sentir muito pesada e lenta agora; há muita pressão a nível da bacia e dores nas costas. Você se sente como se os bebês estivessem sentados sobre o seu reto ou bexiga. Banhos mornos podem ajudar. Seja paciente e peça ajuda aos mais próximos. Você vai precisar. Exames do Terceiro Trimestre:

Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais freqüentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.

Nessa fase você deve perguntar, perguntar, perguntar e perguntar....

Futuro Papai

Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

28ª semana

Feto

Está com os cabelos mais compridos e tem cerca de 37,1cm de altura e pesa em torno de 1100g. O cérebro tem um desenvolvimento destacado nestas últimas semanas. Estudos mostram que neste período os nenês começam a sonhar.

Gestante

Você está entrando no 7º mês de gravidez. Seu médico poderá querer fazer um toque vaginal, para verificar se o colo uterino não está com alguma dilatação, o que acarretaria uma ameaça de trabalho de parto prematuro. Se você trabalha, já cogitou a idéia da licença-maternidade na empresa? Você pode sair um mês antes do dia do parto.

Tente repousar por estes últimos dias. Se por acaso sentir palpitações aceleradas ou suas contrações ultrapassarem 5 horas, procure seu médico urgente. Abandone qualquer tipo de trabalho que exija muito esforço físico, pois seu corpo já está sobrecarregado demais e seus ossos mais frágeis. E lembre-se: quando for arrumar o quartinho do nenê, peça ajuda a alguém.

Falando nisso, o que você acha de começar a decorá-lo agora? Visite as Lojas Cadê o Nenê? e compre produtos das melhores marcas em condições super especiais!

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

7º mês lunar - 28ª semana

A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.

Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.

Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.

Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.

Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

Diabetes gestacional

Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece em mulheres não diabéticas, mas desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.

O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.

É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.

A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal