Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  3ª Semana De Gravidez  Voltar

GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA



3ª semaNA

GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA

3ª semana

Ovo

Uma semana após a fecundação, o ovo está implantado no útero e seu desenvolvimento é muito rápido. Milhões de novas células se multiplicam a cada segundo.

Gestante

Ainda é muito cedo para notar maiores mudanças físicas, mas algumas mulheres apresentam aumento do corrimento vaginal. Nesta fase, a placenta está começando a se formar e no final da gravidez ela chega a pesar até 400g.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana


GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA

O Bebê

No início dessa semana acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no cretal genital feminino. Dessa forma ele tem tempo suficiente para transitar pelos órgãos genitais internos da mulher, movendo-se através do cretal vaginal, cérvix, útero e trompas de Falópio. Para fazer esse caminho, eles gastam cerca de 10 horas. Dos 300 milhões de espermatozóides depositados na genitália após a ejaculação (quantidade suficiente para engravidar metade da população da China - não diga isto à sua esposa) apenas cerca de 100 a 300 mil atingem as trompas. Apesar de vários espermatozóides penetrarem o revestimento externo do óvulo, apenas um irá fertilizá-lo. Essa passagem pelo revestimento do óvulo leva cerca de 20 minutos. No centro do óvulo, os cromossomos da mãe e do pai se aproximam e milhares de informações genéticas se agregam para formar os cromossomos de seu bebê. A fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fecundação. Já é possível observar os núcleos masculino e feminino, ao microscópio, 18 horas após a concepção. É nesse momento que o sexo de seu filho é determinado, graças ao cromossomo sexual do esperma do papai (X ou Y). Se você não gostar do sexo de seu bebê, reclame com seu marido - ele é o responsável.

Múltiplos: Se dois óvulos são liberados pelos ovários e são fecundados por dois espermatozóides diferentes, serão gerados gêmeos fraternos (dizigóticos). Os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes (menino/menina) e vão ser tão parecidos ou diferentes quanto quaisquer irmãos não gêmeos. Se um óvulo é fecundado e depois se divide em dois, serão gerados os gêmeos idênticos. Os gêmeos idênticos possuem o mesmo conjunto de cromossomos, por isso terão o mesmo sexo, mesma cor de cabelos e olhos, mesmo tipo de sangue, etc. Somente 1/3 dos gêmeos são idênticos (monozigóticos).

Em caso de trigêmeos, quadrigêmeos, etc.. qualquer combinação é possível. Três (ou quatro ou mais) óvulos podem ser fertilizados, gerando trigêmeos ou quádruplos fraternos, etc. Um óvulo fertilizado pode se dividir em triplos idênticos e assim por diante.

Futura Mamãe

Nesta semana o embrião em desenvolvimento está caminhando pela trompa em direção ao útero. O zigoto começa a se dividir formando 2, 4, 8, 16 e várias células agrupadas de forma esférica. Durante essas divisões passaram-se o 2º, 3º, 4º e 5º dias após a concepção. No final desta semana ou no início da próxima vai começar o processo do embrião se ligar ao revestimento uterino (implantação), e nesse momento ele recebe o nome de blastocisto. Durante a implantação do blastocisto no útero pode haver um pequeno sangramento vaginal. Não se alarme, isso é normal. No entanto, a grande maioria das mulheres não percebe que a implantação está começando.

Múltiplos: Idem gestação única multiplicado por dois ou três

Futuro papai

Aproveite esse início e continue investindo na concepção pois sua vida vai mudar um pouco. Jogue bastante bola e tome muitos Chopes com os amigos, leia todos os jornais e revistas que conseguir, pois seu sossego vai acabar!!!

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana


1º mês lunar - 3ª semana

Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso.

O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.

A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g.

Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete.

Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.

Cigarro

Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros além dos prejuízos para a mamãe podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.

Precisa de mais para ficar longe dos cigarros? Claro que não.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal