Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  30ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

30ª semaNA

 Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

Futura Mamãe

A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação.

Múltiplos: Esteja familiarizada com os sintomas de pré-eclâmpsia que é mais comum em gestações múltiplas do que únicas. Se você apresenta: dor de cabeça forte; vê com freqüência pontinhos cintilantes enquanto está em repouso; subitamente começa a inchar, especialmente na face; dor abdominal; náuseas e vômitos, acompanhados de tonturas, avise imediatamente o seu médico.

Futuro Papai

Se você ainda não sabe o sexo do bebê seus parentes podem estar tentando fazer vários testes e desenvolver várias teorias para advinhar. Algumas dessas teorias são muito engraçadas. Por exemplo: se o pai é mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é mais calmo, é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz esses projetos, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se ele mantém o peso é menina. E aí papai? O que está se passando com você?

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

30ª semana

Feto

Pesa em torno de 1.400g e mede aproximadamente 40cm. Sua respiração é ritmada e ele continua engordando.

Gestante

Aumentam as chances de um trabalho de parto prematuro. Se você não faz o curso para gestantes, peça ao seu médico dicas sobre massagens e exercícios que aliviam as cólicas do trabalho de parto. Preocupe-se com sua postura nesta fase, pois seus músculos das costas estão bastante frouxos e seu centro de gravidade mudou. Tenha cuidados especiais também na hora de levantar-se da cama: primeiro coloque os pés no chão, depois apoie-se no braço e levante-se com o auxílio da outra mão. Isso vai ajudar a não sobrecarregar sua coluna vertebral.

É bom lembrar também que na hora de se abaixar, você só pode flexionar os joelhos. Seus alimentos diários neste período precisam ter bastante vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. Se na sua casa tiver escadas, esqueça-as por alguns dias. Se o seu parto for cesária, é importante que após o nascimento do nenê você tenha alguém sempre por perto para ajudar.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

8º mês lunar - 30ª semana

A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.

O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.

Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.

A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

Chá de bebê

Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.

Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.

Divirta-se!

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal