Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  36ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

36ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o cretal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.

Múltiplos: Gêmeos podem estar pesando cerca de 2750 gramas. O peso médio de nascimento de gêmeos está em torno de 2750 gramas por volta da 36ª a 37ª semana de gestação. No entanto, não se assuste se os seus pesarem 500 gramas a menos; isso pode ser possível e normal. O peso dos gêmeos, de um modo geral, é um pouco menor que o peso de um feto único nessa mesma fase da gestação.

Futura Mamãe

Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.

Múltiplos: Você está realmente pronta para o parto? Discuta seus sentimentos com seu médico. Nessa fase você vai se sentir muito desconfortável. Sinais de Parto: Aqui vão algumas dicas de que o parto está próximo. Você pode não experimentar todos esses sintomas e sinais: esvaecimento cervical (diminuição do tamanho do colo do útero); perda do sinal (rolha de muco); necessidade de limpar tudo; dilatação da cérvix (o colo está abrindo); diarréia; contrações (as dores do parto)

Futuro Papai

Algumas regras básicas

Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.

O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova.

Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

36ª semana

Feto

Tem cerca de 47cm de comprimento da cabeça aos pés e pesa em torno de 2.700 a 2.900g. Já está totalmente desenvolvido e alguns estudos comprovam que ele já chora dentro do útero. É curioso como ele faz caretas quando sente um gosto ruim que recebe através do líqüido amniótico.

Isso ocorre porque a mamãe ingeriu algum alimento estranho para ele. A maioria dos nenês dormem durante o dia e ficam acordados a noite. Isso acontece por causa do movimento diurno da barriga da mãe que o deixa relaxado e pronto para descansar.

Talvez seja por isso que os recém-nascidos dormem muito durante o dia e incomodam um pouco a noite. Nesta fase a cabeçinha dele talvez esteja fazendo um pouco de pressão no colo do seu útero, mas faz parte do treinamento para o nascimento.

Gestante

Você está entrando no 9º mês de gravidez e agora as visitas ao médico devem ser semanais. Agora sua freqüência urinária, que já estava alta, se intensifica. Por isso, aumente a quantidade de líqüidos durante o dia.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

9º mês lunar - 36ª semana

O comprimento do bebê está em torno de 34cm, com peso de 2750g.

Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, conseqüentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.

Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.

Para garantir a saúde materno-infantil, as consultas médicas a partir de agora se tornam semanais.

É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.

A ansiedade e alteração de humor nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as maiores dúvidas.

O útero está bem abaixo das suas costelas.

O parto normal

Quando as contrações começam, dilatam o colo do útero em até 10cm (abertura suficiente para o bebê sair) e isso pode durar até 18 horas.

Na sala de parto, a mamãe toma a anestesia peridural que tira a dor, mas não a sensação. O bebê é expelido pelas contrações e nasce. A placenta é eliminada em seguida.

Se houver demora, o médico usa de medicamentos para induzir o parto.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal