Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  39ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

39ª semana

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

A maior parte do lanugo já desapareceu e o bebê se prepara para nascer em poucos dias. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando-se mais amolecido nas 5 fontanelas, que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras. O parto pode alongar e moldar a cabeça fetal, uma precaução de segurança para reduzir o diâmetro do crânio, permitindo uma expulsão mais fácil da cabeça, durante a passagem do feto pelo cretal de parto, sem provocar danos ao cérebro. Após o parto, a cabeça do bebê retorna a sua forma arredondada. Os olhos ainda não possuem os ductos lacrimais, que aparecem poucas semanas após o nascimento. O tórax é mais proeminente. Os pulmões estão maduros e a produção de surfactante está aumentada para manter os alvéolos abertos. O abdome fetal é grande e arredondado, especialmente, devido ao fígado que ainda produz glóbulos vermelhos. A pele torna-se mais espessada e mais pálida (branca ou rosa azulada) e a cada dia o feto ganha cerca de 15 gramas de gordura. Agora ele não pode se mover muito devido à falta de espaço. Pesa em torno de 3200-3500 gramas e mede 50 cm. Ao nascimento, o cordão umbilical pode medir cerca de 50 a 70 cm de comprimento. O que restou do vérnix, em geral, desaparece, embora possa permanecer até o nascimento.

Futura Mamãe

Você está se sentindo pesada e desajeitada? À medida que o bebê desce para a pelve (descida ou o encaixar), seu centro de gravidade se desvia, o que pode fazer você perder o equilíbrio. A boa nova é que o útero já não pressiona tanto o diafragma e fica mais fácil para respirar. A notícia ruim é que seu útero está pressionando sua bexiga e você precisa correr ao banheiro a todo instante. O útero está cerca de 20 cm acima do umbigo.

Futuro Papai

Parabéns! Você já é quase pai e sobreviveu a todos os inconvenientes da gravidez. Você deve estar apreensivo com o que está por vir, mas é assim mesmo. Em poucos dias você não vai nem se lembrar o que comeu no café da manhã, ou mesmo se tomou café da manhã. Deixe essa ansiedade pra lá. Aproveite esses últimos momentos com a mamãe, como um casal ou família de 3 (ou 4, o que seja) e fique na retaguarda para ser um grande pai.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

10º mês lunar - 39ª semana

Nesta semana o bebê está com 36cm e pesa em torno de 3250g. Que bebezão! Meninos são geralmente mais pesados do que as meninas.

Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura.

Pulmões estão maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio.

Em razão da iminente possibilidade de um novo bebê surgir ao mundo, o banheiro passa a ser a segunda “casa” da mamãe. Fique sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avise seu médico e vá para a maternidade.

O ideal seria a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher.

Quanto ao útero, ele varia dentro da sua barriga, podendo estar até 20 cm acima do seu umbigo.

Vontade de fazer xixi

Você saberia responder o motivo de você ir constantemente ao banheiro durante toda gestação?

O primeiro motivo é o aumento do hormônio progesterona no organismo da mamãe. A outra causa é o crescimento do bebê juntamente com o útero que pressionam a bexiga, aumentando a vontade de ir ao banheiro.

Só fique alerta ao sentir dor ou ardor ao fazer xixi. Isso não é normal e deve ser comunicado imediatamente ao seu médico.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Gravidez Semana a Semana

39ª semana

Feto

Sua pele está rosada e agora mede 50cm no total com 3250g aproximadamente. O acúmulo de gordura nessa fase o ajudará a manter a temperatura do corpo depois do nascimento. Os nenês costumam perder um pouco de peso quando saem da maternidade, mas recuperam facilmente depois.

Gestante

Treine exercícios de relaxamento e respiração durante as contrações indolores. Cuide um pouco mais de você nesta fase, pois poderá ir para a maternidade a qualquer momento. Faça depilação, deixe seus cabelos em ordem e cuide das unhas para ficar com uma aparência mais bonita no dia D. Leve na sua nécessaire, um batonzinho, uma escova de cabelos, um secador e um corretivo para diminuir as olheiras após o parto. Com certeza o papai vai tirar muitas fotos de vocês.

Quando estiver no hospital, tire todas as dúvidas possíveis com a enfermeira (principalmente as de amamentação) para não ficar atrapalhada quando já tiver seu nenê nos braços. Se perceber irritação excessiva, ansiedade ou insegurança no seu parceiro neste período, converse com ele e peça-lhe que conte as dúvidas que tem, pois às vezes ele quer muito ajudá-la, mas acaba sentindo-se impotente e de vez em quando, bastante sozinho.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal