Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  4ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

4ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

4ª semana

Ovo

Inicia-se uma diferenciação de tecidos. Eles são 3:

- Ectoderma: que forma pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso;

- Endoderma: que forma pulmões, fígado, sistema digestivo e pâncreas;

- Mesoderma: que forma esqueleto, músculos, rins, vasos sangüíneos e coração.

Gestante

Está com atraso menstrual que a faz pensar em gravidez. Nesta fase ela ainda não sente nada, mas por desconfiar, deve começar a tomar algumas providências como suspender medicações, parar de beber, de fumar e começar uma dieta balanceada, para que seu nenê tenha um crescimento saudável.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

No final desta semana as células do zigoto se multiplicam enquanto ele caminha pela trompa, dando origem a uma minúscula estrutura (cerca de 0,2 mm de diâmetro - 5 vezes menor que a cabeça de um alfinete) que consiste de várias células agregadas em torno de uma pequena cavidade cística denominada blastocisto. Assim que o blastocisto adentra a cavidade uterina inicia-se a fase de implantação, ou seja, o futuro bebê vai procurar o melhor lugar do revestimento uterino para se instalar. O sítio ideal de implantação se situa na parede posterior do corpo uterino na direção da coluna da mãe. Essas células dividem-se em dois grupos - um para formar a placenta outro para formar o bebê. O blastocisto é capaz de "cavar" o revestimento uterino - esse processo é denominado implantação.

Futura Mamãe

No final desta semana deveria vir a menstruação, mas se você engravidou ela não aparecerá. Alguns dos primeiros sintomas de gravidez são muito semelhantes aos que você costuma sentir no pré-menstrual: cansaço, sensibilidade mamária e alterações de humor. Quando você sente esses sintomas fica até desanimada achando que não foi desta vez. Portanto, para ter certeza espere mais alguns dias...

Múltiplos: Gravidez múltipla é mais freqüente após tratamento para infertilidade. Os sintomas são semelhantes ao da gravidez única, só que mais intensos.

Futuro Papai

Você precisa entender alguns sintomas da futura mãe: Ela está te ignorando? ou ela está mais agarrada a você que trepadeira? Isso é normal, não se preocupe. Esse é um período de muita emoção para ela.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

1º mês lunar - 4ª semana

A menstruação esperada não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem começar, tais como seios doloridos e inchados, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas.

O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):

- ectoderma - que futuramente será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso

- mesoderma - se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangüíneos

- endoderma - formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.

A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.

Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses.

O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e chega a 1 litro ao fim da gravidez.

Confirmação

A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue.

Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção).

Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal