Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  40ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

40ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

A última semana. O bebê pesa em torno de 3300 a 3700 gramas e mede cerca de 50-51 cm dos pés à cabeça. Nessa fase a maior parte do vérnix caseoso já desapareceu e 15% do peso do corpo é representado por gordura, 80% dos quais estão sob a pele, os outros 20% estão em torno dos órgãos; além disso o tórax se expande. No momento do nascimento, o bebe tem cerca de 300 ossos. Alguns deles vão fundir com outros mais tarde, e isto explica o porque que os adultos possuem apenas 206 ossos no corpo. O feto demonstra mais que 70 diferentes sistemas de reflexos comportamentais que são automáticos e não condicionados (não aprendidos); esses são necessários para sua sobrevida.

Futura Mamãe

Essa pode parecer uma longa semana. Tenha em mente que a data do parto é só uma estimativa, e que cada bebê nasce no seu devido tempo. Seja boa com você mesma e tente relaxar. Você não será considerada pós-data a não ser que ultrapasse as 42 semanas de gravidez. Pense sobre a elefanta que precisa esperar 23 meses!!! Seu médico pode sugerir a indução do parto se sua gestação tornar-se prolongada. Algumas mães aceitam bem isso e outras tentam evitar. Certifique-se de que o médico saiba os seus desejos.

Futuro Papai

É isso papai! Tente dormir um pouco nesses últimos dias, pois você vai necessitar dele antes de se juntar oficialmente ao "ranking" dos deprivados de sono. Cada dia a mais agora parece uma eternidade. Cada pontada na barriga é a esperança de que tudo vai começar. Esteja lá, lado a lado com ela. Nenhuma gestação dura para sempre! Parabéns! Você tem sido maravilhoso para ela.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

40ª semana

Feto

Se ele ainda não veio ao mundo até agora, vai estar com 50cm de altura, pesando aproximadamente 3400g. Neste período seus movimentos diminuiram e ele está pronto para nascer.

Gestante

O trabalho de parto demora em torno de 8 horas. O processo completo de parto normal envolve contrações, dilatação do colo do útero e o rompimento da bolsa d'água, mas talvez isso não aconteça nessa ordem. Se você tiver 5 contrações em 10 minutos e ainda não tiver eliminado o tampão sangüíneo que alerta a dilatação do colo uterino, poderá acontecer agora.

Por isso, fique bem preparada. Mas se o nenê ainda não estiver pronto para nascer, seu médico vai pedir que você espere até a 42ª. Daí pra frente então, é só alegria! Parabéns pela chegada do seu nenê e aproveite ao máximo a presença desta nova vida em família!

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

10º mês lunar - 40ª semana

A medida cefalo-caudal do bebê é de 38cm da cabeça até o bumbum, mas sua medida total é de 48 cm. Seu peso deve estar em torno de 3500 g.

O espaço do bebê dentro do útero é quase nenhum, por isso se movimenta pouco. Ele está todo coberto pelo vernix, que, como já comentamos, é uma substância esbranquiçada.

O dia do nascimento deve estar programado para essa semana, mas é normal que se prolongue por até mais duas. Se a gestação se prolongar, deve ser acompanhada de perto pelo seu médico.

Se a bolsa de água romper, não se desespere. Depois da bolsa rompida, as contrações podem demorar a aparecer. Ligue para seu médico, que te orientará o que fazer.

Caso as contrações comecem, avise seu médico.

Amamentação

Não deixe de amamentar seu bebê, somente em casos que seja contra-indicado, como mães com HIV positivo, vírus da hepatite ou em tratamento quimioterápico.

O leite materno previne doenças e alergias, além de desenvolver a musculatura oral da criança, importante na mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala.

Caso não tenha outra orientação médica, o leite materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade.

Procure sempre um lugar tranqüilo e confortável para amamentar e beneficiar o seu vínculo afetivo com o bebê.

E não esqueça do seu marido, chame-o para participar de todos os seus momentos e do bebê de vocês.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal