Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  5ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

5ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

O embrião em desenvolvimento tem 3 membranas celulares. Na membrana superior (ectoderma), forma-se o tubo neural, que posteriormente se transformará no sistema nervoso (cérebro, medula espinhal), pele, pelos e cabelos, lentes do olho, revestimento dos ouvidos interno e externo, nariz, seios da face, boca, orifício retal, esmalte dos dentes, hipófise e glândulas mamárias. Na membrana do meio (mesoderma), o coração e o sistema circulatório, os pulmões, ossos, músculos, tecido linfático, baço, sistema excretor (rins e ureteres) e órgãos reprodutivos vão se formar. Nesse estágio, entretanto, o coração e o sistema circulatório se desenvolvem muito mais rapidamente. Na verdade, o sistema circulatório é o primeiro a funcionar. Na membrana inferior (endoderma), um tubo simples vai se formar dando origem aos intestinos, fígado, pâncreas e bexiga.

No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

Futura Mamãe

Sua menstruação está atrasada e, provavelmente, você está grávida. Existem vários "kits" disponíveis para teste de gravidez já com poucos dias de atraso menstrual. Contudo, o ideal é fazer uma dosagem sangüínea do hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica beta) que é produzido, especificamente, pela placenta em formação. As alterações hormonais que acompanham a gravidez tornam suas mamas inchadas e doloridas, à medida que as glândulas de leite se multiplicam. Você pode começar a sentir mais fome e enjôo pela manhã. Seu útero, em crescimento constante, começa a pressionar a bexiga, aumentando a freqüência urinária. Esses sintomas variam em intensidade de mulher para mulher e de gravidez para gravidez numa mesma mulher.

Múltiplos: Seu apetite será maior já que você necessita cerca de 1,5 vezes a quantidade de calorias de uma mãe que está gerando um só feto. O cansaço é mais freqüente. Repouse e se alimente bem. É hora de procurar assistência médica. É importante encontrar alguém em quem você confie. Nesse momento você precisa de acolhimento, orientação e paciência.

Futuro Papai

A futura mamãe pode estar mal humorada ou calada e pode estar "descontando" os problemas em você. Não leve a mal. Isso é um bom sinal. "Elas tentam descarregar as mágoas em quem têm o maior vínculo afetivo". Planeje uma data especial para comemorar o teste de gravidez positivo.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

5ª semana

Embrião

O ovo agora mede 2 mm e passa a ser chamado de embrião. Este assume a forma de um C, já que são evidentes as partes inferiores, superiores e uma faixa que formará o tubo neural.

Gestante

As unhas tornam-se mais resistentes por alterações hormonais. Isso pode passar despercebido. Nesta fase, tenha cuidado com remédios para a gripe (mesmo os mais simples), tosse ou resfriados. Consulte seu médico antes de ingeri-los.

Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamães podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquiagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos.

Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

2º mês lunar - 5ª semana

O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm.

O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.

Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer.

Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.

Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.

Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada).

Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.

Atenção ao seu tipo sanguíneo

É bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto.

Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.

Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê.

Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.

Lembrete

É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto.

Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.

Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal