Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  7ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

7ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado. As regiões da coxa, perna e pés podem ser distinguidas nos brotos dos membros inferiores. O cérebro está crescendo, bem como, as lentes dos olhos, narinas, intestinos, pâncreas e brônquios (pulmões). O embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. O ureter, o tubo que conduz a urina dos rins para a bexiga, continua a se alongar. Começa a formação das gônadas (testículos ou ovários). No final desta semana o embrião atinge 12 mm e apresenta o tubérculo genital, que originará os órgãos genitais externos (órgão genital masculino e bolsa escrotal no homem; clitóris, grandes lábios e parte da órgão genital feminino, na mulher).

Futura Mamãe

Os sintomas de gravidez inicial podem se acalmar um pouco, porém há tendência à piora das náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida. Você ainda não aparenta mas pode ter perdido ou ganhado algumas gramas, o que nessa fase é normal.

Múltiplos

Sinais e Sintomas Precoces de Gravidez Múltipla : Ganho de peso mais rápido; Aumento do abdome acima do esperado; Sensação de peso no baixo abdome; Grande tendência a retenção de água; Varicoses; Cansaço intenso.

Dicas para as náuseas matinais

Ter a sua cabeça enfiada numa pia ou num vaso sanitário a maior parte do dia não é nada engraçado, e você pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma coisa a lembrar sempre é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) na forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar - limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. Veja outras dicas de como lidar com as náuseas e vômitos da gravidez.

Futuro Papai

Você tem um gato em casa? Cuidado!! As fezes do gato podem conter um parasita que causa a Toxoplasmose - uma infecção que pode atravessar a placenta e provocar danos no bebê. Você deve limpar a casinha do bichano. Outra forma de ajudá-la é evitar que ela coma carne mal passada ou crua. Lembre-se, quando for comer aquela "picanhinha" sangrante, ou mesmo o próprio gatinho (por algum ressentimento que ele tenha lhe causado) não o faça na frente dela - é muita provocação.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

7ª semana

Embrião

Já é possível visualizar a íris, as narinas, dois pontos escuros em lugar dos olhos e uma abertura que será a futura boca. O cordão umbilical começa a crescer. Internamente começam a se formar a glândula pituitária, fibras musculares, intestinos, pâncreas e um desenho do que serão os pulmões. Gestante: forma-se uma camada de coágulo dentro do colo do útero que protegerá o nenê e que se desfaz apenas no trabalho de parto.

Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer como sinal da produção de leite. Sua gengiva vai estar mais sensível, mas isso é normal, apenas não descuide da escovação (prefira escovas com cerdas macias) e das visitas ao seu dentista. O ideal é que você faça a escovação depois do desjejum para evitar náuseas. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde.

Se isso acontecer procure seu dermatologista. Nesta época, sentir calor e transpirar em excesso é normal. Para sua saúde e do nenê, não use qualquer tipo de tintura para cabelos, produtos colorantes ou com muita química. Se tiver animais de estimação como gatos, prefira que outras pessoas cuidem deles. Caso não seja possível, utilize luvas de borracha e evite entrar em contato com as fezes do animal, pois elas transmitem a toxoplasmose, responsáveis por defeitos e malformações do nenê.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

2º mês lunar - 7ª semana

Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g.

Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.

O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe.

Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas. Há o fechamento da passagem do colo do útero que tornará a abrir na hora do parto. Se a prisão de ventre for muito incômoda, tome muito líquido e coma alimentos ricos em fibras.

Exames extras

Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito.

São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal.

Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal