Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  9ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

9ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

No início desta semana o bebê mede cerca de 15-16 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdome, enquanto o corpo cresce. Os dedos das mãos, incluindo o polegar, já apareceram, mas ainda são curtos e acolados. Os ossos e cartilagens continuam a se desenvolver. No final desta semana, o embrião mede cerca de 20 mm e pesa cerca de 1,0 g. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdome. Algumas glândulas já começam a funcionar (hipófise, adrenais). A placenta substitui o corpo lúteo na produção de progesterona.

Múltiplos

Cada bebê mede cerca de 1,5 cm de comprimento e pesa em torno de 1,0 g (o peso de duas aspirinas). O desenvolvimento está no mesmo estágio dos fetos únicos.

Futura Mamãe

Já falhou a segunda menstruação. Suas mamas já aumentaram e ainda continuam sensíveis. Use um sutiã que dê suporte às suas mamas sem apertá-las e você vai sentir mais alivio. Sua cintura pode estar aumentando e você ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona - que aumentam seus níveis sangüíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez). Veja como lidar com os desconfortos da gestação.

Futuro Papai

Vamos falar um pouco da atividade sexual. Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o 1º trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tornam-se verdadeiras maníacas sexuais. Em ambos os casos o que está acontecendo é normal.

E você? Os pais também podem experimentar uma alteração de desejo. Com o aumento do volume mamário (as mães não mostram muito isso) você pode se sentir como um garoto de 16 anos, atraído por aqueles seios "bojudos". Mas, ao mesmo tempo, pode estar preocupado em machucar o bebê durante a relação ou fazer alguma coisa que possa prejudicar a gestação. Fale com o médico para aliviar seus medos. A mãe pode não estar naquele seu "pique" ou vice-versa. Novamente é preciso entender que os hormônios também provocam uma certa labilidade emocional. Ora ela está eufórica e bem, ora está deprimida e chorosa. Se os dois estão bem humorados, aproveitem. Caso contrário, tentem entender e juntos conversem a respeito do seus estados de espírito. Fale com ela a respeito de suas preocupações.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

9ª semana

Embrião

A cabeça está maior que o corpo e os olhos continuam cobertos com uma membrana palpebral. Nesta fase ele já tem uma aparência mais humana, pois sua cauda fica cada vez mais curta e seu corpo cada vez mais longo. Aqui você já percebe a formação do pescoço e dos genitais, embora ainda não dê para determinar o sexo.

Gestante

A pele torna-se mais lisa e os cabelos mais oleosos, devido ao valor máximo do HCG, hormônio da gravidez. Seus seios estão bem maiores nesta época, por isso, não deixe de lado a hidratação e os exercícios para desenvolver os mamilos. A partir daqui, você poderá ter algumas tonturas passageiras comuns a todas as mamães. As náuseas ainda são presentes e sua gengiva ainda está muito sensível por isso, procure seu dentista para descartar a possibilidade de uma gengivite. Uma boa dica para acabar com o excesso de salivação, caso ainda ocorra, é alimentar-se de 2 em 2 horas e, entre estas refeições, comer alguma fruta cítrica.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

3º mês lunar - 9ª semana

O tamanho do embrião deve ser do tamanho de uma uva, com cerca de 28mm e pesando cerca de 4g.

Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores.

Sua pele é tão fina quanto a pálpebra que cobre seus olhos. O clitóris se forma (caso o bebê seja do sexo feminino), mas ainda não é possível saber o sexo do bebê.

Pescoço está bem desenvolvido assim como suas mãos, pés e orelhas.

As gengivas da mamãe podem dar uma amolecida, os cabelos ficam menos oleosos e a pele mais limpa. As roupas usuais já estão mais apertadas, precisando de novos sutiãs e roupas mais confortáveis.

Informações orais

As mamães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez.

Esses problemas sempre estiveram associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios da gravidez que provocam cáries e sangramentos gengivais.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal