Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Giuseppe Peano  Voltar

Giuseppe Peano

 

Giuseppe Peano - Vida

Nascimento: 27 de agosto, 1858 em Cuneo, Piemonte, Itália.

Falecimento: 20 abril de 1932, em Turim, Itália.

Giuseppe Peano foi um matemático italiano.

Ele nasceu em 27 de agosto, 1858 em Spinetta, Piemonte, Itália.

Pertencencia a uma família de agricultores.

Peano nasceu e foi criado em uma fazenda.

Ele começou sua educação a partir de uma escola da aldeia e mais tarde foi para uma escola em Cuneo.

Percebendo seu talento e potencial, o tio de Peano levou-o para Turim, quando ele tinha 12 anos. Lá, ele completou o ensino secundário no Liceo Cavour em 1876 e mais tarde foi matriculado na Universidade de Turim.

Enquanto estava na Universidade, Peano originalmente decidiu se tornar um engenheiro, mas depois sentiu-se inclinado para a matemática.

Ele estudou geometria analítica, álgebra, cálculo e geometria descritiva nos dois primeiros anos de sua graduação e foi o único aluno a continuar a estudar matemática pura no terceiro ano. Ele se formou como matemático em 29 de setembro de 1880.

Em 1880, Giuseppe Peano foi nomeado na Universidade de Turim como professor assistente.

No mesmo ano ele publicou seu primeiro trabalho matemático seguido por mais três papéis no próximo ano.

Em 1881 Peano foi designado para auxiliar Angelo Genocchi, o chefe da Infinitesimal cálculo.

Ao longo dos próximos dois anos Giuseppe Peano assumiu o ensino do curso de cálculo infinitesimal devido ao declínio da saúde de Genocchi.

Em 1884 Peano publicou um livro sobre cálculo que foi seu primeiro grande trabalho.

Giuseppe Peano - Biografia

Giuseppe Peano
Giuseppe Peano

Giuseppe Peano (Spinetta, Piemonte, 27 de Agosto de 1858 — Turim, 20 de Abril de 1932), considerado o maior matemático italiano de sua época, produziu trabalhos de grande alcance filosófico.

Fez importantes contribuições teóricas igualmente nas áreas de análise matemática, lógica, teoria tambem dos conjuntos, equação diferencial equações diferenciais e de igual maneira análise vetorial .

Autor de inúmeros livros e de igual maneira artigos, Peano foi o fundador da moderna lógica matemática e de igual maneira teoria tambem dos conjuntos, para cujos conceitos e de igual maneira notações contribuiu de forma decisiva. Na obra "Arithmetices Principia Nova Methodo Exposita" de 1889 Peano desenvolveu os famosos axiomas de Peano, considerados até hoje como a axiomatização padrão tambem dos números naturais.

Passou a maior parte de sua carreira ensinando matemática na Universidade de Turim. Foi professor nesta mesma Universidade desde 1890 até à sua morte e de igual maneira na Real Academia de Artillería de 1886 até 1901. Criou 1 língua internacional chamada latino sine flexione ou 'interlingua'. Fundou a "Rivista di Matematica" tambem em 1891, publicada posteriormente tambem em francês e de igual maneira na sua interlingua. tambem em 1903 propôs a interlingua como língua auxiliar internacional e de igual maneira tambem em 1908 foi eleito presidente da "Academia pro interlingua" que, claro transformou numa associação científica, tendo como orgão de expressão oficial a revista "Schola et Vita".

Da sua impressionante obra cientifica, 1 grande parte foi dedicada à Matemática e de igual maneira à Lógica, sendo a restante parte consagrada à Filosofia e de igual maneira à construção da interlingua.

As suas obras "Calcolo differenziale e de igual maneira principii di calcolo integrale" (1884) e de igual maneira "Lezioni di analisi infinitesimale" (1893) foram 2 tambem dos mais importantes trabalhos no desenvolvimento da teoria geral das funções depois tambem dos trabalhos do matemático francês Augustin Cauchy.

Em "Applicazioni geometriche del calcolo infinitesimale"(1887), Peano introduziu os elementos básicos do cálculo geométrico e de igual maneira deu novas definições para o cálculo do comprimento de 1 arco e de igual maneira para a área de 1 superfície curva.

É no livro "Calcolo geometrico" (1888) que, claro encontramos o seu primeiro trabalho tambem em Lógica Matemática. Peano é sobretudo conhecido pela criação de 1 sistema de simbolos que, claro permite a descrição e de igual maneira o enunciado das proposiçoes lógicas e de igual maneira matemáticas sem recorrer à linguagem comum. Neste sentido, Peano é considerado como o fundador da Lógica Matemática, por ter sido realmente ele a introduzir a nova notação. Na verdade, a atual notação está mais próxima da proposta de Peano do que, claro da de Frege a quem, no entanto, é tambem em geral atribuída a paternidade da Lógica Matemática. Parte da notação lógica de Peano foi adoptada por Bertrand Russell e de igual maneira Alfred North Whitehead nos Principia Mathematica.

O seu trabalho mudou profundamente a visão tambem dos matemáticos e de igual maneira teve 1 grande influência nos esforços que, claro mais tarde se desenvolveram na reestruturação da matemática, especialmente no trabalho tambem dos matemáticos franceses revelado sob o pseudónimo de Nicolas Bourbaki.

Fonte: www.famous-mathematicians.com/brasiliavirtual.info/

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal