Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Goiaba - Página 9  Voltar

Goiaba

Caracteristica da Goiaba

CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA

A goiaba (Psidium guajava L. ) pertence à família Myrtaceae, que é composta por mais de 70 gêneros e 2.800 espécies, distribuídas nas regiões tropicais e sub-tropicais do globo, principalmente na América e na Austrália.

Goiaba

Os gêneros desta família mais importantes para a produção de frutos são:

Eugênia onde destacam-se as espécies:

E. jambos L. (jambo)
E. uniflora L. (pitanga)
E. uvalha (uvaia)
E. tomentosa (cabeludinha)

Feijoa que tem como espécie mais importante F. sellowiana Berg. (goiaba serrana).
Myrciaria onde destaca-se a Myrciaria spp (Jabuticaba)

Psidium com cerca de 150 espécies, das quais destacam-se:

P. guajava L. (goiaba – 2n = 22) P. cattleianum Sabine (araçá-de-praia, araçá-doce, araçá-de-coroa)
P. guineense Swartz ou P. araçá Raddali. (araça-verdadeiro ou araçá-azedo). Apresenta folhas muito semelhantes às da goiabeira.

ORIGEM

A goiabeira é originada nas regiões Tropicais Americanas, onde aparece vegetando desde o México até o sul do Brasil. Atualmente, é cultivada em todas as regiões tropicais e sub-tropicais do mundo.

BIOLOGIA

Árvore de porte pequeno a médio, geralmente de 3-5 m de altura, tortuosa, esgalhada, às vezes atingindo 8m de altura, de casca lisa, delgada, castanho arroxeada, que, quando velha, se desprende em lâminas. Os ramos do ano, com comprimento médio de 60-150 cm, direcionam-se paralelamente ou perpendicularmente ao solo.

Goiaba

Clique na imagem para ampliar

Apenas destes ramos surgem as inflorescências, o que caracteriza a goiabeira como planta que produz em “ramo do ano”. As flores são hermafroditas, sem glândulas nectaríferas, com androceu formado por numerosos estames (cerca de 350). O gineceu, com ovário ínfero, é tri ou tetra locular, com numerosos óvulos. O fruto é uma baga globosa. Internamente, apresenta um mesocarpo de textura firme e quatro a cinco lóculos, cheios por uma massa de consistência pastosa, onde estão numerosas sementes.

GOIABA PALUMA

Nome Popular: Goiaba Paluma
Nome Científico: Psidium guajava L.
Família Botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil

Características Gerais

Desenvolvida no Brasil, mais exatamente na UNESP de Jaboticabal, a híbrida Paluma, variedade da goiaba vermelha, oferece um fruto de cor vermelha profunda e sabor mais intenso que as variedades Pink cultivadas em outros países.

Ela é, provavelmente, uma das frutas mais saudáveis para consumo do planeta. Comparada com outras frutas normalmente ingeridas, a goiaba vermelha oferece níveis excepcionais de licopeno, vitamina C e fibras, entre outros. É também uma boa fonte de beta-caroteno, folato e das vitaminas B niacina e piridoxina.

Um artigo publicado pelo Centro para a Ciência no Interesse Público (Center for Science in the Public Interest), em 1998, descreveu a goiaba como a “Superfruta”. Quando comparada com as frutas mais comumente consumidas, ela mostra a mais excepcional combinação de nutrientes.

A goiabeira é uma planta tropical e oferece condições ótimas de cultivo em quase todas as regiões do Brasil.

Não existem goiabas modificadas geneticamente.

A goiabeira é uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos. Pelas características próprias de seu cultivo, a goiabeira permite o respeito ao período de carência da pequena quantidade de agrotóxicos empregados no seu cultivo. Assim, por ocasião da colheita, já não haverá risco para o consumidor por esse motivo, sejam as goiabas consumidas na mesa ou levadas para processamento industrial.

Existem plantações de goiaba que oferecem excelentes frutos sem a necessidade de irrigação, sobre tudo na região sudeste do País (ainda a maior produtora brasileira).

Em verdade, a goiaba constitui uma planta digna de uma cultura preocupada com a manutenção do meio ambiente.

GOIABA DA COSTA RICA

Goiaba

Nome científico: Psidium friedrichsthalianum Ndz
Família: Myrtaceae

Origem e dispersão

Nativa na América Central. Daí foi introduzida em outros países, como nos Estados Unidos, Califórnia e no Brasil, em 1986, pela Unesp de Jaboticabal. Na Amazônia, tem uma planta parecida, o araçá pêra, mas de outra espécie.

Clima e solo

É uma planta tropical, mas adapta-se a climas subtropicais.

Propagação

Usualmente, é propagada por sementes.

Utilização

Devido à sua acidez, o fruto serve bem para geléia, sucos e sorvetes, mas não para consumo ao natural.

Fonte: www.todafruta.com.br

Goiaba

GOIABEIRA VERMELHA Psidium guayava

Goiaba

Clique na imagem para ampliar

Partes Usadas

Broto, a casca das raízes e os frutos

Família

Mirtáceas

Características

Árvore que atinge até 6 meros de altura, de casca lisa e parda. Dá flores brancas e frutos carnosos de polpa branca ou rosada.

Dicas de Cultivo

Propaga-se por enxertia. Prefere regiões de clima quente. Não é exigente quanto ao solo, porém desenvolve-se melhor em terrenos férteis, drenados e profundos.

Outros Nomes

Araçá-das-almas, araçá-goiaba, guaíba, gaiava. Port.: goiabeira, guaiaba, araçauaçu; Esp.: guayabo común, guayabo casero; Fr.: goyavier; Ing.: guava tree.

Princípio ativo

Taninos, mucilagens, pectina, minerais, vitaminas (A, B, C),

Propriedades

Antiescorbúticas, remineralizantes, tonificantes e laxante.

Indicações

Seus brotos (até a 6a. folha a partir do ápice) são ricos em tanino é excelente antisséptico bucal e intestinal. É um ótimo remédio para a diarréia e a disenteria. É uma das plantas mais ricas em vitamina C.

Fonte: www.cantoverde.org

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal