Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  A Classificação Das Palavras Quanto Ao Número De Sílabas  Voltar

Ordem Alfabética



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:

Revisar seus conhecimentos sobre a ordem alfabética, letra maiúscula e minúscula.
(Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador.
Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e uso do dicionário – Parte 1” disponível no Portal do Professor. Os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto e a distinção de letras maiúsculas e minúsculas são pré-requisitos para melhor compreensão pelo/a aluno/a das atividades aqui sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize os/as alunos/as em uma roda de conversa e informe a eles/as que irão cantar uma música do cantor e compositor Toquinho. Pergunte se alguém o conhece se já ouviram música dele e se gostam de música.

Em seguida faça um pequeno relato da biografia dele, diga, por exemplo, Toquinho se chama Antonio Pecci Filho nasceu em 6 julho de 1946, na cidade de São Paulo. Apelidado de “Toquinho” pela mãe, ganhou um apelido que o acompanharia durante toda sua vida artística. Interessado pelo violão começou a tomar aulas desde os primeiros anos de sua adolescência. Foi parceiro de Vinicius de Moraes e compôs várias músicas para crianças.

Após essa conversa inicial distribua para cada aluno/a a letra da música BÊ-A-BÁ. Ressalte o nome do cantor e compositor. Solicite que façam a leitura silenciosa do texto, aproveite a oportunidade para verificar a forma que estão lendo, observe o movimento que fazem com os olhos e boca, interfira quando necessário dizendo a forma adequada para se fazer a leitura.

A leitura silenciosa permite que o/a aluno/a compreenda o texto mais facilmente e de forma mais completa. Não se esqueça de acrescentar as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando a música foi composta.

Música: BÊ-A-BÁ

Toquinho
Quando a gente cresce um pouco
É coisa de louco o que fazem com a gente:
Tem hora pra levantar,
hora pra se deitar,
Pra visitar parente.
Quando se aprende a falar,
se começa a estudar,
Isso não acaba nunca.
E só vai saber ler,
só vai saber escrever
Quem aprender o bê-a-bá.
E além do abecedário,
um grande dicionário
Vamos todos precisar:
Com A escrevo amor,
com B bola de cor,
Com C eu tenho corpo, cara e coração.
Com D ao meu dispor escrevo dado e dor,
Com E eu sinto emoção!
Com F falo flor,
com G eu grito gol
Com H de haver eu posso harmonizar.
Com I desejo ir,
com J volto já,
com L tenho luar.
Com M escrevo mão, mamãe, manjericão,
Com N digo não e o verbo nascer.
Com O eu posso olhar,
com P paparicar,
Com Q eu quero querer.
Com R posso rir,
Com S sapoti,
Com T tamanduá,
com U Urubupungá.
Com V juro que vi,
com X faço xixi,
No fim o Z da zebra.

Ao terminar de fazer a leitura silenciosa indague: será que vocês conseguem cantar essa música? Alguém já ouviu?

Peça aos/às alunos/as que façam a leitura coletiva da letra e tentem descobrir o que os autores falam sobre as várias mudanças que ocorrem em nossa vida.

Ressalte as letras do alfabeto e as palavras utilizadas para representar cada uma delas. Não se esqueça de comentar, como registramos anteriormente, que a música foi composta antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto, por isso não apareceram na letra da música.

Depois de estabelecido o diálogo, convide os/as alunos/as para irem até o Laboratório de Informática, a fim de assistirem ao vídeo da música em questão.

Professor/a caso não tenha acesso ao Laboratório de Informática você poderá utilizar o CD – Canção dos direitos da criança (Toquinho – Movieplay do Brasil, 1997).
Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a retome a música cantada na aula anterior , cante com os/as alunos/as, faça a leitura do texto da mesma destacando as letras do alfabeto.
Após as diferentes leituras peça aos/às alunos/as que colem a letra da música no caderno de Português, se preferir você poderá escrevê-la na lousa e pedir que a turma copie.
Em seguida elabore algumas atividades que contemplem a música trabalhada e também a ordem alfabética das palavras. Sugerimos as seguintes:
O que o texto nos diz?

Pense e responda:

a) O que é bê-a-bá? Para que ele serve?

b) Observe o abecedário que aparece na música. Copie as palavras usadas para identificar cada letra.
A - B - C----------- (até a letra z)

c) As letras escritas no abecedário da música Bê-a-bá quando reunidas formam palavras, frases e textos. Elas formam o _____________________.

d) Este é o alfabeto maiúsculo:- --------- (Os/as alunos/as deverão escrever as letras maiúsculas).

e) Este é o alfabeto minúsculo:- --------- (Os/as alunos/as deverão escrever as letras minúsculas).

f) Escreva o nome de seus/suas colegas e professora/s em ordem alfabética. Não se esqueça de incluir o seu nome.

g) Agora, reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética:

melancia – amora - pêssego – uva – morango – caqui – laranja – banana- limão – jabuticaba. (Professor/a, utilize palavras conhecidas pelos/as alunos/as, ou se preferir solicitem que consultem o dicionário a fim de descobrirem seu/s significado/s).

h) Numere as palavras de acordo com a ordem alfabética.
( ) vaca ( ) cachorro
( ) gato ( ) arara
( ) bode ( ) macaco
( ) porco ( ) formiga
Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
REGISTRANDO NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Fonte: blogspot.com

Ordem Alfabética

Professor/a proponha aos/as alunos/as que pensem sobre o que mais gostam de comer, de brincar, de fazer nas horas livres, na escola, no clube, dentre outros.

Elabore questionamentos do tipo: Pensem no que vocês gostam de fazer quando estão em casa; agora no que gostam de fazer quando estão na escola...

Depois de feitas várias solicitações, proponha que elaborem um texto descrevendo o que mais gostam.

Ordem Alfabética

Produção de texto

Pense em tudo que você gosta de fazer.

Pensou?

Então, escolha algumas destas coisas e escreva o que você mais gosta utilizando as letras do alfabeto. Você deverá fazer o texto de acordo com a ordem alfabética, ou seja, pense em algo que goste de fazer que comece com a letra A e descreva-o, em seguida com a letra B e assim por diante até terminar todas as 26 (vinte e seis) letras de nosso alfabeto. Você poderá escolher o título que desejar. Veja o exemplo abaixo:

Fonte: Texto produzido pela aluna Eduarda Duarte Santana Costa; 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a leve em consideração a participação do/a aluno/a nas discussões e também no texto elaborado em aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento do/a aluno/a perante os conteúdos apresentados.

Fonte: Texto produzido pela aluna Eduarda Duarte Santana Costa; 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a leve em consideração a participação do/a aluno/a nas discussões e também no texto elaborado em aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento do/a aluno/a perante os conteúdos apresentados.

Colocando em Ordem Alfabética

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:

Aprender usar o dicionário para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada nos textos que leem.

Decidir sobre a grafia de uma palavra desconhecida ou que suscite dúvidas.

(Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética e perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.

Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e o uso do dicionário – Parte 2” disponível no Portal do Professor. É importante que os/as alunos/as dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas aulas a seguir.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola e da própria sala de aula.

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a forme uma roda de conversa com os/as alunos/as e distribua para cada um/a deles/as uma letra do alfabeto. O/A jogador/a que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Fui ao clube e no caminho vi...” e completa a frase com o nome de uma pessoa, animal, objeto, o que for adequado para completá-la, porém a inicial da palavra deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A. Depois, o/a jogador/a que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.

Após a realização do jogo, peça aos/às alunos/as que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles/as têm sobre dicionário. Pergunte:

a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?

(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outros).

b) Vocês sabem o que é um dicionário?

c) Como ele é organizado?

d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?

Depois de estabelecido o diálogo, registre o seguinte texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos/as alunos/as para a ordem alfabética das letras em destaque.

Ordem Alfabética

Professor/a leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991, comente que o mesmo foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos/às alunos/as que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário” a fim de que estas letras fizessem parte de nosso alfabeto.

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os/as alunos/as a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Faça você a leitura do texto, leia com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.

Após as diferentes leituras registre as atividades propostas.

1) Defina o significado da palavra “Dicionário”?

2) Você gostou de alguma definição apresentada por seus/suas colegas? Se gostou registre abaixo. Caso não tenha gostado de nenhuma delas justifique sua resposta.

3) Releia o texto e copie a primeira letra de cada palavra.

4) Destaque oralmente, as letras que não apareceram no texto e que agora fazem parte de nosso alfabeto?

Professor/a ao terminar o registro das questões dialogue com a turma indagando: em que tipo de materiais é comum encontrar palavras organizadas em ordem alfabética? (Possíveis respostas: agenda de endereços e telefones, diário de classe, dicionário, lista de aprovados em concursos, livros numa biblioteca, dentre outros). Converse com eles/as sobre a necessidade de se organizar alguns materiais em ordem alfabética: a localização dos nomes facilita na hora da consulta.

Apresente a turma uma página de dicionário

Leia a página apresentada, peça aos/às alunos/as que identifiquem a fonte.

Proponha as seguintes atividades:

a) Indique a letra inicial das palavra s dessa página.

b) Localize a palavra látex, leia o verbete (palavra de dicionário, enciclopédia ou glossário com definições e explicações) e responda: o que significa látex?

Professor/a ressalte que muitas vezes, ao lermos um texto, não compreendemos bem o significado de uma palavra. Para descobrirmos seu significado, podemos consultar o dicionário.
Leia este quadro com atenção:

Fonte: Folha de São Paulo, São Paulo, 29 de janeiro 2005, Suplemento Folhinha, p.4
Professor/a após a leitura do texto registrado no quadro anterior dialogue com os/as alunos/as. Pergunte se entenderam os diferentes itens apresentados, solicite que alguns/mas relatem o que conseguiram aprender. Em seguida proponha que façam as seguintes atividades:

a) Retome a página do dicionário apresentada anteriormente e localize as informações obtidas no item 2 do texto “Como usar o dicionário”.

Agora, responda:

a) Quais são as palavras que estão escritas no topo da página do Dicionário Aurélio Infantil? O que elas indicam?

b) Após as informações obtidas no texto “Como usar o dicionário”, dê sua opinião.

c) Saber a ordem alfabética é importante para fazermos consulta no dicionário? Justifique sua resposta.

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Ordem Alfabética
Fonte: Folha de São Paulo, São Paulo, 29 de janeiro 2005, Suplemento Folhinha, p.4
Professor/a após a leitura do texto registrado no quadro anterior dialogue com os/as alunos/as. Pergunte se entenderam os diferentes itens apresentados, solicite que alguns/mas relatem o que conseguiram aprender. Em seguida proponha que façam as seguintes atividades:

a) Retome a página do dicionário apresentada anteriormente e localize as informações obtidas no item 2 do texto “Como usar o dicionário”.

Agora, responda:

a) Quais são as palavras que estão escritas no topo da página do Dicionário Aurélio Infantil? O que elas indicam?

b) Após as informações obtidas no texto “Como usar o dicionário”, dê sua opinião.

c) Saber a ordem alfabética é importante para fazermos consulta no dicionário? Justifique sua resposta.

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a antes de registrar na lousa, explique para seus/suas alunos/as os passos para descobrir as palavras no dicionário. Dê vários exemplos, depois faça o registro, sugerido abaixo, na lousa para que eles/as tenham no caderno o registro destes passos.

ORIENTAÇÕES PARA SE CONSULTAR UM DICIONÁRIO

Ao se consultar um dicionário é importante observar as seguintes orientações:

1ª – Quando as palavras começam com a mesma letra, deve-se considerar a ordem alfabética da segunda letra de cada palavra. Veja:

alface – amargo - anel – atrasado

– Quando as palavras têm as duas primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da terceira letra. Veja:

boate – bobo – boca – bode

– Quando as palavras têm as três primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da quarta letra. Veja:

cabana – cabelo – cabide – cabo

Deve-se proceder sempre da mesma maneira até se encontrar a primeira letra que diferencia as palavras. Há casos em que essa diferença ocorre quase no final da palavra. Veja:

alfabetização – alfabetizado

Não se esqueça: No alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta.

Quarta aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a leve seus/suas alunos/as até o Laboratório de Informática e utilize os sítios selecionados abaixo:

Após a utilização dos sítios sugeridos retornem para a sala de aula, avalie com os/as alunos/as este momento, solicite que falem o que acharam das atividades realizadas, inclusive de suas dificuldades e facilidades.

Elabore atividades que contemplem o uso do dicionário. Veja algumas sugestões:

1) Observe e leia esta tira:

Ordem Alfabética

2) O que significa a fala: “Desse jeito você nunca vai terminar de ler um livro tão grosso?”

3) Quando devemos utilizar o dicionário?

4) Se você fosse procurar as palavras a baixo em um dicionário, em que ordem elas apareceriam? Escreva-as na ordem correta.

pássaro – trampolim – abacate – tinta – papagaio – abacaxi
___________________________________________________________________

5) Observe a reprodução da página de um dicionário.

Ordem Alfabética
Fonte: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário infantil de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

Agora responda:

a) Entre quais verbetes dessa página você encaixaria estas palavras? (Professor/a, se ainda for necessário retome o significado da palavra verbete, descrita anteriormente).
ecoar - editor - educado – egoísta

b) Como você descobriu o local correto? Justifique sua resposta.

6 ) No texto Bê-a-bá (texto registrado na aula “Ordem alfabética – Parte 2” disponível no Portal do Professor) foram utilizadas várias palavras, abaixo estão registradas algumas delas, copie-as e em seguida consulte o dicionário para descobrir seu significado.
harmonizar –
manjericão-
paparicar –
sapoti -

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a realize observações e registros individuais dos/as alunos/as. Esse material servirá de apoio às suas reflexões sobre o desenvolvimento da turma em relação à temática trabalhada e possibilitará análises e subsídios para o seu próprio planejamento.

Fonte: portaldoprofessor.mec.gov.br

Ordem Alfabética

Ordem Alfabética

Fonte: professoresdeatitudeec102.blogspot.com.br

Ordem Alfabética

Ordem Alfabética

Fonte: fenaeduca.blogspot.com.br

Ordem Alfabética

Ordem Alfabética

Fonte: cantinhodosaber.buscasulfluminense.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal