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Exercícios para Grávidas

A GESTANTE QUE PRATICA EXERCÍCIOS ESPECIAIS GANHA MENOS PESO, AUMENTA A TOLERÂNCIA À DOR E CONSEGUE REDUZIR A DURAÇÃO DO PARTO NORMAL

O MECANISMO DO PARTO

Durante o parto normal, a mulher relaxa alguns músculos e contrai outros — principalmente os abdominais. Para a criança nascer sem problemas, ela precisa coordenar esses movimentos. Os exercícios que aumentam as forças dos músculos abdominais ou diminuem a resistência dos músculos da pélvis (região inferior da barriga, por onde passa o bebê) reduzem o tempo e a dor do parto

Em alguns casos, o parto normal não ocorre por falta de coordenação desses músculos. Uma criança só nasce em parto normal quando as forças orgânicas que a empurram para baixo são mais poderosas que as resistências que a sustentam

FORÇAS QUE EMPURRAM O BEBÊ PARA BAIXO

Exercícios para Grávidas

1 Músculos abdominais 2 Contração do útero 3 Peso do bebê

No processo do parto, o corpo da mulher produz a substância ocitocina, que estimula as contrações do útero e a expulsão do bebê. Mais um artifício para o parto acontecer com perfeição

FORÇAS RESISTENTES AO NASCIMENTO

4 Colo do útero

5 Diafragma pélvico (são músculos que sustentam os órgãos, como bexiga, intestinos e útero)

Quando a mulher força o nascimento antes do organismo eliminar a sua resistência natural, a criança corre o risco de nascer com problemas como machucados na cabeça, e até mesmo sofrer hemorragia cerebral

OS EXERCÍCIOS

Por que são importantes Eles facilitam o trabalho de parto, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, culotes, flacidez e melhoram a circulação. Quando a grávida pratica exercícios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto Quem tem restrições Os exercícios devem ser bem acompanhados em mulheres com anemia, sangramento, diabéticas, hipertensas ou que já tiveram parto prematuro em uma gravidez anterior

VASOCAPILAR

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Excelente para a circulação. A mulher fica deitada, com pernas e braços para cima, e sacode as mãos, os braços, os pés e as pernas. Com o exercício, a placenta (fonte de alimentação e oxigenação do feto) dificilmente envelhece. É um bom exercício para hipertensas, para evitar inchaço, varizes e hemorróidas

CONTRAÇÃO DA PÉLVIS

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Essa atividade ajuda a posicionar o bebê corretamente. Com mãos e joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras

CÓCORAS

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Com ele, a mulher aprende a controlar o músculo da pélvis e obter o seu relaxamento na hora certa do parto. Nesta posição, a grávida deve contrair e relaxar a pélvis, como se estivesse segurando a urina.A atividade também permite que o feto deslize melhor no momento do nascimento

PONTE

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Bom para evitar dor nas costas e no nervo ciático (no quadril), que costuma incomodar as gestantes. Evita parto prematuro

SAPINHO

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Bom para fortalecer os músculos abdominais e os da pélvis.Ajuda no controle das forças na hora do parto

ALONGAMENTO

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Para dor nas costas. Sentada, a mulher coloca as pernas abertas para a lateral e alonga para os lados e para a frente

OUTROS EXERCÍCIOS

Caminhada sem muito esforço físico, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica)

ATIVIDADES CONTRA-INDICADAS

Esportes competitivos, como basquete, vôlei, futebol etc. Aeróbica de alto impacto. Durante a gravidez, devido às ações hormonais e à retenção de líquidos, as articulações ficam mais frágeis. Por isso, a grávida deve evitar exercícios de alto impacto

Fonte: www.santalucia.com.br

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