Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Groselha  Voltar

Groselha

 

Nome científico: Ribes rubrum (groselheira vermelha); Ribes nigrum (groselheira negra); Ribes uva crispa (groselheira espinhosa)

Família: Saxifragáceas

Nome comum: Groselheira-européia, groselha-verdadeira; “gooseberry” (inglês); “grosellero” (espanhol)

Origem: Europa e Ásia

Groselha
Groselha

Groselha
Groselha

Groselha
Groselha

Descrição e característica da planta

Essa planta não deve ser confundida com uma outra, a groselheira-asiática, que é bem diferente. A groselheira-asiática pertence a uma outra família botânica,

Euforbiáceas, e o seu nome científico é Phyllantus acidus. Os seus frutos maduros não ficam vermelhos e frutificam diretamente nos troncos e nos ramos.

A groselheira-européia é arbustiva, perene, cerca de um metro de altura e pode conter espinhos grandes. As folhas são cordiformes (formato de coração) e contém 3 a 5 lóbulos. Os frutos são produzidos em cachos, têm formatos globosos a ovóides e superfícies lisas ou pubescentes, de coloração vermelha, amarela ou verde, quando maduros. As plantas se desenvolvem bem em condições de temperatura fria a amena, solos profundos e ricos em matéria orgânica. A propagação é feita através de estaquia, alporquia e enxertia.

Produção e produtividade

As plantas frutificam após dois a três anos após o plantio de mudas. A groselheira é pouca conhecida no Brasil e não se dispõe de informações sobre as variedades ou híbridos mais adaptados e nem sobre a produtividade.

Utilidade

Os frutos maduros são usados principalmente para a fabricação de licores e o famoso xarope de groselha, usado no preparo de refrescos, sorvetes e doces.

Fonte: globoruraltv.globo.com

Groselha

Groselha, Ribes rubrum é um membro da família de groselha, Grossulariaceae.

Os seus frutos são comestíveis e é relativamente fácil de reconhecer e distinguir de outras espécies.

A groselha é o fruto da groselheira. A groselha é usada para a fabricação de xaropes, algo apreciado entre portugueses e brasileiros como bebida quando misturado a água ou leite. Também faz parte da culinária de alguns países europeus, principalmente os do norte da Europa.

Distinguem-se duas espécies destas bagas: as negras que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.

Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.

Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

Fruta vermelha de um arbusto da família das rosáceas, que contém ácido cítrico, pectina, matéria corante vermelha, málico, açúcar e outras matérias importantes.

Usada no preparo do xarope de groselha utilizado em várias receitas de doces e bebidas em geral.

É empregada na confeitaria e na indústria de xaropes e bebidas licorosas.

A groselha

Fruta de Verão, de reduzidas dimensões.

Rica em vitaminas C, B2, B6 e E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.

Distinguem-se duas espécies destas bagas: as negras que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.

Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.

Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

As groselhas é uma das frutas mais nutritivas. Mas a maior parte das pessoas ainda não descobriu os benefícios da groselha para a saúde. Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio e também contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A). As Groselhas contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E.

Em particular, groselha preta é conhecida por seu alto teor em vitamina C (um poderoso antioxidante), ABL, Omega-6 e ácidos graxos essenciais) e potássio.

Têm sido demonstrado que têm o dobro do potássio das bananas, quatro vezes a vitamina C da laranja, e duas vezes os antioxidantes do mirtilo.

A groselha preta contêm antocianinas, que são compostos encontrados naturalmente em frutas. Eles são muito potentes e antioxidantes e são responsáveis pela cor de groselha negra.

Cerca de 300 tipos diferentes de antocianinas foram descobertos.

As antocianinas reduz a inflamação e os efeitos da artrite no corpo. O efeito é semelhante à aspirina ou ibuprofeno, as pessoas de meia-idade e idosos estão escolhendo o sumo de groselha que é saudável sobre esses medicamentos.

As antocianinas são sensíveis à luz e calor, assim o tratamento de groselha é controlada com muito cuidado para garantir que mantêm suas propriedades nutricionais.

Características

As groselhas pertencem à família Saxifragaceae e dentro desta há várias espécies, todas pertencentes ao Género Ribes: Ribes nigrum (entre outros) – Groselha preta, Ribes uva-crispa sin. R. grossularia – Groselha espinhosa, Ribes rubrum – Groselha vermelha. É uma fruta quase desconhecida e pouco utilizada entre nós em fresco, constituída por pequenas bagas vermelhas que crescem em cacho.

A groselheira é uma planta arbustiva e ereta (significa que os caules emergem do nível do solo em vez de ramificarem do tronco ou talo isolado).

Principais usos

De uma forma geral todas as groselhas são frutos ácidos e não são agradáveis como sobremesa. Alguns são usados como decoração, ou para acidificar alguns pratos salgados ou doces.

Benefícios nutricionais

A groselha é uma das frutas mais nutritivas. Mas a maior parte das pessoas ainda não descobriu os benefícios da groselha para a saúde. Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio e também contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A).

As groselhas contêm outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E.

Informação nutricional

Porção: 100g
Energia (kcal)63
Proteínas 0,9g
Gordura total 0,4g
Carbohidratos 17.3g
Ferro 0.7mg
Vitamina C 218mg
Sódio 16mg
Potássio 169mg
Fósforo 26mg
Zinco -
Cálcio 22mg
Magnésio  
Fibras alimentares (g) 5mg

A groselheira

A groselheira vermelha é um pequeno arbusto muito resistente.

Produz pequenas groselhas comestíveis de sabor acidulado e podem ser consumidos crus ou preparados em geléia, tortas, vinhos e molhos.

De fácil cultivo, ela produz bem quando plantada a meia sombra. Começa a produzir em 3-4 anos.

Fonte: www.brasiliatur.com.br/www.livrodereceitas.com/www.naturalbio.pt

Groselha

Groselha
Groselha

Groselha
Groselha

O que é

É uma fruta quase desconhecida e pouco utilizada entre nós, constituída por pequenas bagas vermelhas que crescem em cacho.

A groselha surge, entre nós, principalmente na forma de xarope, que serve de base para diversas bebidas. Em algumas regiões, é usada para a confecção de molhos que acompanham carneiro, aves e caça. É igualmente usada para compotas.

Origem

Sua origem é na Índia e Madagascar. Outra espécie, P. emblica Skeels, de origem na Ásia tropical, é menos conhecida.

Características

A groselheira é uma planta arbustiva, de até 6 m de altura, os frutos de cor amarelo-esverdeada, de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro e com sulcos típicos.

É uma planta subtropical, mas adapta-se aos tropicais e solos bem drenados. Seus frutos são ácidos, de casca lisa, utilizado para se fazer geléia e sucos, licores, ou processados com pickles.

Os frutos derivam-se do ovário das flores.

Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.

Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação.

Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositarão as sementes após estas passarem por seu aparelho digestivo.

Segundo registros fósseis, os primeiros frutos não passavam de folhas carpelares, como as encontradas em Gimnospermas, porém fechadas sobre as sementes, formando folículos.

Os frutos mais simples nas espécies atuais possuem estrutura similar, foliculares, mas os mais comuns são frutos formados pela combinação de vários carpelos unidos entre si.

Propagação

Propagada por sementes, podendo também ser multiplicada por estacas.

Utilização

Os frutos são ácidos, de casca lisa, servindo para se fazer geléia e sucos, ou processados com pickles.

Fonte: licordaterra.blogspot.com

Groselha

A groselha preta pertence à família das saxifragáceas. É muito boa quando saboreada ao natural. Contudo, serve também para preparar xaropes, doces, geléias, compotas, etc.

Groselha
Groselha Preta

Groselha
Groselha Preta

Groselha Preta

Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitaminas A, C, cálcio, fósforo.

Composição Química 100grs:

Calorias 35,3
Água 90,0 g
Carboidratos 7,3 g
Proteínas 1,2 g
Gorduras 0,15 g
Sais Minerais 1,0 g
Vitamina A 245 UI
Vitamina C 180,0 mg
Cálcio 156,0 mg
Fósforo 132,0 mg

Calorias da Groselha (fruta e suco):

Cada 20 gramas de groselha preta contém: 7 calorias
Cada 20 gramas de groselha-da-índia contém:
7 calorias.
Cada 20 gramas de groselha branca contém:
6 calorias.
Um copo de suco de groselha contém:
85 calorias.

USO MEDICINAL

Dores reumáticas, artrite, inflamações freimáticas dos dedos, gota, tumores, hidropisia, rouquidão, amigdalas hipertrofiadas, dor e sequidão da garganta, coqueluche, dores gástricas, inapetência, fortificante do estômago, afecções do fígado, icterícia, transtornos da bexiga, obstruções do baço, maleita.
De modo geral, a groselha preta tem as mesmas virtudes curativas da groselha vermelha, mas encerra, também, algumas propriedades particulares.
O suco de groselha preta é muito bom contra os escarros sanguíneos.
As amídalas hipertrofiadas, retornam ao estado normal, e se evitam as operações, fazendo-se gargarejos com o suco fresco de groselha em mistura com água de rosas. Usam-se duas colheradas de suco para um copo grande de água de rosas.
O doce de groselha preta é uma fortificante para o estômago.
A fruta, comida ao natural oi bebido o suco, juntamente com o chás da folhas, é bom para combater a gota e a hidropisia.
O mesmo remédio combate as tosses espasmódicas, a dor e a sequidão da garganta, a rouquidão, a hipertrofia das amídalas. Para estes casos, em vez de se beber o chá das folhas, usa-se em gargarejos.
O xarope de groselha da bons resultados no tratamento da coqueluche.
O decocto das folhas, é muito eficaz nas dores gástricas e na inapetência. É além disso, considerado como remédio específico contra a icterícia e demais afecções do fígado, contra as obstruções do baço, contra a hidropisia, etc..
Externamente, nos tumores e nas inflamações freimáticas dos dedos, aplicam-se as folhas trituradas, em forma de cataplasmas.
O infuso das folhas também se toma em caso de transtornos da bexiga.

Fonte: www.aservascuram.50megs.com

Groselha

Groselha Preta - Ribes Nigrum

Partes usadas: Frutos(bagas) e folhas

Família: Glossulariaceae

Groselha
Groselha Preta

Groselha
Groselha Preta

Características

Planta originária da Europa e bem aclimatada no Brasil, arbustiva, perene, que atinge cerca de um metro de altura e pode conter espinhos grandes. Suas folhas são cordiformes e contém 3 a 5 lóbulos. Os frutos são produzidos em cachos, têm formatos globosos a ovóides e superfícies lisas ou pubescentes (podem ter coloração vermelha, amarela ou verde, quando maduros). As plantas se desenvolvem bem em condições de temperatura fria a amena nos solos profundos e ricos em matéria orgânica. Outra espécie de Ribes é a Ribes rubrum, com propriedades semelhantes.

Dicas de Cultivo: Prefere solos sílico-argilosos profundos.A propagação é feita através de estaquia, alporquia e enxertia.

Outros Nomes: Groselheira-européia, groselha-verdadeira; Port.: groselheira-comum, groselheira-dos-cachos; Esp.: grosellero, uva de señora; Fr.: groseillier; Ing.: goosebery;

Princípio ativo: Ácidos orgânicos, açúcares, mucilagem, vitaminas (C) dentre outros.

Propriedades

Antiinflamatória, aperitiva, digestiva, depurativa, diurética, laxante, béquica, anti-hemorrágica, eupéptica, anti-reumática, estomáquica.

Indicaçoes

Uso interno

O chá em infusão de 3 a 4 vezes ao dia combate a coqueluche, faringite, asma, bronquite asmática, artrite, dispepsias, afecções renais, inapetências, afecções hepáticas.
O suco fresco de seus frutos misturado com água de rosas (2 c. sopa para 1 copo de água), sob a forma de gargarejos combate amigdalas hipertrofiadas. Podem ser consumidas também em compotas e xaropes.

Fonte: www.cantoverde.org

Groselha

Nome da fruta: Groselha

Nome científico: Ribes nigrum L.

Família: Glossulariaceae

Categoria: Ácida

Existem duas variedades desta fruta: a preta e a vermelha, cujo valor nutricional é semelhante.

A groselha possui as vitaminas A, B2, B6, C e E.

Sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, enxofre, magnésio, cloro e sódio, além de proteínas.

A presença de ácido oláxico prejudica um pouco a absorção dos seus nutrientes pelo nosso organismo.

É indicada para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos, ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais e da pele; funciona como fortalecedor das gengivas.

Em 100 gramas de groselha preta há 180 mg de vitamina C, enquanto na vermelha há 30 gramas, sendo esta a maior diferença entre as duas.

Groselheira

Groselha
Groselha Preta

Por groselheira designam-se várias espécies do género Ribes, pertencentes à família das grossulariáceas.

São arbustos com as folhas palmatilobadas, flores axilares em cachos e tendo por fruto uma baga, de epicarpo delgado, frequentemente translúcido, que encerra as sementes dentro de um mesocarpo carnudo.

Em muitas espécies os frutos são muito ricos em vitamina C, podendo estes ser consumidos em fresco ou em conserva ou prepararem-se em sumo, geleia, doces e licores.

Entre as cultivadas pelos frutos, citam-se a groselheira-espim, ou uva-rugosa, Ribes uva-crispa L., com baga esverdeada, amarelada ou avermelhada, a groselheira-negra, Ribes nigrum L., com bagas negras e aromáticas, espécie espontânea em grande parte da Europa e Ásia Setentrional, e a groselheira-vermelha, Ribes rubrum L., com bagas vermelhas ou branco-rosadas, ácidas.

O Ribes aureum Pursh, para além de ser cultivado como ornamental, é usado como porta-enxertos.

Fonte: www.tudosobreplantas.net

Groselha

Benefícios

Groselha
Groselha

Groselha
Groselha

A groselha é um fruto que não nasce espontaneamente na bacia do Mediterrâneo, sendo mais adaptável ao clima temperado apesar deste ser um pouco frio da Europa do Norte.

É um fruto silvestre de reduzidas dimensões que se distingue em duas espécies: as negras, que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.

Esta baga da groselheira, de polpa entre o vermelho escuro e o roxo usada na alimentação, geralmente como fruta e ácida cujas propriedades mais pertinentes aproximam-se bastante das do limão.

Rica em vitaminas C, B2, B6 e E , possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.

A groselha é tónica, desobstrutiva, laxativa, diurética e depurativa, agindo como um excelente desintoxicador hepático, purificando o sangue e combatendo deficiências de vitamina C.

Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos ajudando a prevenir constipações e infecções intestinais.

O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.

Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

Fonte: www.delicifrutas.pt

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal