Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Heliocentrismo  Voltar

Heliocentrismo

Heliocentrismo

A hipótese heliocêntrica sobre o sistema solar que sustentava ser o Sol o centro do Universo, girando a Terra e os demais planetas ao seu redor, foi apresentada pela primeira vez por Aristarco de Samos (c. 310 - c. 230 a.C.).

Entretanto, sua obra foi solenemente ignorada pela posteridade romana e medieval, uma vez que aqueles pensadores considerados mais cultos – Aristóteles morrera uma década antes de Aristarco nascer e defendia o geocentrismo – aceitavam apenas a sofisticação apresentada por Ptolomeu (c. 75 - ?) em sua obra Almagest (A Maior Composição Matemática) que previa com precisão razoável a posição dos planetas visíveis a olho nu, apesar de errar ao considerar a Terra o centro do sistema solar.

Foi só com Copérnico, quatorze séculos depois, que o sistema ptolomaico ganhou um rival à altura. Contudo, o dogmatismo da igreja era tão forte que questionar a perfeição divina consistia um risco temerário.

Fonte: www.discursus.xpg.com.br

Heliocentrismo

“É comum atribuir ao italiano Galileu Galilei (1564-1642) a criação do heliocentrismo. Apesar de o astrônomo renascentista ter contribuído muito para a aceitação dessa teoria no meio científico, a ideia de que a Terra se move em torno do Sol já vinha se desenvolvendo desde a Antiguidade.

No século V a.C., o filósofo grego Filolau formulou pela primeira vez a hipótese de que nosso planeta não ocupava o centro do Universo. Para ele, a Terra girava em torno de um “fogo central”, cuja luz era somente refletida pelo Sol. Posteriormente, no século V d.C., astrônomos indianos elaboraram teorias sugerindo que o globo terrestre orbitava ao redor do Sol e mencionando o que chamaríamos mais tarde de “lei da gravidade”.

Estudos do tipo continuaram a ser produzidos em plena Idade Média, mas o geocentrismo de Aristóteles e Ptolomeu perdurou, graças à Igreja Católica, como forma mais aceita de entender o movimento do planeta.

Foi preciso esperar até o século XVI para que o heliocentrismo alcançasse o status de teoria científica, e devemos esse avanço não a Galileu, mas ao médico e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Suas pesquisas resultaram na obra Das revoluções das esferas celestes, concluída em 1530 e publicada em 1543, na cidade de Nuremberg, pouco antes da sua morte. “

O que é

Teoria científica que afirma ser o merdico o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo astrónomo grego Aristarco de Samos, mas só com Nicolau Copérnico e em especial com Galileu Galilei é que se tornou mais certa.

Teoria desenvolvida em 1543 pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1474-1543), publicada em 1548, e defendida por Galileu e Kepler, sobre o Sistema Solar, pela qual o Sol é o centro do sistema do qual a Terra é um dos planetas. Estas idéias contraditavam a concepção aceita até então de que a Terra seria o centro do Universo (geocentrismo). Galileu Galilei, físico e matemático italiano, foi submetido a um processo dirigido pelo tribunal eclesiástico da Igreja Católica Apostólica Romana, conhecido pelo nome de Inquisição, por defender essa teoria (e aprofundá-la com a descoberta do movimento de rotação da Terra), sendo forçado, para sobreviver, a abdicar publicamente de suas convicções.

Fonte: www.webciencia.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal