Hepatite A

PUBLICIDADE

Hepatite A – Definição

hepatite A é uma doença infecciosa do fígado causada pelo vírus HAV, que é a sigla em inglês para “vírus da hepatite A”.

A doença geralmente é transmitida por alimentos ou água contaminados por dejetos humanos contendo o vírus ou por contato humano próximo.

Tanto quanto se sabe, apenas humanos e alguns primatas podem contrair hepatite A; não é carregado por outros animais.

hepatite A é um tipo de hepatite viral. Causa uma infecção aguda ou de curto prazo. Isso significa que as pessoas geralmente melhoram sem tratamento após algumas semanas.

Hepatite A – O que é

hepatite A, também chamada hepatite infecciosa, é uma doença contagiosa transmitida por um vírus que faz com que o fígado aumente de volume. Pode levar de 15 a 50 dias a ficar-se doente depois de se ser exposto ao vírus da hepatite A. Em média leva cerca de um mês.

hepatite A varia em gravidade. Crianças e adultos jovens podem não apresentar nenhum sintoma, embora ainda possam transmitir a doença. Em geral, os adultos são mais propensos a apresentar sintomas perceptíveis do que crianças ou adolescentes. Os sintomas começam entre duas e seis semanas após a pessoa ter sido infectada pelo vírus HAV.

O sintoma mais comum é a perda de energia e cansaço geral. Algumas pessoas desenvolvem uma doença leve semelhante à gripe com diarreia, febre baixa, náusea, vômito e cãibras musculares.

Pessoas com sintomas mais graves podem sentir dor abdominal na região do fígado (abaixo da caixa torácica do lado direito do corpo); eles podem notar que sua urina ficou marrom-escura ou que eles têm icterícia – amarelamento da pele e do branco dos olhos. Alguns têm coceira na pele.

A maioria das pessoas se sente melhor dentro de quatro a seis semanas após o início dos sintomas, embora cerca de 15% dos pacientes possam levar até nove meses para recuperar completamente a energia e se sentirem normais novamente.

hepatite A é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite A (HAV). O vírus é transmitido principalmente quando uma pessoa não infectada (e não vacinada) ingere alimentos ou água contaminados com as fezes de uma pessoa infectada. A doença está intimamente associada a água ou alimentos inseguros, saneamento inadequado, má higiene pessoal e sexo oral-anal.


Vírus da hepatite A (HAV)

Ao contrário das hepatites B e C, a hepatite A não causa doença hepática crônica, mas pode causar sintomas debilitantes e raramente hepatite fulminante (insuficiência hepática aguda), que geralmente é fatal.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que, em 2016, 7.134 pessoas morreram de hepatite A em todo o mundo (representando 0,5% da mortalidade por hepatite viral).

A hepatite A ocorre esporadicamente e em epidemias em todo o mundo, com tendência a recorrências cíclicas. Epidemias relacionadas a alimentos ou água contaminados podem irromper de forma explosiva, como a epidemia em Xangai em 1988 que afetou cerca de 300 mil pessoas. Eles também podem ser prolongados, afetando as comunidades por meses por meio da transmissão de pessoa para pessoa.

Os vírus da hepatite A persistem no ambiente e podem resistir aos processos de produção de alimentos usados rotineiramente para inativar ou controlar patógenos bacterianos.

hepatite A responde por 20% a 25% dos casos de hepatite nos países desenvolvidos.

hepatite A geralmente é transmitida pela via fecal-oral, o que significa que uma pessoa de alguma forma ingere fezes contaminadas de uma pessoa infectada.

Se uma pessoa infectada não lavar as mãos adequadamente após usar o banheiro, a doença pode se espalhar pelas mãos da pessoa. O período de incubação é de duas a seis semanas, durante as quais o indivíduo infectado é contagioso.

Outra causa da hepatite A é comer mariscos colhidos em água contaminada. Os países em desenvolvimento sofrem epidemias de hepatite A causadas por água potável contaminada com esgoto bruto.

O prognóstico para pacientes com hepatite A é excelente, com evolução autolimitada e recuperação completa. Cerca de 85% das pessoas com hepatite A se recuperam em três meses e quase todas se recuperam em seis meses. A doença não se torna crônica e não há implicações para a saúde a longo prazo.

Hepatite A – Causas e Sintomas


Hepatite A

hepatite A é causada por um vírus que é transmitido pelo contato pessoal próximo com uma pessoa infectada, pelo compartilhamento de agulhas e pela ingestão de alimentos ou água contaminada por matéria fecal.

Depois que o vírus entra no corpo, ele se multiplica nas células do fígado, causando inflamação do fígado e uma resposta geral do sistema imunológico que leva à maioria dos sintomas da doença.

vírus HAV é eliminado do fígado para a bile (um fluido digestivo secretado pelo fígado) e depois para as fezes da pessoa entre quinze e quarenta e cinco dias antes do aparecimento dos sintomas.

Isso significa que as pessoas podem espalhar o vírus pelas fezes antes de saberem que estão doentes. Nos Estados Unidos, a hepatite A é mais comumente transmitida por manipuladores de alimentos que não lavam as mãos adequadamente após usar o banheiro; por cuidadoras que não lavam as mãos depois de trocar a fralda do bebê; por sexo anal; e comendo mariscos crus colhidos em águas poluídas com esgoto. Em casos muito raros, o vírus pode ser transmitido através de transfusões de sangue.

Os sintomas dependem da idade da pessoa. Adultos e adolescentes são os que mais provavelmente vão apresentar os sintomas clássicos, como febre, fadiga, perda de apetite, náusea e icterícia.

Os sinais de icterícia incluem urina castanha escura, fezes claras, amarelecimento do branco dos olhos e da pele em pessoas de cor clara.

Crianças com hepatite A têm muitas vezes sintomas parecidos a uma gripe leve e indisposição de estômago ou não apresentam nenhum sintoma. As crianças raras vezes têm icterícia.

Os sintomas da hepatite A duram de uma a duas semanas. Alguns adultos podem sentir-se doentes durante alguns meses, mas isso é raro.

Hepatite A – Tratamento


Hepatite A

Não há tratamento medicamentoso específico para a hepatite A, pois os antibióticos não podem ser usados para tratar infecções virais. A maioria das pessoas pode cuidar de si mesmas em casa, certificando-se de que recebem muitos líquidos e nutrição adequada. As pessoas cujo apetite foi afetado podem se beneficiar de comer pequenos lanches ao longo do dia, em vez de três refeições principais e comer alimentos macios e de fácil digestão. Pacientes com vômitos leves podem ser prescritos antieméticos (medicamentos para controlar a náusea).

Aqueles com vômitos graves podem precisar ser hospitalizados para receber fluidos intravenosos.

Pacientes com hepatite A devem evitar beber álcool ou tomar acetaminofeno (Tylenol), o que dificulta a recuperação do fígado da inflamação.

Os pacientes também devem informar seu médico sobre quaisquer outros medicamentos de venda livre ou prescritos que estejam tomando, porque os medicamentos podem precisar ser interrompidos temporariamente ou ter as dosagens alteradas.

Hepatite A – Prognóstico

A maioria das pessoas se recupera totalmente da hepatite A em algumas semanas ou meses. Entre 3 e 20 por cento têm recaídas (recorrência temporária dos sintomas) por até seis a nove meses após a infecção.

Cerca de 1% dos pacientes desenvolvem insuficiência hepática após a infecção pelo HAV, principalmente aqueles com mais de 60 anos ou com doença hepática crônica. Nestes casos, o transplante de fígado pode ser necessário para a sobrevivência do paciente.

Hepatite A – Diagnóstico

É preciso fazer uma análise ao sangue para detectar os anticorpos que combatem o vírus. Esta análise ao sangue consegue diferenciar entre uma infecção atual e uma antiga.

Existem também análises ao sangue que medem o grau de destruição do fígado, mas estas análises não indicam o que causou a destruição.

Os casos de hepatite A não são clinicamente distinguíveis de outros tipos de hepatite viral aguda. O diagnóstico específico é feito pela detecção de anticorpos imunoglobulina G (IgM) específicos do HAV no sangue.

Testes adicionais incluem reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa (RT-PCR) para detectar o RNA do vírus da hepatite A e podem exigir instalações laboratoriais especializadas.

Hepatite A – Prevenção

hepatite A pode ser prevenida por uma vacina chamada Havrix, administrada antes da exposição ao vírus HAV. A vacina é administrada em duas doses, a segunda aplicada entre seis e dezoito meses após a primeira.

Confere imunidade contra a hepatite A por pelo menos vinte anos. Quem deve receber a vacina são os militares e os que viajam com frequência ao exterior; homens que fazem sexo com outros homens; pessoas que usam drogas intravenosas; pessoas com hemofilia que devem receber hemoderivados humanos; e pessoas com infecção crônica por hepatite B ou C.

Pessoas que foram expostas ao vírus HAV e crianças com menos de dois anos de idade não devem receber Havrix, mas podem receber outro tipo de medicamento para protegê-los contra o HAV.

Hepatite A – Transmissão

vírus da hepatite A é transmitido principalmente pela via fecal-oral; isto é, quando uma pessoa não infectada ingere alimentos ou água que foram contaminados com as fezes de uma pessoa infectada. Nas famílias, isso pode acontecer com as mãos sujas quando uma pessoa infectada prepara comida para os familiares. Os surtos de veiculação hídrica, embora pouco frequentes, geralmente estão associados à água contaminada por esgoto ou inadequadamente tratada.

O vírus também pode ser transmitido por contato físico próximo (como sexo oral-anal) com uma pessoa infectada, embora o contato casual entre as pessoas não espalhe o vírus.

Fonte: www3.niaid.nih.gov/www.cdc.gov/www.familydoctor.org/www.who.int/www.masshepc.org/www.dtapclinic.com/www.liverfoundation.org/medlineplus.gov/www.hopkinsmedicine.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.