Hirsutismo

PUBLICIDADE

Hirsutismo – Definição

O crescimento excessivo de pelos faciais ou corporais em mulheres é chamado de hirsutismo.

hirsutismo é uma condição que faz com que o excesso de pelos cresça em certas partes do corpo. Afeta principalmente mulheres e pessoas designadas como mulheres no nascimento.

hirsutismo não tem causa conhecida, mas é um sintoma de outras condições, incluindo a síndrome dos ovários policísticos. As opções de tratamento incluem perda de peso, medicamentos e outras opções de depilação.

Hirsutismo – O que é

hirsutismo não é uma doença. A condição geralmente se desenvolve durante a puberdade e se torna mais pronunciada com o passar dos anos. No entanto, uma tendência hereditária, superprodução de hormônios masculinos (andrógenos), medicamentos ou doenças podem fazer com que apareça em qualquer idade.

As mulheres que têm hirsutismo geralmente têm ciclos menstruais irregulares. Às vezes, elas têm seios pequenos e vozes profundas, e seus músculos e órgãos genitais podem se tornar maiores do que as mulheres sem a doença.

O hirsutismo é uma condição que causa o crescimento excessivo de pelos terminais (mais escuros e grossos) no corpo. Pode ocorrer tanto em mulheres quanto em homens, mas geralmente não é problemático para os homens porque a expectativa cultural é que os homens tenham uma quantidade considerável de pelos corporais mais perceptíveis do que as mulheres. Para as mulheres, o hirsutismo pode se tornar um problema, especialmente nas culturas ocidentais, onde as mulheres geralmente são vistas como não precisando ter pelos corporais extras no rosto, peito ou na região da virilha para serem consideradas atraentes.

É importante entender o crescimento normal do cabelo para entender o hirsutismo. Na verdade, mulheres e homens têm aproximadamente a mesma quantidade de pelos em seus corpos, mas os pelos no rosto e no peito são tipicamente muito mais finos nas mulheres, exceto nas sobrancelhas e na cabeça. Às vezes, as mulheres, quando expostas a andrógenos (hormônios masculinos produzidos pelo corpo), respondem criando mais pelos terminais, especialmente quando atingem a adolescência e envelhecem. Algum crescimento de pelos terminais no rosto é esperado em todas as mulheres à medida que envelhecem, particularmente quando atingem a menopausa, mas a condição pode acontecer muito mais cedo e ser mais extensa em algumas mulheres muito antes da menopausa.

As causas do hirsutismo são variadas. Mulheres com condições como a doença dos ovários policísticos correm mais risco. Às vezes, mulheres de certas raças são mais propensas a ter essa condição.

O uso de esteroides anabolizantes eleva o risco de crescimento excessivo de pelos terminais e outras drogas, como prednisona ou pílulas anticoncepcionais, podem ocasionalmente resultar em hirsutismo.

Algumas mulheres têm níveis mais altos de hormônios masculinos naturalmente. Como alternativa, condições como a síndrome de Cushing ou hiperplasia adrenal congênita produzem excesso de cortisol e andrógenos e podem afetar o crescimento do cabelo terminal.

Os médicos podem querer avaliar os níveis hormonais antes de determinar o tratamento médico para o hirsutismo. Como pode ocasionalmente indicar mau funcionamento hormonal grave, pode ser importante procurar a causa. Por outro lado, se este for um atributo racial comum, ou se uma mulher tiver muitos membros da família com mais pelos terminais no rosto, a investigação médica pode não ser considerada necessária.

Existem inúmeras maneiras de lidar com os sintomas do hirsutismo. Problemas de equilíbrio hormonal subjacentes podem ser resolvidos com medicamentos, o que pode resolver o problema.

Vários medicamentos que podem ser tomados por via oral podem ajudar a reduzir o crescimento do cabelo terminal. Alternativamente, existem alguns medicamentos que são aplicados topicamente.

Algumas mulheres preferem não usar medicamentos e, em vez disso, recorrem à depilação, pinça ou depilação para combater o excesso de pelos. Barbear é bom e não fará com que mais pelos terminais cresçam.

Métodos de depilação mais permanentes, como a depilação a laser, também podem ser experimentados.

O grau de interesse das mulheres no tratamento geralmente depende das crenças culturais sobre o crescimento de pelos terminais nas mulheres. Em algumas culturas, uma certa quantidade de pelos mais grossos no rosto é aceitável e não impede que uma mulher seja considerada atraente.

Hirsutismo – Tipos


Hirsutismo

hirsutismo idiopático é provavelmente hereditário, porque geralmente há uma história familiar do distúrbio.

As mulheres com hirsutismo idiopático têm ciclos menstruais normais e nenhuma evidência de qualquer uma das condições associadas ao hirsutismo secundário.

hirsutismo secundário é mais frequentemente associado à síndrome dos ovários policísticos (um distúrbio hormonal hereditário caracterizado por irregularidades menstruais, anormalidades bioquímicas e obesidade).

Este tipo de hirsutismo também pode ser causado por:

Mau funcionamento das glândulas pituitária ou adrenal
Uso de hormônios masculinos ou minoxidil (Loniten), uma droga usada para dilatar os vasos sanguíneos
Tumores adrenais ou ovarianos.

Hirsutismo – Causas e Sintomas


Hirsutismo

O hirsutismo raramente é causado por um distúrbio subjacente grave. A gravidez ocasionalmente estimula seu desenvolvimento. O hirsutismo desencadeado por tumores é muito incomum.

Os folículos pilosos geralmente aumentam de tamanho e os próprios cabelos ficam maiores e mais escuros. Uma mulher cujo hirsutismo é causado por um aumento nos hormônios masculinos tem um padrão de crescimento do cabelo semelhante ao de um homem. Uma mulher cujo hirsutismo não é relacionado a hormônios tem pelos longos e finos no rosto, nos braços, no peito e nas costas.

Hirsutismo – Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na história familiar de hirsutismo, história pessoal de irregularidades menstruais e características masculinas.

Testes laboratoriais não são necessários para avaliar o estado de pacientes cujos ciclos menstruais são normais e que apresentam hirsutismo leve e gradualmente progressivo.

Um médico de família ou endocrinologista pode solicitar exames de sangue para medir os níveis hormonais em mulheres com problemas menstruais de longa data ou hirsutismo mais grave. Às vezes, exames de tomografia computadorizada (TC) são realizados para avaliar doenças das glândulas supra-renais.

Procedimentos diagnósticos adicionais podem ser usados para confirmar ou descartar doenças ou distúrbios subjacentes.

Hirsutismo – Tratamento

O hirsutismo primário pode ser tratado mecanicamente.

O tratamento mecânico envolve o branqueamento ou remoção física de pêlos indesejados por:

Corte
Eletrólise
Barbear
Pinça
Depilação
Usando cremes depilatórios (depilatórios)

Baixas doses de dexametasona (um esteroide adrenocortical sintético), pílulas anticoncepcionais ou medicamentos que suprimem os hormônios masculinos (por exemplo, espironolactona) podem ser prescritos para pacientes cuja condição decorre de altos níveis de andrógenos.

tratamento do hirsutismo secundário é determinado pela causa subjacente da doença.

Hirsutismo – Prognóstico

As pílulas anticoncepcionais sozinhas fazem com que essa condição se estabilize em um em cada dois pacientes e melhore em um em cada 10.

Quando a espironolactona (Aldactone) é prescrita para suprimir o crescimento do cabelo, 70% dos pacientes apresentam melhora em seis meses. Quando as mulheres também tomam pílulas anticoncepcionais, os ciclos menstruais se tornam regulares e o crescimento do cabelo é ainda mais suprimido.

Fonte: www.gale.com/www.oxfordreference.com/www.wisegeek.com/my.clevelandclinic.org/www.angelfire.com/www.chennaicosmeticclinic.in

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.