Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Primeiras Indústrias  Voltar

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS

Desde o início as atividades industriais começaram a surgir, traduzidas em diversas pequenas empresas produtoras de materiais de construção. Essas primeiras indústrias apresentavam três características principais: sua produção era voltada para o mercado local; utilizavam matérias primas provenientes do setor primário, e, possuíam um baixo grau de mecanização, estando portanto mais próximas da manufatura do que propriamente da indústria que conhecemos hoje. Assim, surgiram grandes estabelecimentos que fabricavam uma ampla gama de produtos, que iam da cerâmica às bebidas e cartões postais, do processamento de fumos à fabricação de balas e bombons. Típicas representantes dessa fase foram as empresas Lunardi & Machado, o Estabelecimento Industrial Mineiro, de Paulo Simoni , e o Empório Industrial, de Antônio Teixeira Rodrigues, Conde de Santa Marinha.

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS
Empório Industrial, de Antônio Teixeira Rodrigues,
Conde de Santa Marinha (1895)
Col. Prof. Martin Francisco

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS
Cartão Postal da Fábrica de Ladrlhos Lunardi, à rua dos Caetés, 137

Para atender à demanda da população que chegava, atraída pelo gigantesco empreendimento e pelas possibilidades econômicas da nova Capital, proliferaram os pequenos empreendimentos industriais voltados para o consumo popular. Eram pequenas fábricas de carroças, artigos de vestuário, padarias, cerâmicas, fábricas de arreios, curtumes, tipografias, caldeirarias, funilarias, cervejarias, enfim, tudo que suprisse as necessidades da crescente população. O mercado consumidor era promissor: as centenas de funcionários públicos e suas famílias, com nível salarial relativamente alto, garantidos pelo erário público.

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS
Mecânica de Minas

Na medida que a cidade se estruturava e os meios de transporte e comunicações tornavam possível o intercâmbio entre Belo Horizonte e as demais regiões do Estado e do País, o setor industrial foi se desenvolvendo, baseado principalmente no pequeno capital duramente amealhado pelos imigrantes - italianos, portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades (em menor escala ) - e nos incentivos oferecidos pela Prefeitura. Os Prefeitos Municipais cuidaram de incentivar o estabelecimento de indústrias para fortalecer a economia da cidade e concretizar o objetivo do governo mineiro de transformar a nova Capital no centro dinâmico da economia estadual.

Já em 1902, o Prefeito Bernardo Monteiro baixou o Decreto n.º 1.516, "regulando a concessão de terrenos a indústrias, associações e a venda a particulares". Na apresentação do Decreto ao Conselho Consultivo, o Prefeito, numa inspiração profética, augura um próspero futuro industrial para Belo Horizonte:

"A necessidade de desenvolver indústrias incipientes e de criar novas, impõe-se ao espírito dos que desejam o engrandecimento da Capital, e assim obedecem ao pensamento do legislador, que decretou a sua edificação, desejoso de abrir um novo centro de trabalho, onde o comércio e a indústria encontrassem campo vasto para se auxiliarem numa reciprocidade de favores, que oferecesse garantias eficazes de futuro certo e seguro.

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS
A Industrial de Garcia de Paiva e Pinto

Além do concurso permanente que nela mora - o funcionalismo público - para o seu aformoseamento e valorização, entendi de meu dever atrair o capital estrangeiro, para isso fazendo concessões, que surtindo o desejado efeito, me permitem anunciar o próximo estabelecimento de uma importante fábrica, o início portanto de um novo período de esforços e engrandecimento da cidade, que com verdadeiro prazer, verifico todos os dias.

Embora não seja a Capital um núcleo bastante populoso, a sua situação em relação a diversas zonas do Estado, já consideráveis mercados de consumo, legitima a possibilidade de ser ela um centro industrial."

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS
Serraria Souza Pinto

PRIMEIRAS INDÚSTRIAS
Companhia Industrial Belo Horizonte

Fonte: www2.fiemg.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal