Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Televisão - Página 2  Voltar

Televisão

Tipos de Televisão

Televisão

CRT

História

Existem vários tipos de aparelhos usados para a visualização do sinal de televisão recebido, mas a tecnologia CRT é sem dúvida a mais usada no momento. O CRT (Cathode Ray Tube) ou tubo de raios catódicos, foi inventado em 1897, pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun. Este primeiro CRT é conhecido por Oscilóscopio de raios catódicos.

A tela emitia uma luz quando atingido por um feixe de eletrón. Em 1907, um cientista Russo de nome Boris Rosing usou um CRT num sistema de recepção de televisão para transmitir formas geométricas para a tela , mas foi só em 1929 que surgiu o cinescópio, um tipo específico de tubo de raios catódicos, que iria ser usado para os primeiros sistemas práticos de televisão, desenvolvido por Vladimir Zworykin. Este cientista Russo inventou ainda o iconoscópio em 1923, um tubo usado nas câmaras para transmissão de televisão.

Principio de funcionamento

Televisão

É introduzida uma corrente nos filamentos existentes no cátodo para os aquecer. Como dentro do cátodo temos vácuo, os eletróns são libertados em forma de feixe. Esse feixe é posteriormente defletido por campos magnéticos para varrer a superfície no ânodo, que está alinhado com material fluorescente.

Quando os eletróns atingem este material, a luz é emitida, formando assim a imagem. Nas televisões e monitores modernos a intensidade no feixe de electrões é modificada para produzir pontos mais ou menos escuros. No caso das televisões a cores, temos três canhões de electróns, uma para cada cor, que depois faz incidir o feixe nos pontos específicos dessa cor. A combinação dos três pontos resulta na imagem final a cores, que estamos habituados a ver nas nossas televisões.

LCD

História

Os LCDs, de cristais líquidos, são dos tipos de tela mais usado hoje em dia, desde as mais básicas telas monocromáticos de 7 segmentos, aos novos e mais evoluídos usados nos monitores mais recentes. Tem a vantagem de ser mais leves e finos que um monitor CRT e gastam muito menos.

A primeira demonstração prática de uma tela LCD aconteceu em 1968 pela mão de George Heilmeier, numa tela baseado na tecnologia DSM (Dynamic Scattering Mode).

Em 1969 James Fergason descobriu o efeito do campo twisted nematic nos cristais líquidos. Em 1971 a sua empresa ILIXCO produziu a primeira tela com esta tecnologia e obteve grande sucesso, pois este novo tipo de tela apresentava uma qualidade de imagem bastante superior à imagem produzida pelos DSMs.

Principio de funcionamento


Esse tipo de ecrã consiste num líquido polarizável, controlado eletronicamente, dentro de células no meio de placas polarizadoras. Antes de se aplicar o campo eléctrico, as moléculas do líquido encontram-se no estado relaxado. Ao aplicar-se um campo elétrico, a orientação dessas moléculas varia de acordo com a intensidade do campo, controlando assim a passagem da luz.

Existem dois modos de funcionamento para os LCDs: o modo transmissivo e o modo refletivo.

Um LCD transmissivo é iluminado num dos lados por uma luz florescente. Deste modo as células ativas bloqueiam a luz enquanto as células inativas deixam passar. Esse tipo de LCD é usado em ambientes com pouco luz.

No modo refletivo, um espelho na parte traseira do LCD reflete a luz ambiente. Esse tipo tem a vantagem de gastar menos energia.

A seleção das células a polarizar é feita por intermédio de uma matriz de contatos, usada para endereçar a coluna e a linha correspondente à célula. Mas este sistema tem uma desvantagem.

Como só um pixel pode ser endereçado de cada vez, esse tem que se lembrar do seu estado até ser endereçado novamente. Isso resulta num contraste reduzido e de fraca resposta em imagem com movimento. A este tipo de matriz dá-se o nome de matriz passiva.

Televisão
Camadas constituintes de um LCD

Para LCDs de grande resolução é necessário outro tipo de sistema, denominado por matriz ativa. Esse tipo de LCD é constituído, para além do já indicado em cima, por uma camada de transístores (thin-film transistor). Esse sistema também é conhecido por TFT. Esse sistema tem a capacidade de armazenar o estado de cada pixel até que ele seja endereçado novamente.

Esse tipo de LCD produz imagens mais nítidas e brilhantes. Devido à sua qualidade de imagem e elevada resposta, este tipo de LCD adequa-se ao visionamento de imagens em movimento e é muito usado em monitores de computador e receptores de televisão.

Televisão
Camadas constituintes de um TFT

Plasma

O primeiro protótipo de uma tela de plasma foi criado em 1964 na Universidade de Illinois (USA). Inicialmente as telas eram pequenos e a imagem de fraca qualidade. Mas o desenvolvimento tecnológico dos materiais e do seu fabrico, assim como a capacidade de processamento digital, permitiram criar telas de plasma com imagens de grande qualidade.

A grande vantagem desse tipo de tela é a possibilidade de construir televisões de grandes dimensões com uma espessura de apenas alguns centímetros.

As telas de plasma são compostos por um array de células, ou pixéis, cada um formado por 3 sub-pixéis correspondente às cores vermelho, azul e verde. Essas células contêm um gás, normalmente Xeon ou Néon e estão cobertas por fósforo.

Televisão
Composição de uma tela de plasma

A ionização do gás é conseguida aplicando-lhe uma diferença de potencial. Quando isso acontece ocorre a libertação de fotões de luz (na banda do ultravioleta) por parte do gás, que vão interagir com o fósforo contido nas células.

Essa excitação produz a libertação de fotões de luz por parte do fósforo. Variando a intensidade da excitação, varia-se a intensidade da cor do respectivo sub-pixel. Deste modo e combinando várias intensidades de vermelho, azul e verde consegue-se reproduzir cores ao longo de todo o espetro visível.

Ionização do gás

Esse tipo de tela é um possível substituto da tela de televisão convencional que usa o CRT. Esse tipo de tecnologia permite combinar o tamanho e a resolução necessários para o uso do HDTV (High-definition television).

Fonte: www.img.lx.it.pt

voltar 123avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal