Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ipê Rosa  Voltar

Ipê Rosa

Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla ou Tabebuia rosea)

É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, mas ainda pode ser encontrado com flores até Setembro. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla, porém trata-se de uma espécie exótica, proveniente da América central. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido. Identificada facilmente por ter folhas maiores que os outros ipês, e por geralmente apresentar floração com presença de folhas.

Ipê Rosa

Ipê Rosa

Fonte: www.arvores.brasil.nom.br

Ipê Rosa

Ipê Rosa

Ipê-rosa - Tabebuia pentaphylla

Da Família das Bignoniaceaes.

Nome científico: Tabebuia pentaphylla.

Nome popular: ipê-comum, ipê-reto, ipê-rosa, ipê-roxo da mata, pau d'arco-roxo.

De crescimento bem rápido em regiões livres de geadas (em 2 anos ela atinge 3,5 metros), pode atingir até 35 metros.É originária da Bacia do Paraná, conhecida também por piúva.

Floresce abundantemente de Junho a Agosto, e prefere climas mais quentes, porém num Inverno seco e ameno, ela oferece também uma linda florada no começo da Primavera. Ideal para áreas isoladas, ou paisagismo de grandes avenidas, o Ipê Rosa prefere solos férteis e bem drenados. É largamente empregada no paisagismo em geral por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa.

É uma espécie recomendada para recuperação de ecossistemas degradados, sendo considerada promissora para revegetação de áreas contaminadas com metais pesados.

O ipê-rosa é uma árvore Bignoniaceae nativa da América do Sul, distribuída bem entre o México e o Norte da Argentina, por conseguinte às regiões tropicais e subtropicais.

Suas flores duram de Maio a Agosto. As suas numerosas flores são recortadas e na forma de sino.

A sua madeira é preciosa. É uma espécie conspícua e famosa com uma história longa do uso humano, usada como medicamento, e é utilizada na medicina alternativa. O ipê contem potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Contem também um potente antibiótico

Fonte: www.ibflorestas.org.br

 

voltar 12345avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal