Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Jericoacoara - Página 2  Voltar

Jericoacoara

O melhor deste paraíso nordestino

Quase na ponta do mapa brasileiro, no extremo norte do Ceará.

O entorpecente som de uma cítara parece se misturar com as notas da típica viola brasileira, e encher nossos ouvidos assim que passamos pela mata verde e pisamos na areia branca da praia, depois de cruzar coqueiros e cabanas.

No momento em que o mar disser olá e uma imensidão de calmaria invadir seus olhos e envolver seu corpo, você vai se sentir no paraíso, um dos mais belos litorais do Brasil. Bem vindo a Jericoacoara.

Destino já consagrado pelos amantes da natureza e por todos aqueles que conhecem a região do nordeste brasileiro, Jericoacoara é conhecida como terra do sol poente, e já conquistou um público seleto e fiel. Ao contrário do que infelizmente acontece com outras praias do Brasil, ninguém lá invade as areias com caixa de isopor e salgadinho de queijo. A instalação de cybercafés, lojinhas de moda, restaurantes, pizzarias, pequenas baladas de música eletrônica e campeonatos de kitesurf não usurpou as características simples enaturebas da vila de Jeri.

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

A melhor forma de conhecer Jericoacoara é andando, mas se suas pernas cansarem de descobrir sozinhas os segredos da cidade, ótimos roteiros turísticos apresentam o melhor de Jericoacoara. Feitos por guias da cidade incluem um passeio de bugue até Tatajuba ou Lagoa Azul, paraíso dos que praticam kitesurfe.

passeio a cavalo pela praia de Jericoacoara é fornecido pela Associação dos Cavaleiros. Na maré baixa, o trecho mais percorrido vai até a Pedra Furada, passando pela praia da Malhada e Buraco da Princesa.

Se você vai para Tatajuba, não deixe de visitar “Forrest Gump”, a barraca de Dona Delmira. Nenhuma mentira é contada por lá, não se preocupe!

Aliás, tudo que Delmira conta é bem verdade: A vila original, a antiga Tatajuba, foi esmagada pelas dunas da margem direita do rio. A Tatajuba que conhecemos agora é uma vila de pescadores reconstruída do lado esquerdo do rio.

praia do Preá é o melhor lugar para praticar o kitesurfe, a partir de julho os ventos - que já são incrivelmente fortes - aumentam radicalmente. Para os iniciantes são necessárias 8h de aula, 4h por dia. O custo total chega a R$1.200, incluindo equipamentos, transporte e instrutor com credencial IKO 3. O aluguel de equipamentos é feito apenas para praticantes credenciados.

O paraíso do Windsurfe fica no trecho da praia de Jericoacoara conhecido como Malhada. Os iniciantes devem fazer 3h de aula para poder praticar o esporte por lá.

RESTAURANTES

A culinária de Jericoacoara é feita com base nos ingredientes naturais da região. A maioria dos restaurantes servem pescados e lagosta com um toque nordestino, até nas pizzarias as iguarias regionais se misturam com as massas italianas.

Carcará: Divido em vários ambientes, o restaurante comandado pelo chef Norival Cordeiro da Silva mistura ingredientes contemporâneos à culinária típica nordestina. Os pratos de entrada tem características cosmopolitas, enquanto os pratos principais variam entre bobó de camarão, moqueca baiana, arrumadinho pernambucano, e carne de sol com arroz e leite.

Nômade: Essa casa italiana em uma das ruas mais tranquilas da cidade, mistura em seu cárdapio massas, carnes, peixes, e pizzas feitas no forno a lenha.

Leonardo da Vinci: Em um casarão de madeira na rua principal da cidade, o restaurante aberto há 8 anos serve pratos que são pequenas obras de arte. Os dois chefs que comandam a cozinha misturam culinária mediterrânea e italiana, com pratos elaborados artesanalmente, como o Tagliatelle al Nero de Seppia.

Café Brasil: Especializado em comidas naturais, o café brasil serve, além das clássicas tapiocas, sanduíches de pão caseiro integral com combinações um tanto quanto peculiares, como o recheio de frango com abacaxi e castanha.

Cantina Jeri: O restaurante pertece a Pousada Aqua na rua do forró. Com características bem nordestinas e pratos que usam e abusam de frutos do mar, a Cantina Jeri mistura massas e mariscos. Todos os molhos são preparados com um dos 100 tipos de vinhos da adega do restaurante, e para molhar a boca durante o almoço, há aopção de mais de 40 tipos de cachaças.

NOITE

Jericoacoara atrai visitantes do Brasil e do mundo inteiro. Jovens, solteiros, famílias, casais... Para agradar a todos os gostos e estilos, Jericoacoara oferece algumas alternativas noturnas.

Pra começar a noite, vá ao alto da duna do pôr do sol, pertinho da pousada Vila Kalango. Lá rola um ótimo esquenta com o pé na areia. A noite continua e você pode escolher entre o Sky, um barzinho que toca MPB ao vivo todas as noites ou o Planeta Jeri, ambos na rua principal, com músicas variadas comandadas por Djs às quartas e sábados. Às terças e quintas a sugestão é o Mama África, na rua das dunas, perfeito para namorar já que é cheio de cantinhos escondidos e pouco iluminados. 

Uma das boates que mais agitam a madrugada de jeri é o Na Onda. Único lugar com ar condicionado na vila, a música que rola vai do rock ao reggae durante a semana. Aos finais de semana o som é exclusivamente música eletrônica, partindo do house e chegando ao trance no fim da madrugada.

A Padaria Santo Antônio é a última parada da noite, ela abre às 2h da manhã, justamente para os baladeiros de plantão. Em uma casa simples na rua São Francisco, a padaria do ex-pescador, Sr. Antônio, faz sucesso entre os turistas que chegam na jardineira de madrugada. Uma vez lá, não deixe de provar os pãezinhos com coco, banana e queijo.

VAI DE CARRO?

Jericoacoara

Para chegar até Jijoca, a melhor estrada partindo de fortaleza NÃO é a BR-222. A rota indicada é pegar a CE-085 até Barrento, depois seguir pela B-402, via Itapipoca, até o trevo de Aracaú, onde a CE-085 é retomada até Jijoca. 

Se for ficar zanzando entre Jijoca Jeri, deixe o carro no estacionamento e opte pela segurança de uma jardineira ou de uma caminhonete. Passar pelas dunas que separam as duas de carro é arriscado, vale a pena pagar R$5,40 pela viagem de caminhonete e garantir sua segurança. 

HOSPEDAGEM

Há uma grande variedade de pousadas e pequenos hotéis em Jeri. A maioria deles usa dos artifícios naturais clássicos de uma cidade praieira para incrementar seus aposentos e deixar cada quarto exalando tranquilidade. Nesse ambiente zen, dois hotéis se destacam: Vila Kalango e Rancho do Peixe. Filhos da mesma rede, eles traduzem a verdadeira sensação de estar em Jericoacoara.

Fonte: www.dantasvilar.net

Jericoacoara

Jericoacoara, já popularmente conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum, que coloca em cheque a lógica da vida urbana e do tempo. As ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros, exatamente como Deus criou, seminterferências visuais de prédios, antenas ou outras estruturas que destoem da paisagem natural.

Localizada no extremo norte do Ceará, a 300 km de Fortaleza, está perto da linha do Equador e inserida no Polígono da Seca, o que, neste caso, significa uma grande vantagem, pois proporciona um clima ensolarado o ano todo. Mas as vantagens da sua localização não acabam por aí. Por estar localizada em uma península, Jericoacoara tem mar tanto a leste como a oeste, o que o torna um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol e da lua no mar.

O portão de entrada de Jericoacoara é Fortaleza, a capital do Ceará, onde está localizado o Aeroporto Internacional Pinto Martins, que recebe voos de todo o Brasil, Europa e Estados Unidos.

O acesso, que até pouco tempo atrás era um grande obstáculo ao desenvolvimento turístico, atualmente está mais simplificado (apesar de ainda haver um trecho de 28 km que cruza o Parque Nacional de Jericoacoara, sem asfalto) com várias opções de serviço de transporte.

As empresas de receptivo garantem o transporte em vans e veículos com tração. Outras opções são os ônibus de linhas regulares, com conexão para o trecho não asfaltado em jardineiras, com saída a partir da sede do município de Jijoca de Jericoacoara.

Para quem prefere ir com veículo próprio ou locado, o ideal é que estes possuam tração e que o motorista tenha experiência em direção off-road. Veículos convencionais estão sujeitos a fatores climáticos, como chuva e ventos, envolvendo riscos. Há ainda a opção de helicóptero, mais rápida e confortável, porém com um custo alto,

O turismo em Jericoacoara

A atividade turística na região se iniciou de forma incipiente nos anos 80, como um destino de “paz e amor”, procurado por pessoas de espírito hippie, em busca de liberdade e contemplação. Nesta época, Jericoacoara era apenas uma vila depescadores, sem nenhuma estrutura de hospedagem, energia elétrica e com acesso difícil.

Ao longo dos últimos 20 anos, o destino foi se estruturando, por iniciativa dos próprios nativos e dos novos moradores – brasileiros e estrangeiros – que criaram negócios e investiram na vila.

O principal atrativo de Jericoacoara é o conjunto de sua paisagem exuberante – a dimensão das dunas e o desenho de suas praias – e da diversidade cultural criada a partir da integração das características dos pescadores nativos às de brasileiros de outras regiões do País e de estrangeiros de várias partes do mundo.

Em Jeri, tudo tem um toque slow e descontraído, o que dá a sensação de estar em um lugar fora do tempo. Mas isso não quer dizer que o visitante seja privado do charme, do conforto e do bom atendimento. Muito pelo contrário. O setor de hospedagem progrediu muito no destino.

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

No princípio, poucas pousadas ofereciam as comodidades como energia elétrica, água quente, estrutura de alimentação e repouso. Hoje existem quase cem meios de hospedagem, que variam desde pousadas de charme a hotéis com acomodações e serviços requintados de padrão internacional. Há ainda opções de hospedagem mais básicas, mas que atendem bem aos padrões mínimos de estrutura e serviços.

A diversidade cultural está muito bem representada na gastronomia local, que é marcada por uma fusão de estilos, tanto da culinária brasileira (em especial a nordestina), quanto da estrangeira.

Há restaurantes para todos os gostos e bolsos, porém o destaque está nos restaurantes de charme, que representam da melhor forma a riqueza desta variedade gastronômica.

O artesanato é outro destaque em Jericoacoara, como em praticamente todo o Ceará, pela riqueza e multiplicidade das técnicas, (que foram aprimoradas por meio de oficinas promovidas por instituições como o Sebrae-CE), pela tradição, e pelos preços em conta.

O Turismo de Sol e Praia em Jericoacoara

Jeri surpreende na oferta de atividades turísticas e de lazer que vão além de passar o dia na barraca de praia ou tostando no sol. O destino também oferece diversas opções de ecoturismo, atividades de aventura e turismo cultural para agradar aos mais exigentes e diversificados perfis de turista.

Os pontos de visitação mais procurados são Tatajuba, Mangue Seco e Rio Guriú, Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Lagoa do Pinguela.

A paisagem é muito diversa com vegetações variadas como restingas, dunas, tabuleiros, manguezais, gramados, praias e serrotes, que abrigam mais de 38 famílias de aves, das quais várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.

As dunas e as lagoas de água doce são o cenário perfeito para passeios de buggy ou para caminhadas ao entardecer. Um ponto turístico famoso perto da vila é a Duna Pôr do Sol, de onde é possível apreciar tanto o amanhecer como o entardecer no mar. Na vila existe uma Associação de Bugueiros, que assim como as agencias receptivas locais, oferecem passeios a preços acessíveis e com motoristas treinados e cadastrados.

Uma opção mais slow é o passeio de cavalo até o Mangue Seco para a melhor apreciação das belezas da paisagem. No caminho a Tatajuba é possível visitar um reduto de cavalos marinhos.

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará

A Pedra Furada, um dos cartões postais mais famosos do Ceará – resultado de um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo – pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal, numa caminhada de cerca de 3 km. É impossível resistir e não tomar um banho de mar.

Com seus belos atrativos, o destino faz parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado com os Estados vizinhos, que envolve paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), além do Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Este roteiro, que oferece aventura, praia e ecoturismo, foi premiado em 2009 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, sendo considerado um caso de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo na categoria Roteiro Turístico.

Para os praticantes e apreciadores de esportes de aventura, Jeri também tem o cenário ideal. Os bons ventos da região proporcionam condições perfeitas para a prática de surf, windsurf e kitesurf. Além disso, são muito populares o sandboard e a capoeira.

Além das atividades de ecoturismo e aventura, o visitante pode desfrutar de serviços de massagem, jantares em charmosos restaurantes, curtir um happy hour num bar tranquilo ou em casas com música ao vivo, tudo no relaxado e descontraído ritmo de Jeri.

Fonte: www.turismo.gov.br

Jericoacoara

O New York Times publicou há alguns anos: "Jericoacoara é um dos tesouros escondidos do planeta". O Washington Post, por sua vez foi mais categórico ao afirmar que a praia, localizada na costa oeste do Ceará, é uma das 10 mais bonitas do mundo. Ora, o que esses dois grandes jornais americanos não sabiam é que os brasileiros já haviam descoberto Jericoacoara há muito tempo, pelo menos desde de 1970, quando os primeiros mochileiros apareceram.

Quem se dispuser a desvendar os encantos de Jericoacoara terá que reunir mentalmente tudo o que já aprendeu sobre praias mundo afora e esquecer todas as informações. Jericoacoara ou "Jeri", para os íntimos, é única.

Sua primeira característica marcante: chegar lá não é fácil. São cinco horas de carro a partir de Fortaleza, num percurso que inclui travessia de dunas de 23 km de expensão.

O povoado de Jericoacoara é pequeno, sem sofisticação. A luz elétrica chegou há apenas alguns anos, as ruas não têm calçamento nem iluminação, não há agências bancárias e conforto ainda não é uma palavra de ordem. Mas a paisagem, praticamente intocada, é belíssima.

Jericoacoara
Jericoacoara, no Ceará, é considerada um lugar único!

Jericoacoara
Jericoacoara no Ceará

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara no Ceará

Fonte: www.ospaparazzi.com.br

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal