Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Jericoacoara - Página 4  Voltar

Jericoacoara

Jericoacoara, um autêntico vilarejo de pescadores incrustado em um deserto de dunas é um Parque Nacional do Brasil. Não é a toa que foi considerada por várias revistas internacionais como a praia mais bonita do País e uma das dez mais lindas do mund,; pois seu contexto único de difícil acesso, pureza do povo, dunas móveis gigantes, oscilação das marés, lagoas transparentes, mangues, mata de restinga, coqueirais, serrotes, formações rochosas, pedras moldadas pela força dos ventos, morros, toda sua extensão litorânea que compõe um impressionante cenário natural e a magia no ar que fazem de Jericoacoara um lugar único.

O local que é chamado só de Jeri por seu povo e seu turista, ainda é um recanto isolado do mundo. Apesar de já ter energia elétrica e até telefone ainda guarda todos os segredos da baia pirata por mais de 400 anos. Os nativos e moradores interagem com as pessoas que visitam este paraíso, visitantes chegam como turistas e saem como amigos.

E não há quem duvide da beleza natural das dunas, das lagoas formadas entre elas, das esculturas como a Pedra Furada, ícone do local. À noite, o forró, o reggae e o tecno invadem as ruas da vila. Outra opção é curtir a noite sobre as dunas de Jeri ao som do vento e de um calmo violão.

Os amantes do windsurf e kitesurf têm espaço em Jericoacoara garantido pelo bom vento. A praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte.

Destaque também para o surf, o rally e o trekking, além de outros esportes de aventura. A capoeira tem conquistado mais adeptos na região por chamar bastante a atenção dos turistas. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri.

A culinária internacional e regional disputa o espaço harmonicamente, variando da pizza à tradicional torta de banana. Para preservar a riqueza do local, além da conscientização dos moradores, a Jericoacoara foi transformada em Área de Proteção Ambiental, estando inserido no Parque Nacional de Jericoacoara.

Fonte: www.pousadaparaiso.tur.br

Jericoacoara

Um verdadeiro oásis em meio às dunas do Ceará

Localizada a 300 Km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico. Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. A partir de 2002 Jericoacoara virou Parque Nacional!

Um lugar especial...

Energia elétrica se restringe a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila, não há postes nas ruas, somente a luz das estrelas e da lua. O contato com a natureza é extremamente intenso e faz você esquecer o resto mundo - nada de trânsito, horários ou complicações. Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação de liberdade indescritível.

Para sempre...

Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais.

A beleza das paisagens impressiona a todo o momento: lagoas de água doce e salgada, praias intocadas, rochas esculpidas pelo vento numa área de 200 Km², onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição. Vale a pena ficar pelo menos cinco dias, porque a viagem é cansativa mas os visitantes geralmente esticam a viagem por mais alguns dias. Às vezes porque não tiveram tempo suficiente para conhecer tudo, às vezes porque simplesmente não conseguem deixar para trás tanta beleza...

O nascer da lua ou o pôr do sol?

Por se localizar no extremo norte do estado do Ceará, Jericoacoara tem o mar tanto à leste como a oeste, sendo portanto um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar, o mesmo ocorrendo com o nascer e o pôr da lua.

Para ver o pôr-do-sol, o local mais procurado é uma duna gigantesca localizada do lado oeste da vila, conhecida como Duna do pôr-do-sol. Já é tradição em Jericoacoara, acontecer uma roda de Capoeira na praia, todos os dias após o pôr-do-sol.

Jericoacoara
Jericoacoara

Atrativos Naturais

Barra do Rio Guriú

Localiza-se a 10km de distância da vila, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara.

Farol

É bastante moderno para o padrão de Jericoacoara. É um excelente lugar para ver a lua e o sol nascerem. Alimentado por energia solar, dispensa qualquer operador, lá tudo é feito automaticamente.

Lagoa Azul

Lagoa de água doce cristalina cercada por vegetação nativa, chamada de "Caribe Nordestino".

Lagoa do Paraíso

Localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas.

Mangue Seco

É um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.

Nova Tatajuba

Localiza-se a 25km da vila, seguindo pelo litoral oeste, já no município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.

Pedra Furada

É o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote (quase 2km de extensão). Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa o acesso ao local é um passeio pela praia (cerca de 30 minutos). No percurso até ela, belíssimas paisagens de praias, grutas, "poço da princesa", pedras de formatos de tartaruga e jacaré, além de muita "estória".

Pôr-do-Sol na duna

A oeste da vila de pescadores, há uma grande duna, esse é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.

Praia da Malhada

É a melhor praia para os banhistas e localiza-se a leste da enseada. É muito procurada para a prática do surf.

Praia do Preá

Localizada a leste do Parque Nacional, esta vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara, distante 17km de lá. Aqui a pesca é abundante e a cozinha de peixes, camarões e lagostas é uma das melhores do Ceará. Perfeita para a prática de kitesurf.

Serrote

Uma pequena serra de aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado.

Fonte: www.jericoacoaraturismo.com.br

Jericoacoara

Depois que o jornal Washington Post, em 1994, incluiu Jericoacoara entre as dez praias mais bonitas do planeta, a pequena aldeia de pescadores, 300 km ao norte da capital do Ceará, mudou bastante.

Muitos dizem que para melhor. O vilarejo, que até uma década antes da reportagem vivia quase isolado do resto do mundo, ganhou novo impulso e se transformou num grande centro de turismo, com diversas pousadas, bares e restaurantes, processo semelhante ao que ocorreu em diversos outros pontos do litoral brasileiro. Jericoacoara, no entanto, tem como diferencial o fato de estar situada dentro de uma Área de Proteção Ambiental, de cerca de 200 km², administrada pelo Ibama.

Jericoacoara
Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará

A dificuldade de acesso, por exemplo, continua a mesma, já que a construção de estradas é proibida por lei.

O povoado, que até 1998 tinha lâmpadas alimentadas por geradores, ganhou rede elétrica, porém toda ela subterrânea, e para suprir apenas as casas. Sem postes de iluminação pública para prejudicar a contemplação do céu, a noite continua a ser uma das atrações mais bonitas de Jericoacoara, principalmente na lua-cheia, quando o espetáculo do oceano prateado, entre coqueiros de cartão postal, é superado por um mar de dunas imensas, incendiadas pela luz do luar.

Depois da praia, a atração mais célebre do lugar é um enorme arco de pedra esculpido pelas ondas, chamado Pedra Furada. Uma das especulações sobre a origem do nome da aldeia diz que, em tupi-guarani, Jericoacoara significaria “jacaré quarando ao sol” e que a Pedra Furada, vista do mar, seria o olho de um gigantesco jacaré, cujo corpo seria o Serrote, pequena serra de formato peculiar que fica ao lado da vila.

O fato é que, entre 15 de junho e 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa no “olho” da pedra, atraindo mais gente ainda para o lugar, chamado Região Rochosa, onde também há diversas outras formações curiosas, entre as quais se destacam a Pedra do Frade, a Gruta da Malhada e a Piscina da Princesa.

Praticamente durante todo o ano, muita gente sobe a gigantesca Duna do Pôr-do-Sol, um dos poucos locais do continente brasileiro de onde é possível ver o crepúsculo ocorrer no oceano. Aliás, devido à sua peculiar posição geográfica, com mar tanto para leste como para oeste, Jericoacoara permite não só assistir o sol se esconder no Atlântico, como dele surgir de manhã.

Uma boa opção de passeio é ir a Camocim, visitar a belíssima Praia de Tatajuba, ou passar o dia em Jijoca e conhecer a Lagoa do Paraíso, freqüentada por velejadores, e a Lagoa Azul, cujas águas, ótimas para mergulho, impressionam pela transparência.

Jericoacoara
Lagoa Azul - Jijoca

Fonte: www.brasilazul.com.br

Jericoacoara

Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado?

Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário - só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo.

O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.

"Redes e espreguiçadeiras contornam as águas cristalinas da Lagoa "Azul

As lagoas, aliás, são as melhores "praias" de Jeri.

A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região - considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos - conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.

Já a praia do centro de Jericoacoara, frequentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr do Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois, a vila vira festa. Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.

O QUE VER E FAZER EM JERICOACOARA

Os bons ventos que sopram em Jeri esculpiram as diversas formações rochosas que se espalham à beira-mar. O destaque é a Pedra Furada, a meia hora de caminhada da vila. Também foram os responsáveis pela formação das dunas que descortinam o pôr do sol e indicam o caminho em direção às lagoas de águas cristalinas. São eles, ainda, que fazem da região uma das preferidas dos adeptos do wind e do kitesurf, que invadem a área entre os meses de julho e novembro.

BUGUE ATÉ À LAGOA DE JIJOCA

Jericoacoara
Lagoa do Paraíso - Vista Panorâmica

A lagoa de águas transparentes e areia fininha fica a meia hora de bugue de Jeri. A dica é curtir, primeiro, o lado rústico do espelho d´água, na área conhecida como Lagoa Azul, que oferece passeios de jangada.

Jericoacoara
Passeio de jangada cruza as águas doces e transparentes

Na hora do almoço, siga para a Lagoa do Paraíso - acompanhe as manobras radicais dos kitesurfistas, desfrute da culinária e finalize com um cochilo nas redes ou nas espreguiçadeiras dos restaurantes. O roteiro pode incluir ainda as dunas da Barrinha e as praias do Riacho Doce e do Preá.

DUNA DO PÔR DO SOL

Jericoacoara
Duna do Pôr-do-sol

O final de tarde é clássico em Jeri, levando turistas e nativos ao alto da duna do Pôr do Sol, no canto esquerdo da praia de Jericoacoara. Às cinco horas o movimento é intenso, já que por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar.

Jericoacoara
Depois de subir 41 metros, essa é a vista da Duna do Pôr-do-sol

Ao longo do espetáculo, a duna, de 30 metros, muda gradativamente de cores, indo do amarelo ao cor-de-rosa. Para descer, experimente praticar o sandboard - surf na areia - em pequenas pranchas de madeira.

VIDA NOTURNA EM JERICOACOARA

A animada noite de Jeri começa tarde, por volta da uma hora da madrugada. O ponto de encontro é o Planeta Jeri, na rua Principal, pertinho da praia. Rock' n' roll e caipiroskas agitam a moçada, que de lá segue para os forrós ou para o Mama Africa, um bar ao ar livre onde o reggae domina as caixas de som.

No fim da noite, todos os caminhos levam à padaria do seu Antônio - a partir das duas da matina tem pão francês, de queijo, de coco e de banana saindo quentinho do forno.

WIND E KITESURF

Jericoacoara
De setembro a dezembro, windsurfistas capricham nas manobras radicais

Considerada um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática de esportes náuticos, Jeri e seus bons ventos acabam enfeitiçando quem chega até lá apenas para conhecer o paraíso.

As escolinhas nas praias de Jericoacoara e do Preá ensinam as primeiras manobras para quem não tem intimidade com os equipamentos. Os experientes fazem a festa também na Lagoa de Jijoca.

CAMINHADA À PEDRA FURADA

A Pedra Furada, um dos famosos cartões-postais de Jeri, fica a trinta minutos de caminhada a partir da praia de Jericoacoara (seguindo à direita).

Jericoacoara
Pedra Furada

No caminho, mergulhe na praia Malhada e faça amizade com os nativos que encontrar por ali - eles podem lhe mostrar as outras formações rochosas interessantes da área, como as pedras do Jacaré e da Tartaruga.

Jericoacoara
Pedra Furada

Em julho, o sol se põe do outro lado do "furo" da Pedra Furada, proporcionando um grande espetáculo. O caminho pela praia deve ser feito apenas na maré baixa - na cheia é preciso escalar as dunas.

PASSEAR DE QUADRICICLO

É possível fazer tours diversos com os equipamentos, como lagoas do paraíso e Azul, além de Tatajuba.

Para quem tem pouco tempo, a dica é o passeio até a lagoa do Cavalo Marinho, com cerca de duas horas de duração e muita adrenalina nas areias da praia de Mangue Seco.

BUGUE ATÉ A PRAIA DE TATAJUBA

A praia de Tatajuba, um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio, tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. Tem também lagoas de águas verdinhas como a Lagoa da Torta, contornada por barracas - destaque para a do Didi, com pescados fresquinhos.

Jericoacoara
Um mar de dunas pontilha o caminho para Tatajuba

Jericoacoara
Lagoa de Tatajuba

O passeio que leva até lá tem duração de cinco horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas.

No caminho, nativos alugam pranchas de madeira para quem quiser escorregar por um monte de areia de 60 metros. A vila fica entre Jericoacoara e Camocim e faz parte da Área de Proteção Ambiental de Jeri.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br

Jericoacoara

Posição geográfica

Jeri é uma vila de pescadores muito especial, localizada na costa nordeste do Brasil,no estado do Ceará, 300 km a oeste de Fortaleza, quase na linha do Equador. A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce - levando pessoas de todo o mundo a suas margens.

Situando-se no extremo noroeste do Ceará,a localização especial de Jeri, permite que seus visitantes admirem a vista de ambos os lados do oceano, leste e oeste.

Aqui é possivel ver tanto o nascer do sol como o por do sol. Esta posição geográfica especial é também o que torna Jericoacoara um dos lugares de vento mais forte e constante no mundo

História

Parque Nacional

Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional.

Jericoacoara tornou-se muito popular entre os mochileiros e viajantes mais aventureiros que procuravam por lugares desconhecidos e raros. Em 1994, o Jornal Washington Post nomeou Jericoacoara como uma das 10 praias mais belas do mundo. Desde então, a pequena vila de pescadores vem crescendo lentamente.

Entretanto, devido à limitações de construções, o visitante não encontrará construções maiores ou grandes hotéis.

Jericoacoara

O Nome

Existem muitas versões para a origem do nome de Jericoacoara. A mais provável é que ele seja uma combinação de palavras da língua indígena tupi guarani.

Yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), significando "o buraco das tartarugas". Isto se refere ao fato de Jericoacoara ter sido e ser o lugar onde as tartarugas marinhas vêm para cavar os buracos e deixarem os seus ovos.

Alguns pescadores antigos alegam entretanto que o nome vem do formato do "Serrote" (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.

Atrações

Passo lento, humor descontraído... Muita coisa não mudou, desde que Jeri era somente uma pequena vila de pescadores, visitada somente por viajantes aventureiros. Depois que chegar em Jeri, você só vai caminhar sobre areia. É como se a ausência de ruas de cimento mudasse o passo da vida e a disposição das pessoas. Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.

Pequena Manhattan. Só porque está no fim do mundo, não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Jeri é mais ou menos uma pequena Manhattan. Quase tudo que desejar, você pode ter; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranquilos a casas com música ao vivo, tem de tudo para todos.

Duna do Por do sol

Jericoacoara

Um dos mais populares rituais diários de Jeri, assistir o sol subir e descer do topo da Duna do Por do Sol que fica a oeste da vila.

O céu de Jeri

Jericoacoara

Uma das grandes atrações que Jeri tem a oferecer é o céu à noite, completamente despoluído de luzes da cidade, com brilho intenso, perfeito para amantes da astronomia ou simples admiradores das estrelas. Talvez você nunca tenha visto um céu tão cheio de estrelas, perfeitamente emoldurado pelo suave balançar dos coqueirais.

Igreja

Jericoacoara

Vale a pena visitar a igreja de pedra, construída pelos nativos, pois a torre oferece uma esplêndida vista da praia.

Capoeira

Jericoacoara

Todos os dias depois do por do sol, você pode assitir os capoeiristas praticarem a sua arte, ao pé da duna. A capoeira é uma luta que foi camuflada como dança pelos escravos de Angola e outros países africanos durante comércio de escravos, como forma de ocultarem o seu desejo incessante de liberdade dos seus proprietários, os senhores.

Noite de ano novo

Jericoacoara

Jeri se transforma na noite de reveillon. As pessoas deixam a sua tranquilidade de beira-mar, para transformar Jeri em uma das maiores festas do mundo. No momento em que a contagem regressiva começa, a Duna do Por do Sol fica completamente coberta por pessoas que festejam a chegada do ano novo e se deslumbram com a queima de fogos de artifício exatamente acima de suas cabeças. Depois da meia-noite, as festas começam na rua principal em restaurantes, bares e clubes.

A leste da vila

Pedra Furada

Jericoacoara

A pedra furada tornou-se o símbolo de Jericoacoara. Caminhando a leste da cidade pela praia, você passará primeiro pela praia da Malhada, uma pequena praia muito popular entre os surfistas e velejadores de onda. Continuando por mais 2 km ao longo da praia (se a maré permitir) ou seguindo pelo o morro do Serrote, você passará por penhascos e por uma bela costa acidentada. A caminhada leva cerca de 2 horas no total, uma hora para ir e outra para voltar. Se você não se emocionar com as formações rochosas, com certeza vai vibrar com o passeio, pois ele oferece uma vista maravilhosa em todas as direções. Você vai se sentir como se tivesse chegado ao fim do mundo. Se você estiver entre os dias 15 de junho e 30 de julho, vai ter a oportunidade de testemunhar o por do sol exatamente no centro da pedra furada. É uma foto única.

Farol

Jericoacoara

O farol está localizado acima do Serrote (mais ou menos 100 m acima). O passeio a cavalo faz uma parada lá e oferece uma visão de 360 graus de Jeri e das redondezas. Este é também o melhor lugar para contemplar o por do sol e o nascer da lua.

A oeste da vila

Praia

Jericoacoara

A oeste da duna do por do sol a praia parece não ter fim, é onde as pessoas aproveitam para passear, correr ou andar a cavalo.

Mangue seco

Jericoacoara

A cerca de 5 km de Jeri pela praia, você vai encontrar o Mangue Seco, uma pequena vila de pescadores que abriga um pequeno lago de água doce. Você vai saber que está chegando quando passar por uma floresta quase surreal de longas árvores mortas de mangue, conhecida por Mangue Seco.

Guriu

Jericoacoara

Continuando o percurso a oeste pela praia, você chega ao Guriú, outra pequena comunidade de pescadores, próxima à margem de um pequeno rio. Este ponto marca o limite oeste da área de proteção ambiental. Aqui você pode tomar uma das diversas embarcações que fazem a travessia dos carros no rio. Você pode também alugar uma jangada para passear pelo mangue e dar uma olhada nos cavalos marinhos que vivem em abundância nesta área. Pedimos que os cavalos marinhos não sejam retirados da água, pois eles morrem.

Tatajuba

Jericoacoara

Tatajuba fica a mais ou menos 25 km de Jericoacoara e para chegar até lá, pegue um buggy ou um veículo 4x4, seguindo em direção ao rio pelas dunas. Algumas destas dunas sofrem um processo de cristalização, podendo apresentar pequenas esculturas de areia. Tatajuba também abriga uma fantástica lagoa de água doce, onde você pode fazer um passeio de jangada, comer peixe fresco enquanto descansa em uma rede a poucos centímetros da água.

A sudeste da vila

Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso

Com um passeio de buggy pelas dunas, o visitante será recompensado com um mergulho em uma lagoa de água doce. Na verdade, as lagoas Azul e do Paraíso ficam uma ao lado da outra e dividem as mesmas areias brancas e o brilho azul e tranquilo das águas. Aqui você também encontrará vários restaurantes que oferecem pratos deliciosos e uma agradável sombra para descansar debaixo das barracas. Estas lagoas podem estar com o volume de água reduzido, devido ao clima seco.

Fonte: www.jericoacoara.com

Jericoacoara

FOTOS

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Pedra Furada

Jericoacoara
Lagoa Paraíso

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Pedra Furada

Jericoacoara
Praia de Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara
Lagoa Azul - Jijoca

Jericoacoara
Lagoa do Paraíso - Vista Panorâmica

Jericoacoara
Lagoa do Paraíso

Jericoacoara
Imensas, dunas desafiam o mar de Jeri

Jericoacoara
A pedra chama a atenção pelo exotismo da forma

Jericoacoara
Pôr do sol na Pedra Furada, Jericoacoara

Jericoacoara
Passeio Pedra Furada

Jericoacoara
Lagoa de Tatajuba

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal