Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Jackie Chan  Voltar

Jackie Chan

Jackie Chan (Chan Kong Sang), nascido em 07 de Abril de 1954, o filho de um desesperado casal pobre que havia acabado de fugir da província de Shandong para Hong Kong, China. Quando ele nasceu, seus pais foram quase obrigados a entregá-lo ao doutor para ser adotado no exterior devido a situação financeira. Mas o bom presságio de seu nascimento - somente uma criança nascida no Ano Cavalo - estava destinado a mudar suas sortes. Seus pais tentaram duramente conseguir o dinheiro para pagar a conta do hospital e levar Jackie para casa, sua única criança. Eles o chamaram de Chan Kong-sang, que significa "nascido em Hong Kong", para celebrar sua chegada segura em Hong Kong.

Jackie Chan
Jackie Chan

Jackie Chan
Jackie Chan

A família viveu na Embaixada Francesa onde o pai de Jackie trabalhou como cozinheiro e sua mãe como empregada. Jackie repudiou a escola e partiu depois de terminar o Primário .

Quando Jackie tinha sete anos, seu pai conseguiu um posto como chefe principal de cozinha na Embaixada Americana na Austrália, para a sorte da família. O começo humilde de Jackie estava destinado a mudar dramaticamente no momento em que seu pai determinou que o menino devia aprender algumas habilidades e o enviou a China Drama Academy dirigida por Yu Jim-yuen.

Jackie Chan

As Sete Pequenas Fortunas

Desde os sete anos a vida de Jackie desenvolvia-se na China Drama Academy estudando e trabalhando 19 horas por dia sob as ordens do famoso Mestre da Ópera Chinesa, Yu Jim-Yuen. Os alunos praticavam acrobacias, saltos e ajudavam com limpeza e com lavagem. Naquele tempo, Jackie agüentava o nome que seu Mestre havia dado a ele, Yuen Lou. Junto com mais seis alunos que possuíam o mesmo prefixo dado pelo Mestre, Yuen - Yuen Lung (Sammo Hung), Yuen Tai, Yuen Wah, Yuen Mo, Yuen Kwai e Yuen Biao. Eles foram escolhidos para o papel principal de uma ópera chamada Sete Pequenas Fortunas. Dali em diante Jackie e seus irmãos de Yuen eram chamados de Sete Pequenas Fortunas e freqüentemente desempenhavam espetáculos ao público no então Parque de Diversões Laiyuen e em outros locais.

Jackie Chan

A Vida de um Dublê

Os tempos estavam mudando. A Ópera Chinesa estava declinando. O mestre de Jackie (Sifu) começou a emprestar as Sete Pequenas Fortunas e outras crianças para serem dubles de filmes. Então com 17 anos, Jackie o bem treinado artista da ópera chinesa, deixou a Drama Academy e se tornou um destemido dublê, trabalhando nas cenas perigosas para a Shaw Brothers Film Company (Companhia de Filmes Irmãos Shaw). Jackie então encontrou Sammo Hung, que recorreu aos trabalhos dele. Na mesma época Hung assinou um contrato com Golden Harvest para fornecer dublês. Era a entrada de Jackie na Golden Harvest. Ele logo estava fazendo cenas para o famoso Bruce Lee em 1971 nos filmes Fist of Fury (A Fúria do Dragão) e Enter the Dragon (Operação Dragão).

Jackie Chan
Jackie Chan

Veneno de Bilheteria

Jackie era dublê quando conheceu Willie Chan. Quando Jackie voltou da Austrália, Willie o convidou para ser o ator principal de um novo filme. Willie na época era o Diretor Geral da companhia recentemente fundada por Lo Wei, o diretor do popular filme conhecido como "Millionaire Director" (Diretor Milionário).

Jackie Chan
Jackie Chan

Lo Wei quis modelar Jackie em Bruce Lee e mudou seu nome para Shing Lung, que significa "Torne-se um Dragão". Em 1976 no filme New Fist of Fury (A nova Fúria do Dragão), Jackie imitou Bruce Lee. Infelizmente, o estilo de Bruce Lee não se adaptou a Jackie, e o filme foi um fracasso, o que não era de se surpreender. Porém, isto não intimidou Lo Wei que continuou filmando o mesmo gênero de filmes, inclusive Shaolin Wooden Men (Dragão de Aço), Killer Meteor (A vingança do Kickboxer ou Killer Meteors - Golpes Mortais) e Magnificent Bodyguard (O Guarda-Costas). Infelizmente a bilheteria não mostrou nenhuma melhora e Jackie se tornou o "veneno da bilheteria", sem nenhum distribuidor de filmes querendo ou ousando lançar seus filmes.

A trajetória para se tornar uma super estrela

Em 1978, Jackie foi emprestado para Seasonal Films, propriedade de Ng See-Yuen, e organizador do elenco do filme Snake in the Eagle's Shadow (Punhos de Serpente). Jackie acrescentou sua própria marca de humor e elementos cômicos ao filme e popularizou este tipo de filme. The Drunken Master ainda consolidou seu "Status" como uma Super Estrela. Uma vez que Jackie estabeleceu seu próprio estilo ele decidiu deixar a Companhia Lo Wei e eventualmente juntou-se a Companhia Golden Harvest Entertainment Ltda. Willie Chan se tornou o agente de Jackie. Seu primeiro filme para Golden Harvest foi The Young Master em 1980. Muitos filmes populares para Golden Harvest sucederam-se, inclusive as séries Police Story nos anos 80 e 90. Ele também cooperou com seus irmãos dubles - os membros do Sete Pequenas Fortunas (Sammo Hung, Yuen Wah and Yuen Biao), em muitos filmes incluindo Project A, My Lucky Stars e Dragons Forever. Todos alcançaram grande sucesso.

Para Hollywood

Jackie experimentou entrar em Hollywood nos anos 80. Ele estrelou com Kristine de Bell e Jose Ferrer em The Big Brawl (O Grande Lutador), com resultados decepcionantes. Depois, ele fez um papel secundário no filme Cannonball Run , estrelando com um enorme elenco de celebridades americanas e junto com Michael Hui. O filme foi um sucesso nos E.U.A., mas não fez Jackie ficar muito conhecido pelo povo americano.

Na segunda vez que Jackie tentou entrar em Hollywood foi com alguns filmes chineses que aos pouco iam alcançando sucesso de bilheteria no exterior. Eles deram a Golden Harvest a idéia de retratar Jackie como um sujeito duro, mas esse não era o estilo de Jackie e os filmes feitos durante esta época foram um fracasso.

Em meados dos anos 90, Jackie tentou entrar novamente em Hollywood, já agora com seu próprio estilo. Filmes como Rumble in the Bronx (Arrebentando em Nova Iorque) em 1995 e Mr. Nice Guy (Mr. Nice Guy - Bom de Briga) em 1997 foram produzidos no "estilo de Jackie Chan". O filme Rush Hour (A Hora do Rush) em 1999 despertou grande atenção na mídia americana e finalmente Jackie foi a primeira estrela de filmes de Hong Kong a fazer sucesso em Hollywood.

Fonte: www.portaldekungfu.com

Jackie Chan

Nome: Chan Kwong Sang
Data de Nascimento: 07 de Abril de 1954
Local de Nascimento: Hong Kong

Jackie nasce no dia 7 de abril de 1954 em Hong Kong , foi batizado com o nome de Chan Kwong Sang e pesava 12 Lb!. De família pobre, os pais tentaram vende-lo ao doutor por $ 29. Quando Jackie tinha sete anos, os pais dele tiveram a oportunidade de trabalhar na Austrália na Embaixada Americana que não permitiu levar Jackie com eles. Jackie foi então contratado junto com outros cem ou mais estudantes, para a escola de ópera chinesa de Hong Kong para ficar por sete anos, mas acabeou ficando por dez. Era muito diferente de La Scala. A ópera chinesa é mais Vaudeville que Verdi; uma apresentação energética de ginástica e artes marciais inserida num melodrama altamente estilizado e de decibéis elevados.

Freqüentemente a escola fornecia estudantes como dublês para filmes de Kung Fu, feitos em Hong Kong. Jackie se esforçava para que sempre fosse escolhido.

"Eu adorava estar nos sets de filmagem", relembra ele com entusiasmo típico. "Eu assistia tudo, aprendia tudo. Além disso", diz brincando, "os escolhidos tinham mais comida."

Não levou muito tempo até que seu talento natural chamasse a atenção de diretores. Logo estava sendo chamado para fazer cenas mais importantes. Tornou-se diretor de dublês, desenvolvendo e fazendo seqüências inteiras de ação.

Sua imaginação e senso de timing era evidente, mas havia algo além disso. Carisma? Perfil de astro? Seja qual for, era uma característica que não podia ser ignorada.

Ele se forma do instituto em 1971 e viaja para a Austrália onde acaba arrumando alguns empregos estranhos. Desiludido ele volta a Hong Kong e arruma um emprego ao Shaw famoso estúdio de Bros como extra.

Quando Bruce Lee morreu, de alguma maneira, Jackie conseguiu penetrar na indústria cinematográfica tornando-se o " próximo Bruce Lee ". Infeliz sobre isto, Jackie fez filmes de kung-fu com humor.

Em 1976, Jackie estava demonstrando a um dublê como uma cena de morte devia ser feita, quando o diretor reconheceu esse "algo" e Jackie conseguiu seu primeiro papel como ator.

Ele apareceu em mais de doze filmes nos dois anos seguintes. Tudo ia bem, mas Jackie queria fazer mais, colocar sua marca em um filme. Ele queria dirigir. Teve esta chance em 1980, quando a Golden Harvest deu-lhe a direção de Young Master no qual também atuava e foi co-autor. Desde então, estrelou e/ou dirigiu 23 filmes e produziu dois outros: o premiado Rouge, e Actress. Durante este tempo, reinventou completamente os filmes de Kung Fu.

O que surgiu foi um gênero totalmente novo que mistura ação, aventura e comédia. Talvez com uns toques de Keaton e Chaplin, Peckinpah e Spielberg e sempre com o eterno otimismo de Capra. Mas a visão é de Jackie Chan. Alguns se tornaram clássicos e quebraram recordes de bilheteria. Entre outras coisas, Jackie é franco e aberto a críticas. Nunca perdeu sua predileção pela honestidade com tudo e com todos, e também com ele mesmo. Tanto como ator quanto diretor, ele é o seu mais duro crítico.

As exigências que faz de si mesmo no set de filmagem são iguais as de sua vida pessoal. Sempre encontra tempo em sua agenda lotada para causas nobres. Dedica tempo, talento e milhões a inúmeras causas beneficentes e projetos de serviços públicos como a Cruz Vermelha, a World Vision, a UNICEF, The Community Chest, a Children’s Cancer Fund e a Special Olympics. Em 1987, criou a Jackie Chan Charitable Foundation, que financia um grande número de projetos, hospitais e bolsas de estudos.

Há outro ponto a mencionar. A infiltração do crime organizado é um problema perene para a indústria do entretenimento, em muitos países. Jackie Chan conhece muito bem esses problemas. Sua postura corajosa com relação ao assunto rendeu-lhe o respeito da indústria e das autoridades. Jackie não é só um cineasta líder da Ásia. Ele é uma indústria!

Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV

Filmes que tiveram sua Direção

Fonte: www.webcine.com.br

voltar 12avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal