Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Lâmina Bimetálica  Voltar

Lâmina Bimetálica

O que é e como funciona?

Lâmina bimetálica é uma estrutura em que duas lâminas de materiais diferentes são unidas rigidamente e são utilizadas como chaveamento elétrico, pois, quando atravessadas por uma corrente elétrica, têm sua temperatura aumentada, sofrendo uma dilatação.

Como são constituídas de materiais diferentes, dilatam diferentemente, forçando uma curva na direção daquela que tem menor coeficiente de dilatação, desligando assim o chaveamento, interrompendo a passagem da corrente elétrica.

Este equipamento é muito usado em ferros de passar roupa, como chave de segurança.

Fonte: www.klickeducacao.com.br

Lâmina Bimetálica

Uma lâmina bimetálica está constituída por duas lâminas de metal, a cada uma delas com diferente coeficiente de dilatación, superpostas e soldadas entre si. Deste modo consegue-se que quando se aquecem, ao dilatarse a cada uma delas de forma diferente, o conjunto se deforma, podendo se aproveitar esta deformação para a abertura ou fechamento de um contacto eléctrico, cuja actuação dependeria da temperatura.

Aplicações muito comuns dos contactos formados por lâminas bimetálicas encontram-se em ferros, tostadores, estufas eléctricas e outros electrodomésticos que levam um termostato, bem como em elementos de protecção eléctrica como os interruptores magnetotérmicos.

Fonte: pt.encydia.com

Lâmina Bimetálica

Uma das aplicações da dilatação linear mais utilizadas no cotidiano é para aconstrução de lâminas bimetálicas, que consistem em duas placas de materiaisdiferentes, e portanto, coeficientes de dilatação linear diferentes, soldadas. Ao seremaquecidas, as placas aumentam seu comprimento de forma desigual, fazendo comque esta lâmina soldada entorte.

As lâminas bimetálicas são encontradas principalmente em dispositivos elétricos eeletrônicos, já que a corrente elétrica causa aquecimento dos condutores, que nãopodem sofrer um aquecimento maior do que foram construídos para suportar.Quando é curvada a lâmina tem o objetivo de interromper a corrente elétrica, apósum tempo em repouso a temperatura do condutor diminui, fazendo com que a lâminavolte ao seu formato inicial e reabilitando a passagem de eletricidade.

Representação gráfica

Podemos expressar a dilatação linear de um corpo através de um gráfico de seucomprimento (L) em função da temperatura (0) , desta forma:

Lâmina Bimetálica

O gráfico deve ser um segmento de reta que não passa pela origem, já que ocomprimento inicial não é igual a zero.

Considerando um ângulo f como a inclinação da reta em relação ao eixo horizontal.

Podemos relacioná-lo com:

Lâmina Bimetálica


Pois:

Lâmina Bimetálica

Fonte: scribd.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal